Raças de touros

Desde tempos imemoriais, touros e vacas foram considerados os animais mais lucrativos da casa. Estiveram entre os primeiros a serem domesticados pelo homem e, neste momento, são os principais fornecedores de carne, leite e diversos produtos auxiliares. Os touros podem ser encontrados em quase todas as regiões climáticas do planeta: das terras altas do Tibete às quentes savanas africanas. Os tipos de touros são bastante diversos. Felizmente, na terra, ainda é possível encontrar vários tipos de touros na natureza, que também são usados ​​para trabalhos de criação com gado.

Tipos de touros selvagens

O touro é um animal poderoso, com toda a sua aparência incorporando a força e o poder da natureza. Infelizmente, o touro selvagem da floresta, ou tour, o principal progenitor da maioria das vacas domésticas europeias, não sobreviveu em seu estado original até os dias de hoje. Foi finalmente destruído, não sem ajuda humana, no século XVII. Mas, felizmente, muitas outras espécies de touros selvagens, que também estavam à beira da destruição, foram resgatadas e agora estão protegidas por conservacionistas. Com a ajuda deles, raças domésticas de gobies foram criadas e agora são amplamente utilizadas pelos humanos.

Banteng

É uma espécie muito rara de touro selvagem que vive nos países do Sudeste Asiático. Biologicamente, ele está mais próximo de um gauru. A espécie foi domesticada há vários séculos, depois disso veio para a Austrália, onde se tornou um pouco selvagem e formou outra população lá.

Os touros têm uma aparência muito elegante devido à sua pelagem curta e lisa. Os machos diferem facilmente das fêmeas, não apenas no tamanho, mas também na cor. Nos machos é muito escuro, quase preto, nas fêmeas é castanho claro ou avermelhado.

Esses touros vivem cerca de 25 anos, reproduzindo-se prontamente em cativeiro.

Búfalo

Esta espécie de touro selvagem vive no continente norte-americano. Ele é considerado uma das maiores feras da América. Na verdade, a altura do bisão chega a 2 m, e até 2,5-3 m de comprimento.O peso do touro americano pode ser igual a 1,5 toneladas, as fêmeas costumam pesar muito menos - 700-800 kg.

Atenção! Era uma vez, os bisões eram hospedeiros de pleno direito no continente americano, uma vez que não tinham inimigos naturais pronunciados. Mesmo os lobos não conseguiam lidar com eles.

Mas com a chegada dos colonizadores europeus, os animais passaram a ser exterminados tanto para diversão quanto para privar de comida os indígenas - os índios.

Os bisontes distinguem-se por uma parte frontal do corpo particularmente grande, com pêlos grossos e longos (até 50 cm de comprimento), muitas vezes despedaçados. A parte posterior do corpo é muito mais fraca e menor. Eles têm uma cabeça baixa com uma testa larga e chifres curtos, cujas extremidades são dobradas para dentro.

A cauda é curta com uma borla no final.

A cor da pelagem dos touros americanos pode ser marrom, cinza ou preto. Já os bezerros jovens são de cor palha clara.

Os bisontes vivem em diferentes zonas naturais, principalmente em reservas. Portanto, duas de suas principais subespécies são distinguidas:

  • Estepe - preferindo pastagens amplas e planícies bem iluminadas pelo sol.
  • floresta - instalam-se em florestas no norte do continente, principalmente no Canadá.

Eles podem vagar em rebanhos em busca de vegetação mais densa. No inverno, eles cavam sua comida sob a neve. O rebanho é dividido em touros e vacas com bezerros. É dominado por um touro mais velho.

Bisões não são particularmente agressivos. E em caso de perigo, preferem fugir quando conseguem atingir velocidades de até 50 km / h.Os animais nadam bem, têm um excelente olfato e audição, mas enxergam muito mal.

Búfalo

Esses touros selvagens, que vivem principalmente nas latitudes meridionais, ainda podem ser encontrados na natureza, embora seu número continue diminuindo.

Existem dois tipos principais: búfalos asiáticos e africanos.

Os africanos são maiores em tamanho, com lã preta ou marrom escura, dura e esparsa. Eles atingem uma altura de 1,5-1,6 m, pesam cerca de uma tonelada. Eles vivem, via de regra, nas savanas próximas aos mananciais. Eles têm um forte instinto de rebanho, pois precisam se defender de inimigos naturais: leões e crocodilos.

Os búfalos indianos também possuem muitas subespécies: desde gigantes, com menos de 2 m de altura, até os menores touros selvagens - anoa. Estes últimos têm apenas 80 cm de altura e pesam cerca de 300 kg. Apesar de estarem listados no Livro Vermelho e protegidos por lei, os caçadores continuam a atirar neles, já que a pele do anoa é muito popular entre os turistas dos países asiáticos.

O número de touros gigantes asiáticos na natureza também está diminuindo devido à destruição de seu habitat pelos humanos.

Muitos deles foram domesticados com sucesso e até utilizados para cruzamentos com touros domésticos, devido à sua disposição calma, despretensão e bom desempenho.

Gaur

Esta espécie de touro é considerada a maior, ainda preservada na natureza. Na verdade, a escala de seu corpo é impressionante: os touros crescem até 3 m de altura e em peso chegam a 1.600 kg ou mais. Às vezes, eles são até chamados de bisões indianos.

Apesar de seu tamanho impressionante, os animais se distinguem por uma disposição calma e pacífica. Eles são caracterizados pelo destemor, já que até os tigres têm medo de atacar seus rebanhos.

Os touros são castanho-escuros com cabelos curtos e brilhantes. Grandes, com até 90 cm de comprimento, mas os chifres bem arranjados estão localizados quase estritamente na vertical e têm a forma de um crescente.

O maior número deles permanece na Índia (até 30 mil). Neste país, até mesmo uma espécie domesticada de gaura-gayal foi criada. Eles são menores e são usados ​​ativamente na fazenda.

Zebu

Se todas as espécies descritas anteriormente eram aparentadas com a turma selvagem, então o zebu absolutamente não tinha parentesco com ela. É uma espécie independente de touro selvagem, também distribuída principalmente na Índia.

Os animais distinguem-se pela presença de uma protuberância muscular e secreções cutâneas com um aroma especial, graças ao qual é relativamente seguro contra insetos sugadores de sangue. Eles toleram perfeitamente as mais altas temperaturas do ar.

Na Índia, esses touros são frequentemente domesticados e até mesmo cruzados com animais domésticos, resultando em maior produção de leite, força e resistência.

Na cernelha, os zebuínos crescem até 1,5 m, a massa dos touros adultos é de 800 kg.

Búfalo

Bisões são uma espécie de bisões americanos, seus parentes mais próximos na Europa.

Atenção! Essas espécies cruzam-se facilmente entre si e, em muitos países, seus descendentes são usados ​​para as necessidades domésticas.

Eles diferem em tamanho menor e uma cabeça mais claramente separada do corpo. Na Europa, eles são atualmente os maiores mamíferos. Os bisões também enfrentaram um destino difícil, foram quase totalmente exterminados, e as subespécies do Cáucaso conseguiram desaparecer da face da terra, até que as pessoas acordaram. No momento, esses touros europeus estão listados no Livro Vermelho e são cuidadosamente protegidos.

Bison tem uma pelagem marrom escura com uma ligeira corcunda. De comprimento, o corpo pode atingir quase 3 m, de altura - 1,7-2 m. A juba é pronunciada. A expectativa de vida é de 30-40 anos. Bisões nadam bem e superam obstáculos.

Iaque

Existem touros que se sentem muito confortáveis ​​nas condições mais adversas do Tibete montanhoso. Este tipo de touro distingue-se pelo enorme tamanho do corpo (altura até 2 m, comprimento até 4 m) e chifres. A lã dos iaques também é muito longa e emaranhada, protegendo-os de forma confiável de geadas e ventos. Sua cor pode ser muito diferente.

O iaque foi domesticado pelo povo do Tibete há mais de mil anos. Os animais de estimação têm uma disposição muito mais calma. Mas é melhor não encontrar um iaque selvagem. Eles se distinguem por imensa força e ferocidade. Mas eles próprios evitam a sociedade humana e vivem apenas em regiões desabitadas. Portanto, a natureza e os hábitos dos iaques selvagens foram pouco estudados.

Raças de touros domésticos

É interessante que, embora as espécies de touros selvagens sejam, em média, bastante fáceis de domar, os animais domésticos sem um homem também correm selvagens com relativa rapidez. Até o momento, existem cerca de 1000 raças de gado conhecidas, das quais 300 são populares em todo o mundo. Na maioria das vezes são classificados de acordo com o método de uso econômico e subdivididos em: laticínios, carnes e carnes e laticínios universais. Abaixo estão algumas das raças de touros mais populares com fotos.

Raça Ayrshire

Esta raça é puramente leiteira. Foi criado na Escócia nos séculos XVII e XVIII. A cor é na maioria das vezes branco-avermelhado, às vezes branco-acastanhado, mas com predominância de tons claros. A pelagem é lisa, os chifres são enrolados.

As vacas pesam em média 450-550 kg (até 700) e atingem 130 cm na cernelha. O peso médio dos touros é de 600-800 (até 1000), a altura é de 140-150 cm. Amadurecem muito cedo e são capazes de inseminar precocemente. Eles dão cerca de 5500-6000 kg de leite, com um teor de gordura de até 3,9%. A vantagem do povo de Ayrshire é o uso econômico da ração. Eles se adaptam bem para manter em climas frios, pior - para climas áridos.

Raça Hereford

Esta raça de direção puramente carne foi criada na Inglaterra no século XVIII. É um dos mais difundidos no mundo e é utilizado para melhorar as características da carne de outras raças. Os animais são muito resistentes e adaptam-se facilmente a qualquer condição climática. Tem uma produtividade altíssima - até 65% de carne de qualidade.

A cor é avermelhada, com manchas brancas na cabeça. As vacas ganham facilmente até 600 kg de peso ou mais, touros - às vezes mais de 1 tonelada.

Além disso, as peles desses animais são muito apreciadas. Artigos de couro luxuosos são feitos a partir dele.

Mas sua produtividade de leite é muito baixa. Freqüentemente, os bezerros precisam ser alimentados literalmente desde o primeiro mês de vida.

Raça Kostroma

Esta raça leiteira é criada apenas no território da Rússia, só é conhecida desde o início do século XX. Apesar de inicialmente a raça ter sido criada mais do que universal para o fim a que se destina, apresenta resultados muito bons em termos de produtividade leiteira - 5-6 mil kg, 3,7-3,9% do leite ao ano.

A cor pode ser variada, mas os tons fulvo e cinza predominam. O peso das vacas é 550-700 kg, touros - 800-1000 kg.

A raça rapidamente ganhou popularidade devido à sua incrível resistência, alimentação despretensiosa e um longo período de produtividade. Sua maturidade precoce e uma alta porcentagem de sobrevivência dos recém-nascidos ao parto também são observadas. As vacas são capazes de tolerar facilmente uma mudança na dieta sem perder sua produtividade.

Raça simental

Os animais desta raça são especialmente populares porque pertencem ao tipo universal. Eles têm uma produção de leite muito boa - por ano eles dão até 4.500 kg de 4,1-4,2% de leite. Ao mesmo tempo, eles se distinguem por uma constituição forte e grande peso. Os touros podem facilmente atingir 1000-1200 kg e as vacas 600-800 kg.

Além disso, os animais são dóceis, fisicamente resistentes e bastante despretensiosos na alimentação.

Raça Kholmogory

Esta é uma das raças leiteiras mais antigas da Rússia, criada na época de Pedro, o Grande, a partir do cruzamento de uma raça preta e branca com o gado local do norte. O peso das vacas varia de 500 a 600 kg, os touros pesam cerca de 900 kg. A produtividade é de cerca de 4-5 mil kg de leite por ano.

Atenção! A raça continua muito procurada, visto que é totalmente despretensiosa às condições de manutenção, principalmente nas regiões setentrionais. Os animais são robustos e resistentes a doenças e podem usar efetivamente todos os recursos do pasto.

Raça Yaroslavl

Uma raça de vacas e touros de origem local. Eles são criados principalmente na Rússia e na Ucrânia.A cor é preta com cabeça branca. Peso - médio, vacas - cerca de 500 kg, touros - 600-700 kg. A produção de leite com alimentação adequada pode chegar a 5-6 mil kg de leite (4%) por ano.

Os animais estão bem adaptados a climas temperados. Despretensioso e resistente a doenças.

Conclusão

As espécies de touros selvagens ainda se deliciam com sua diversidade. Eles desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio natural, além disso, podem servir como um material adicional para o trabalho de criação humana.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção