Edema de úbere após o parto: o que fazer

Não é incomum que uma vaca tenha um úbere duro e inchado. Na maioria das vezes, essa situação ocorre devido a uma violação do fluxo de saída da linfa e da circulação sanguínea imediatamente após o parto. A patologia não é considerada perigosa para a saúde do animal, mas é necessária uma ação oportuna.

Por que o úbere de uma vaca está inchado?

Um úbere duro pode ser observado em uma vaca por vários motivos. Mas na zona de maior risco estão os representantes de gado que pariu pela primeira vez ou sofre de doenças cardíacas e renais. Na presença de qualquer patologia, o edema ocorre em uma vaca várias semanas antes do parto e, após o parto, não desaparece por muito tempo e só piora.

As principais razões para a formação de edema duro incluem o seguinte:

  • toxicose;
  • a presença na dieta alimentar de grande quantidade de alimentos suculentos e ácidos;
  • doenças cardíacas e renais;
  • falta de um estilo de vida ativo durante a gravidez;
  • hematomas e lesões do úbere.
Importante! O edema do parto quase sempre desaparece por conta própria. Mas é sempre necessário monitorar o animal e o estado de seu úbere para prevenir o desenvolvimento de mastite.

O perigo de edema é o seguinte:

  • endurecimento do úbere - crescimento excessivo da pele e dos tecidos do úbere, que tende a engrossar e levar a uma diminuição da produção de leite;
  • mastite - uma patologia grave, caracterizada pela compactação do úbere, o desenvolvimento de supuração e inflamação.

Inchaço do úbere de uma novilha

Se o úbere estiver inchado em uma vaca que ainda está na fase de gestação, isso pode indicar que a novilha tem problemas de saúde ou é difícil tolerar a gestação. Um caroço sólido na mama deve ser um motivo para consultar um médico.

Inchaço do úbere antes do parto

O úbere de pedra da vaca pode ser observado vários dias antes do parto. Criadores experientes recomendam não entrar em pânico neste caso, pois este é um processo fisiológico normal. Antes do parto, a glândula mamária incha, preparando-se para receber as primeiras porções do colostro, ocorrem alterações hormonais em todo o corpo.

Inchaço do úbere após o parto

Os proprietários de gado geralmente observam edema na vaca após o parto. Este é um fenômeno fisiológico que deve desaparecer por conta própria 3 a 4 dias após o parto. Nesse momento, o proprietário é orientado a reduzir a quantidade de ração úmida na dieta do animal, bem como a quantidade de líquido consumido.

Se após o tempo especificado o problema não desaparecer, vale a pena iniciar o tratamento, pois a longa estagnação do leite, que se forma na presença de edema, pode causar o desenvolvimento de mastites e outras patologias graves.

Em novilhas de primeira cria, o inchaço severo do úbere pode ser causado por excesso de fluxo de leite. Neste caso, recomenda-se aumentar o número de ordenhas e massagear as áreas duras.

Sintomas de inflamação do úbere

Nem todo dono de vaca pode reconhecer o inchaço do úbere. Geralmente é visto nas costas ou em toda a mama. Em alguns casos, ocorre inchaço alternado dos lobos da glândula mamária. Visualmente, isso pode ser visto por este sinal: os mamilos (anteriores ou posteriores) ficam mais curtos.

Os sintomas de edema incluem o seguinte:

  • o úbere é firme, tem uma “consistência” de massa, ou seja, existe uma pele engrossada que não recupera a sua forma anterior se for pressionada;
  • mamilos (geralmente as costas) ficam mais curtos;
  • a temperatura está normal;
  • o úbere é firme, liso, frio ao toque, parece pálido, mas indolor;
  • parte da glândula mamária está aumentada;
  • o leite tem consistência aquosa quando ordenhado.
Atenção! Na maioria das vezes, menos leite pode ser ordenhado de uma mama com edema do que de uma saudável. Isso está diretamente relacionado à circulação sanguínea prejudicada na parte dura da glândula mamária.

Como aliviar o inchaço do úbere em uma vaca após o parto

Como o inchaço do úbere nas vacas pode ser por motivos diferentes, os métodos para eliminá-los podem ser diferentes.

Se o edema for pós-parto e o úbere não estiver endurecido em todos os lugares, o tratamento como tal não é necessário. O problema demorará cerca de uma semana a desaparecer. Se o úbere estiver muito duro e incomodar a vaca, é melhor iniciar uma terapia complexa imediatamente. Inclui as seguintes manipulações e recomendações:

  • ordenha frequente - pelo menos 6 vezes ao dia;
  • massagem de edema, que é feita de baixo para cima;
  • mudar os componentes da dieta: é necessário retirar toda a ração úmida, introduzir grande quantidade de feno de alta qualidade;
  • reduzir a quantidade de fluido consumido;
  • tratamento medicamentoso.
Importante! Os medicamentos para tratamento são prescritos por um veterinário. Normalmente, os especialistas recomendam o uso de descongestionantes, gluconato de cálcio e diuréticos.

Durante o tratamento, seja qual for a natureza, você precisa aderir a uma série de regras que ajudarão a acelerar o processo de cicatrização:

  • manter a limpeza do local onde a vaca é mantida;
  • tratamento das mãos antes da ordenha;
  • lavar o úbere com água morna;
  • Esfregar o creme nos mamilos (para realizar manipulações antes e depois da ordenha);
  • ordenha de alta qualidade - nenhuma violação da técnica de ordenha é permitida;
  • Suporte do úbere com um espartilho especial (qualquer liga capaz de suportar um úbere pesado servirá). Isso é necessário para que o animal não sinta desconforto e dor;
  • tirar loções de parafina ou pó de feno;
  • manter a temperatura ideal no ambiente onde a vaca passa a maior parte do tempo.

Com a abordagem correta, o edema pós-parto do úbere em uma vaca não requer tratamento.

Tratamento de edema de úbere bovino

Se o úbere de uma vaca endureceu, mas isso não está associado ao parto, isso pode indicar a presença de algumas patologias. Uma glândula mamária dura é, neste caso, apenas um sintoma de uma doença mais grave, que deve ser tratada primeiro.

Para a nomeação de uma terapia eficaz, é necessário estabelecer a causa exata do inchaço. Isso é da competência do médico veterinário, pois cada doença possui características próprias.

  1. Ferimentos... Uma massa dura do úbere pode ser desencadeada por lesão. O processo de tratamento, neste caso, dependerá da gravidade da lesão. Na maioria das vezes, um especialista prescreve injeções de Novocaína, que aliviam a dor e reduzem a inflamação. Com lesões fechadas graves, pode ser recomendado aplicar o frio em uma glândula mamária sólida (eficaz apenas nas primeiras horas após receber uma contusão). Nos dias seguintes, prescreve-se uma repercussão na lesão com calor: UHF, banhos termais, etc. Se necessário realiza-se a massagem: com movimentos leves, esfrega-se a zona dura de baixo para cima. Os hematomas graves são abertos para eliminar o hematoma (o procedimento não é realizado antes de 3 a 5 dias após a lesão). Uma ferida aberta é tratada com antibióticos e medicamentos à base de sulfa, que são prescritos pelo curso.
  2. Mastite... Se o úbere de uma vaca se tornou grosso devido ao desenvolvimento de mastite, o edema é removido somente após o tipo de doença ser estabelecido:
  • na mastite catarral, prescreve-se massagem, que é feita de cima para baixo, além da produção frequente de leite;
  • o edema seroso do úbere (mastite) é tratado com sucção frequente (a cada 2 horas) e massagem de baixo para cima;
  • na mastite purulenta, não apenas um úbere endurecido é observado, mas também a presença de sensações dolorosas. Neste caso, a massagem não é recomendada.

O animal também deve ser limitado em nutrição, excluindo concentrados e ração suculenta. Entre os medicamentos mais frequentemente prescritos para a mastite (catarral e purulenta), podem-se distinguir as soluções de estreptomicina ou penicilina. Eles são introduzidos no úbere por meio de um cateter 20 minutos antes da ordenha, durante a qual os medicamentos são removidos do corpo.

Para uma reabsorção mais rápida do edema sólido, recomenda-se o uso de pomadas de iodo e ictiol, além de cataplasmas e envolvimento do úbere.

Edema maligno em bovinos raramente é diagnosticado. Mas também não deve ser descartado se o problema for com uma vaca que pariu há vários meses ou ainda não foi coberta.

Muitos criadores de gado experientes recomendam tratar o animal não apenas com medicamentos, mas também com a medicina tradicional, que pode suavizar as formações sólidas e aliviar o inchaço:

  • soldar com água de endro;
  • adicione decocção de camomila à água potável para reduzir a inflamação e aliviar o inchaço;
  • aplicar folhas de couve na zona dura do úbere: o produto ajuda a aliviar o inchaço, hidrata a pele;
  • soldar o animal com uma decocção de bagas de zimbro, botões de bétula ou cavalinha.

Ações preventivas

Prevenir o edema mamário é muito mais fácil do que tratar as consequências resultantes. Portanto, é recomendável tomar uma série de medidas para ajudar a evitar o desenvolvimento de patologia:

  • na maioria das vezes, a doença pode ser observada em novilhas de primeira cria, portanto, é importante que elas estabeleçam dieta correta (excluindo ração concentrada e reduzindo a quantidade de suculentas) e organizando passatempo ativo;
  • a sala em que o animal é mantido deve ser mantida limpa. A cama deve ser trocada diariamente e, no período após o parto, este procedimento deve ser feito duas vezes ao dia;
  • a presença de correntes de ar, mudanças repentinas de temperatura e alta umidade do ar são inaceitáveis ​​no celeiro;
  • independentemente da idade, o gado não deve receber sais para lamber durante o período de risco, e o consumo de sal de mesa deve ser minimizado.

O úbere vermelho de uma vaca e seu inchaço geralmente não são uma doença, mas apenas um sintoma de problemas de saúde, que devem ser prevenidos em primeiro lugar.

Conclusão

Se o úbere da vaca estiver firme, mas indolor, sem febre e sem deterioração do bem-estar geral, o inchaço pode ser considerado não perigoso para a saúde. Mas, em qualquer caso, a observação do animal e o cumprimento de uma série de recomendações fornecidas são necessárias.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção