Clostridiose em bezerros e vacas

A clostridiose em bovinos é uma doença infecciosa causada pela bactéria anaeróbia Clostridium. A doença é aguda e freqüentemente leva à morte do gado. Os agentes causadores da clostridiose vivem no solo, na água e no esterco. Os esporos de clostridium são capazes de existir no trato gastrointestinal de vacas saudáveis ​​sem se manifestarem por muito tempo. A bactéria que provoca a clostridiose é dividida em 2 tipos principais: causando danos mecânicos ou efeitos tóxicos no gado.

O que é Clostridiose

Bactéria Clostridium Perfringens

A clostridiose bovina é transmitida pela via oral-fecal, ou através de feridas na pele do animal. Clostridia causa tétano, empar, botulismo, enterotoxemia e várias outras doenças. O agente causador é resistente às manifestações negativas do ambiente externo e retém a capacidade de se reproduzir na ausência de oxigênio, alta ou baixa temperatura do ar, umidade e tolera muitos desinfetantes. O esporo de Clostridium é resistente à geada e ao calor, pois é coberto por uma forte casca que o protege do ambiente externo.

Características do patógeno:

  • forma em forma de haste;
  • Manchado de Gram;
  • forma esporos;
  • libera toxinas.

A bactéria libera toxinas após a ingestão de bovinos, afetando o trato gastrointestinal, tecido muscular, rins e sistema nervoso.

O tipo mais comum de clostrídios é o Cl. Perfringens, que são de vários tipos: A, B, C, D e E. Cada um deles causa doenças com certos sinais clínicos.

A clostridiose é perigosa para bezerros e bovinos adultos

O tipo A produz uma toxina de atividade não muito alta, portanto a taxa de mortalidade dos animais não ultrapassa 25%. Os clostrídios do tipo B podem liberar todos os tipos de toxinas, mas são os mais perigosos para bezerros recém-nascidos, cuja mortalidade chega a 90%. Para lesões desse tipo, a inflamação hemorrágica com úlceras é característica. O tipo C é perigoso para bovinos jovens, mas às vezes também afeta adultos.

Identificar toxinas pode ser difícil e mais pesquisas são necessárias. O tipo D difere dos demais por formar uma toxina fracamente ativa que, sob a influência de certas enzimas do trato digestivo, torna-se bastante perigosa, principalmente para bezerros. O tipo E é o agente causador da enterotoxemia. É ativado por enzimas e se degrada rapidamente.

Cl também é comum. Tetani, que causa tétano em bovinos, e Cl. Sordellii causando gangrena gasosa, edema.

Causas da clostridiose em bovinos

Os clostrídios vivem principalmente em condições anóxicas, com exceção de algumas espécies. O habitat favorável dos patógenos é o solo, a água e, para a reprodução, requerem alta umidade e falta de oxigênio. As principais causas da clostridiose em bovinos são:

  • alimentação de má qualidade;
  • solo infectado e água em áreas de pastagem e no celeiro;
  • condições anti-higiênicas para a criação de animais;
  • alta umidade.

Agentes causadores de clostridiose

As bactérias são divididas de acordo com o método de penetração do patógeno no corpo do gado para a forragem, que provocam enterotoxemia, botulismo, bradzot e feridas, causando tétano, emkar, edema. As infecções causadas por traumas, as feridas ocorrem com muito menos frequência do que as alimentares, mas têm uma elevada percentagem de mortalidade do gado. Os clostrídios entram no ambiente externo com fezes e outras secreções de animais infectados.

Sintomas da doença

As manifestações clínicas da clostridiose dependem diretamente do tipo de patógeno e do método de ingestão do gado. Porém, em quase todos os casos, ocorre uma forte intoxicação do corpo, uma perturbação do funcionamento do trato gastrointestinal, do sistema nervoso. Como regra, todos os animais sofrem convulsões, edema, diarreia.

Considerando os sintomas da clostridiose em bovinos em mais detalhes, eles estabelecem:

  1. Com o botulismo em bovinos, a temperatura corporal não sobe, observa-se cansaço, diarreia indomável. A vaca mastiga a comida por muito tempo, enquanto o caroço da comida não se move ao longo do esôfago e a água bebida sai pelas narinas.
  2. Com o tétano, a temperatura corporal do gado é mantida dentro dos limites normais, são observadas convulsões, os músculos tornam-se rígidos, paralisia, é possível o aumento da transpiração. Além disso, várias patologias aparecem no sistema digestivo. O estado geral do animal é agitado.
  3. O edema maligno de bovinos é caracterizado pelo acúmulo de exsudato no tecido subcutâneo, o que leva ao edema. Com esta patologia, o estado geral do indivíduo é deprimido, o apetite é reduzido, a respiração e o pulso tornam-se mais rápidos. O animal doente morre nos próximos 5 dias.
  4. Emkar é caracterizada por um aumento significativo na temperatura corporal do gado, claudicação, instabilidade ao se mover, inchaço que estala quando palpado pelos animais. Quando a área afetada é aberta, um exsudado turvo é liberado. Além disso, há uma diminuição do apetite, a respiração fica difícil e o pulso se torna mais frequente. O animal está enfraquecido.
  5. A enterotoxemia é acompanhada por um aumento significativo na temperatura corporal, desequilíbrio durante o movimento e cãibras musculares. O gado jovem é mais freqüentemente afetado pela doença. Em animais, ocorre diminuição do apetite, letargia e liberação de fezes marrons misturadas com sangue.
Atenção! Os primeiros sinais de clostridiose são a recusa em ingerir alimentos e água, perturbações do trato digestivo e deterioração do estado geral do gado.

Gado infectado

Diagnóstico

O diagnóstico da clostridiose é feito com base no exame visual de um gado infectado, esclarecimento das condições de manutenção e dieta alimentar.

Além disso, métodos de diagnóstico laboratorial são realizados:

  • ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática);
  • teste citotóxico;
  • Teste de sangue;
  • análise de vômito e fezes.

Às vezes, uma endoscopia do intestino é feita para procurar placas na membrana mucosa que são características de colite infecciosa. Em alguns tipos de doenças causadas por Clostridia, são examinados pedaços de órgãos ou músculos afetados, o conteúdo das feridas, o alimento para um teste microbiológico e a identificação de toxinas.

Tratamento da clostridiose em bovinos

A terapia de qualquer doença infecciosa, incluindo a clostridiose, deve começar com o isolamento do gado doente do resto do rebanho e a criação de boas condições para alimentá-lo e mantê-lo.

O tratamento da Clostridiose dependerá do diagnóstico correto da doença. Com o botulismo nos estágios iniciais da doença, é preciso lavar o estômago com uma solução de refrigerante. A solução salina de cloreto de sódio é injetada por via intravenosa 2 vezes ao dia. Com depleção severa do corpo de um animal com clostridiose, uma solução de glicose a 40% é prescrita e a cafeína é usada para estimular a atividade cardíaca. Se o diagnóstico de clostridiose for feito em um estágio inicial da doença, a administração de soro antibotulínico será eficaz.

Tendo detectado o tétano na fase inicial, é necessário introduzir antitoxina em certa dose. Também usava medicamentos que aliviam a condição do gado - hidrato de cloral, laxantes e sedativos.

Para o tratamento do edema maligno na clostridiose, a cirurgia será necessária para abrir o tumor e fornecer acesso ao oxigênio. Uma ferida aberta deve ser tratada com peróxido de hidrogênio ou outro desinfetante. Por via intramuscular, o gado é injetado com norsulfazol, cloroácido e penicilina. Use também cafeína, solução isotônica de cloreto de sódio e cânfora por via intravenosa.

Soro para clostridiose

Um bom efeito terapêutico na clostridiose é proporcionado pelo uso de soro antitóxico na fase inicial da enterotoxemia anaeróbia. É combinado com antibióticos, medicamentos à base de sulfa. Além desses medicamentos, é prescrita terapia para o sistema digestivo.

Como o emkar se desenvolve rapidamente, às vezes é impossível iniciar a terapia rapidamente. Dos medicamentos para gado, são prescritos tetraciclina, penicilina, amoxicilina e outros antibióticos. Será necessária assistência cirúrgica para remover o tecido morto, seguido de enxágue com soluções desinfetantes e instalação de drenagem.

Ações preventivas

Caso haja casos de carbúnculo enfisematoso no rebanho, medidas restritivas são impostas. O reagrupamento de gado dentro da fazenda, a importação e exportação de gado, o transporte e a condução de animais através de uma zona desfavorecida são proibidos.

Todas as vacas com clostridiose devem ser isoladas e tratadas imediatamente. Os estábulos e áreas adjacentes devem ser desinfetados, o estrume, o inventário deve ser tratado e a ração deve ser verificada quanto ao patógeno da clostridiose. O resto das medidas para a prevenção de patologia incluem:

  • alimentar o gado apenas com alimentos de qualidade;
  • água potável de fontes confiáveis ​​e seguras;
  • limpeza diária das instalações e sua desinfecção regular;
  • cumprimento das normas sanitárias durante as atividades veterinárias;
  • desinfecção oportuna de superfícies de feridas em bovinos;
  • processamento de casco;
  • pastar o gado em solos limpos.
Conselho! Não use alimentos estragados que perderam seu prazo de validade. As misturas de ração úmida devem ser dadas ao gado imediatamente após a preparação.

Além dessas medidas preventivas contra a clostridiose, a população de bovinos deve ser vacinada na hora certa. O medicamento é feito a partir de algumas cepas de bactérias com a adição de hidrato de óxido de alumínio. É uma solução cinza. Bovinos com até 45 dias de idade devem ser vacinados. É injetado por via subcutânea no terço posterior do pescoço do gado, duas vezes com um intervalo de 21-28 dias. A imunidade contra a clostridiose é formada 3 semanas após a segunda injeção da vacina e dura um ano.

Conclusão

A clostridiose em bovinos é uma doença infecciosa complexa causada por bactérias formadoras de esporos. As doenças causadas por clostrídios são passíveis de tratamento medicamentoso, mas devem ser detectadas e tratadas a tempo. Como outras doenças infecciosas, a clostridiose é mais fácil de prevenir do que curar. As medidas preventivas contra esta doença baseiam-se na manutenção da qualidade e na alimentação competente do gado, bem como na vacinação oportuna do gado.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção