Pneumonia de gado: sintomas e tratamento

Se todos os sintomas forem detectados a tempo e o tratamento da pneumonia em bezerros for realizado sob a supervisão de um especialista, os animais voltarão ao normal rapidamente, e sem quaisquer consequências negativas. Com um estágio avançado, a pneumonia pode se tornar crônica e levar a graves distúrbios dos sistemas respiratório e digestivo, que afetarão inevitavelmente o desenvolvimento dos animais jovens.

Na maioria das vezes, a pneumonia ou pneumonia se desenvolve em bezerros de até 5 meses de idade. Os adultos são menos suscetíveis a esta doença.

Causas de pneumonia em bovinos

É comum distinguir as seguintes razões pelas quais os animais jovens desenvolvem pneumonia:

  1. Condições desfavoráveis ​​de detenção. Se os bezerros dormem em um chão frio e úmido, sem roupa de cama e estão em um quarto que raramente é ventilado, o risco de pneumonia aumenta muito.
  2. Estresse após o desmame precoce. Não é recomendado desmamar bezerros jovens do leite materno muito cedo.
  3. Castração em touros jovens.
  4. Má qualidade da alimentação ou distúrbio alimentar. Os bezerros, em particular, freqüentemente desenvolvem pneumonia durante a transição da alimentação com leite para alimentos volumosos, pois qualquer mudança repentina na dieta enfraquece o corpo do animal.
  5. Transporte de analfabetos. Os animais podem se resfriar durante o transporte durante a estação fria.
  6. Falta de movimento e deficiência de oxigênio devido a caminhadas pouco frequentes. Sem movimento, os músculos dos animais se atrofiam, e como resultado a ventilação dos pulmões se enfraquece.
  7. Infecções virais e bacterianas.
  8. Superaquecimento ao sol, o que causa uma violação da termorregulação.
  9. Manter um grande número de animais em circunstâncias restritas. Quando um grande número de vacas e bezerros é reunido na mesma sala, ocorre um rápido acúmulo de grandes quantidades de amônia e sulfeto de hidrogênio no ar, o que não tem o melhor efeito sobre a saúde do gado.
Importante! O pico da doença ocorre no final do inverno - início da primavera, quando os bezerros apresentam um enfraquecimento geral do sistema imunológico. Durante este período, os animais jovens são especialmente vulneráveis ​​a vários vírus e infecções bacterianas.

Sintomas de pneumonia

O sucesso do tratamento depende muito de como a pneumonia precoce é detectada em bovinos. A pneumonia em bezerros é evidenciada pelas seguintes mudanças no comportamento e bem-estar dos animais:

  • respiração rápida e difícil;
  • tosse frequente;
  • secreção aquosa do nariz e olhos;
  • alta temperatura corporal;
  • fezes raras, diarreia;
  • falta de goma;
  • o estado oprimido do animal como um todo (letargia, apatia, orelhas abaixadas).

Alguns sintomas por si só nem sempre significam que o bezerro está com pneumonia. Muitas vezes, tosse e secreção nasal leve são observadas em indivíduos mantidos em um celeiro com ar mofado. Nesse caso, basta transferir os animais para outra sala ou garantir a ventilação regular do local anterior.

Conselho! Se houver suspeita de pneumonia, os indivíduos infectados devem ser isolados do restante do rebanho o mais rápido possível para que a doença não se espalhe para todo o rebanho. A doença é contagiosa e transmitida por gotículas transportadas pelo ar.

O curso da doença

A doença pode ser aguda ou crônica. Em casos especialmente avançados, o curso da doença é acompanhado pela formação abundante de abcessos.

A forma aguda de pneumonia envolve principalmente um aumento acentuado da temperatura corporal, tosse e secreção do nariz e dos olhos.O apetite e o estado geral dos animais são satisfatórios, embora às vezes haja apatia no comportamento dos bezerros. Animais doentes não se movem desnecessariamente e preferem ficar imóveis. Se a doença começar, seus sintomas começarão a se expandir: as fezes mudarão, os bezerros se recusarão a comer, etc.

O curso crônico da pneumonia em bovinos é caracterizado por um claro atraso de desenvolvimento:

  • bezerros doentes são menores do que seus pares;
  • há manchas carecas e manchas carecas no casaco;
  • pele seca.

Assim como na forma aguda, os animais se movem pouco, tossem e apresentam constante falta de ar. Ocasionalmente, secreção nasal mucosa pode ser observada em bezerros infectados. Ao mesmo tempo, a temperatura corporal em bezerros doentes é normal, o que é uma das principais diferenças entre a pneumonia crônica e a aguda.

Importante! A doença aguda é mais comum em bezerros de 1 a 2 meses de idade. A forma crônica é mais típica para indivíduos mais velhos - de 3 a 5 meses.

Diagnóstico

Um especialista deve diagnosticar pneumonia em bovinos - quase todos os sintomas de pneumonia, em um grau ou outro, se sobrepõem a algumas outras doenças. Em particular, em tentativas independentes de determinar a raiz do problema, é muito fácil confundir pneumonia com tuberculose e dictiocaulose. Essas doenças são tratadas de maneiras completamente diferentes.

Além disso, antes que o diagnóstico final seja feito, a probabilidade das seguintes doenças em bezerros deve ser excluída:

  • clamídia;
  • bronquite;
  • diarreia viral.

Confirme o diagnóstico após os testes de laboratório. A melhor maneira de determinar se os pulmões de um animal estão inflamados ou não é fazer uma radiografia de tórax. Às vezes, uma biópsia pulmonar é feita para fazer um diagnóstico definitivo.

Importante! Na maioria das vezes, a pneumonia em bezerros é confundida com tuberculose, que é muito mais perigosa devido ao fato de que a princípio a doença é secreta. É possível detectar a presença de tuberculose em bovinos por meio do teste tuberculínico.

Métodos de tratamento

Antes de proceder diretamente ao tratamento da pneumonia em bezerros, é necessário isolar o animal e criar as condições mais confortáveis ​​para ele. É importante que o doente fique quieto e calmo, tenha acesso a água potável e que a roupa de cama da baia seja limpa. A nutrição do gado não é menos importante - não será supérfluo diluir a alimentação dos bezerros com suplementos vitamínicos. Também é recomendável levar os animais para fora com mais freqüência se o tempo estiver seco e quente.

Conselho! Alta umidade do ar, geadas ou, inversamente, calor intenso não irão beneficiar o gado doente. O sol escaldante pode afetar negativamente a saúde. A luz solar direta pode causar superaquecimento em bezerros e, assim, piorar sua condição.

Tratamento medicamentoso

Todos os medicamentos para o tratamento da pneumonia são prescritos por um médico. Em nenhum caso você deve fazer o tratamento sozinho - qualquer erro só pode piorar o estado dos bezerros infectados.

Na maior parte, a pneumonia é tratada com sucesso com vários antibióticos. São representados por uma grande variedade, e a escolha de um determinado medicamento depende do tipo de gado (carne, leite, carne e leite), da idade dos indivíduos afetados e da causa da doença.

Os medicamentos mais populares para o tratamento da pneumonia incluem os seguintes medicamentos:

  1. "Cefazolina" é um antibiótico para administração intramuscular da droga. É altamente desencorajado misturar o tratamento com "Cefazolina" com outros medicamentos de forte influência.
  2. Se a tosse estiver seca, você pode dar aos bezerros "Mukaltin", que afina rapidamente o catarro e ajuda a removê-lo do trato respiratório.
  3. Muitas vezes, para o tratamento da pneumonia em bovinos, é utilizado "Isoniazida", que é injetado na traqueia.

Além disso, os seguintes medicamentos são usados ​​para tratar a pneumonia, que são menos comuns, no entanto, eles fazem um bom trabalho com a tarefa:

  • "Farmazin";
  • "Tetraciclina";
  • "Estreptomicina".

Além disso, o veterinário pode prescrever procedimentos de aquecimento, inalações e fricção. O bloqueio da novocaína ajuda bem com a pneumonia. Em qualquer caso, o melhor resultado é obtido por um tratamento complexo, quando as injeções intravenosas ou intramusculares são combinadas com um efeito externo em bezerros doentes.

Conselho! O tratamento da pneumonia em raças de carne tem características próprias. Em nenhum caso os antibióticos devem ser administrados a animais orientados para a carne se seu abate está programado para os próximos dias. Os componentes do medicamento podem permanecer na carne e reduzir sua qualidade.

Maneiras populares

Os bezerros são alimentados com uma solução de refrigerante, ligeiramente aquecida antes do uso. Além disso, as seguintes ervas têm funcionado bem no tratamento da pneumonia:

  • Tomilho;
  • Raiz de alcaçuz;
  • mãe e madrasta.

As decocções e infusões são feitas a partir dessas ervas, que também têm como objetivo estimular a excreção de catarro.

Conselho! É melhor evitar a automedicação, se possível. As pessoas recorrem aos métodos populares como último recurso para aliviar o estado dos animais antes da visita do veterinário. Não será possível curar completamente bezerros infectados de pneumonia com a ajuda de ervas e meios improvisados.

Efeitos

Se for iniciado o tratamento da pneumonia em bovinos, ela pode se tornar crônica ou levar a graves distúrbios no funcionamento do sistema respiratório. Além disso, os sistemas cardiovascular e digestivo podem ser irreversivelmente danificados, pois estão intimamente relacionados com o trabalho dos pulmões. Finalmente, se o animal tem dificuldade em tolerar a doença, ela pode subsequentemente causar um enfraquecimento geral do sistema imunológico em bezerros. Em geral, eles serão mais suscetíveis a condições ambientais adversas e várias doenças infecciosas.

A pneumonia raramente é fatal.

Prevenção

As medidas preventivas contra a pneumonia em bezerros incluem o cumprimento das seguintes recomendações:

  1. Em primeiro lugar, é necessário garantir uma boa ventilação do local onde os bezerros são mantidos. Para isso, um sistema de ventilação forçada é frequentemente instalado em celeiros por conveniência. Além disso, bezerros com pneumonia precisam ser passeados de vez em quando para evitar atrofia muscular.
  2. Beber colostro para bezerros pequenos é uma boa profilaxia contra a pneumonia. Eles devem receber a primeira porção dentro de 3-5 horas após o nascimento, o volume aproximado é de 3-4 litros. Este suplemento alimentar natural ativa o pleno funcionamento do trato gastrointestinal no primeiro dia de vida e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  3. A alimentação adequada por si só reduz o risco de pneumonia em bezerros. Uma dieta completa para bezerros deve incluir alimentação com leite (5-7 litros por dia) e acesso gratuito a água limpa. Os alimentos iniciais são introduzidos gradualmente para não estressar os bezerros.
  4. No galpão, os requisitos sanitários mínimos devem ser observados: as camas devem ser trocadas em tempo hábil, as instalações e os próprios equipamentos são desinfetados periodicamente.

Separadamente, vale destacar um método de prevenção como a vacinação. Atualmente, os bezerros podem ser vacinados contra a pneumonia com a ajuda de vários medicamentos prescritos por um veterinário. Por outro lado, além das vacinas altamente especializadas, existem vacinas complexas que neutralizam a ação de vários tipos de bactérias ao mesmo tempo.

Importante! A vacinação é uma forma eficaz de proteger o gado da pneumonia, mas não é uma panaceia. Mesmo após esse procedimento, o risco de infecção dos bezerros com infecções virais permanece.

Conclusão

O mais importante é detectar os primeiros sintomas a tempo, e o tratamento da pneumonia em bezerros levará muito pouco tempo. É importante monitorar de perto os jovens nos primeiros 2-3 meses de vida, para não perder as violações no comportamento dos animais. Um bezerro saudável é móvel, sua pelagem é lisa e brilhante e as fezes são regulares. Ele não recusa comida e freqüentemente bebe água.Se você notar qualquer desvio dessas linhas de base, deve dar uma olhada no bezerro. Claro, apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico preciso - os sintomas da pneumonia se sobrepõem amplamente a outras doenças, no entanto, a vigilância nunca é demais.

Informações adicionais sobre o tratamento da pneumonia em bezerros podem ser encontradas no vídeo abaixo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção