Hipodermatose bovina

A hipodermatose em bovinos é uma doença crônica causada pela introdução de larvas de moscas subcutâneas no corpo do animal. A maior concentração de parasitas durante a infecção é observada no tecido subcutâneo, medula espinhal e esôfago, e uma grande proporção de danos mecânicos recai nessas mesmas áreas do corpo. Além disso, as larvas de mosca provocam reações alérgicas no gado, bem como uma depressão geral, em que a produção de leite diminui drasticamente, o processo de alimentação dos animais jovens fica mais lento e as peles dos animais são desvalorizadas.

O que é hipodermatose

Em parasitologia, a hipodermatose bovina é definida como uma doença parasitária sazonal causada no território da Rússia pelas larvas de duas espécies de moscas-mosca subcutâneas. O pico da infecção ocorre principalmente no final da primavera e início do verão - é nessa época que as pupas subcutâneas são destruídas por dentro por adultos totalmente formados, que, logo após saírem do corpo dos animais, estão prontos para colocar um novo lote. de ovos.

Na maioria das vezes, o surto de hipodermatose em bovinos começa com infecção de animais jovens, por apresentarem pele mais fina em comparação com animais adultos, o que facilita muito o processo de penetração no tecido subcutâneo das larvas do moscardo subcutâneo. O agente causador da doença entra em novos territórios junto com lotes de gado infectado após a compra ou formação de um novo grupo.

Importante! A maior dificuldade na prevenção e tratamento da hipodermatose em bovinos é a natureza latente da doença - na maioria das vezes é muito difícil para um leigo identificar os sintomas da doença.

Agentes causadores da doença

Na Rússia, a hipodermatose em bovinos é causada pelas larvas da mosca comum e subcutânea do sul (ou esôfago), cujas fotos são apresentadas a seguir. As diferenças externas entre essas duas espécies são mínimas, principalmente os parasitas são diferenciados pelo tamanho - o esôfago é ligeiramente menor que um moscardo comum.

O tamanho dos insetos é em média 1,5-2 cm. Os adultos são em muitos aspectos semelhantes aos zangões devido ao abdômen densamente pubescente.

Às vezes, os mosquitos são confundidos com mutucas, no entanto, isso é fundamentalmente errado. Ao contrário das mutucas, as moscas têm órgãos bucais subdesenvolvidos. Além disso, não possuem aparelho de perfuração e sucção. Isso significa que as moscas não podem causar danos mecânicos ao gado por meio de picadas, como fazem as moscas.

Importante! No curso de sua atividade vital, as larvas de mosca secretam hipodermotoxina no corpo de animais doentes - uma substância extremamente tóxica que pode entrar no corpo humano junto com o leite ou produtos derivados da carne do gado.

O ciclo de desenvolvimento da hipodermatose em bovinos

O ciclo de vida de uma mosca subcutânea comum e esôfago dura cerca de um ano. Uma diferença significativa reside apenas no mecanismo de penetração no corpo da vaca, caso contrário, todos os processos de desenvolvimento dos parasitas são idênticos:

  1. O moscardo comum que coloca uma ninhada de ovos na pele do gado se move de um indivíduo para outro durante o vôo, o que leva o rebanho ao pânico - os animais se assustam com o estalo alto das asas do inseto. O esôfago se aproxima do rebanho pelo solo, de modo que sua aparência passa despercebida.
  2. A infecção por hipodermatose bovina ocorre de acordo com o seguinte esquema: larvas eclodidas de ovos rastejam ao longo do cabelo até a pele, penetram no interior e ao longo dos vasos sanguíneos ou ao longo deles migram para o esôfago. De lá, os parasitas viajam para o canal espinhal.
  3. Em um estágio tardio no desenvolvimento da hipodermatose bovina, as larvas estão localizadas na camada subcutânea, onde mudam várias vezes. A consequência da muda é a formação de cápsulas densas, que posteriormente se transformam em fístulas. Os parasitas se enraízam dentro da vedação e permanecem no corpo do indivíduo afetado por algum tempo.
  4. Ao atingir a maturidade, a larva da mosca deixa o corpo do animal e cai no solo ou no esterco. Lá ela pupa e depois de 1,5-2 meses se transforma em um indivíduo de pleno direito. Quanto mais fresco o clima em uma determinada área, mais tempo o parasita se desenvolverá. Poucos minutos depois de o moscardo deixar a crisálida, ele pode voar.

O primeiro encontro de moscas hipodérmicas das duas espécies ocorre em abril no sul do país. Em regiões com clima mais frio, as datas do primeiro rali são alteradas para mais perto do verão. Às vezes, a reunião continua até o início do outono.

A fêmea do parasita põe um grande número de ovos na lã de gado (de 150 a 500 ovos), mas ela só agarra em dias quentes e sem nuvens. Em tempo nublado e alta umidade, a atividade dos insetos é minimizada. Ovos de mosca subcutânea são colocados principalmente no úbere, abdômen e também nas laterais do gado.

A mosca subcutânea não vive muito, apenas alguns dias. Depois que o inseto bota os ovos, ele morre.

Sinais e sintomas de um gadfly subcutâneo em vacas

Os primeiros sintomas de hipodermatose em bovinos:

  • o aparecimento de pequenas feridas com sangramento na pele dos animais;
  • abscessos;
  • recusa em comer;
  • problemas para engolir alimentos;
  • inchaço do esôfago;
  • ruptura dos membros posteriores até paralisia;
  • marcha irregular.

Separadamente, vale destacar a presença em bovinos de tubérculos duros subcutâneos na pele, que depois se transformam em fístulas - é o primeiro sinal de que um indivíduo está infectado com larvas de mosca-mosca subcutânea. O número total de tubérculos no corpo de um animal pode chegar a 100-150 unidades. e mais. A maioria deles está localizada na região lombar do gado.

Quando abertos, grandes acúmulos de cápsulas endurecidas de tecidos conjuntivos podem ser encontrados no músculo e na camada subcutânea - são vestígios da migração de larvas ao longo do corpo do animal. Uma autópsia também revela grave edema tecidual e danos aos vasos sanguíneos, ao longo dos quais larvas vivas podem ser encontradas. Um grande número de cápsulas do parasita é encontrado no esôfago do gado.

Diagnóstico da hipodermatose bovina

A hipodermatose em bovinos é quase assintomática no primeiro estágio do desenvolvimento larval; as manifestações clínicas são típicas apenas para infestação parasitária abundante. Para detectar larvas de mosca em bovinos em um estágio inicial de hipodermatose, é necessário realizar estudos sorológicos. Você também pode fazer uma análise para uma reação alérgica, especialmente se a fazenda estiver localizada em uma região desfavorável à hipodermatose.

No outono, o sangue é coletado do gado - durante esse período, a concentração de anticorpos no material coletado atinge seu ponto mais alto. Com o auxílio da hemaglutinação indireta em laboratório, é possível identificar a presença de parasitas nos rebanhos logo no início do desenvolvimento da hipodermatose.

Importante! A época mais desfavorável para o exame sorológico de bovinos é na primavera - início do verão. O indicador de eficiência atinge o mínimo com o início de junho.

Um teste para uma reação alérgica é preparado com base em material biológico de larvas de mosca. O material resultante é injetado no gado por via subcutânea. Se um espessamento característico aparecer na área da pele dentro de 5-6 horas, a reação à amostra é positiva.

É possível detectar independentemente a hipodermatose progressiva em bovinos apenas com o início do inverno.No sul do país, a doença se manifesta já em dezembro, no norte - em fevereiro, quando focas alongadas começam a cobrir o dorso dos animais. Após 1-2 meses, eles se transformam em grandes nódulos. Uma inspeção mais detalhada revela pequenos orifícios.

É importante lembrar que alguns dos sintomas da hipodermatose coincidem com o quadro clínico de outras doenças. Nesse sentido, para um diagnóstico mais preciso, é necessário guiar-se pelos princípios do diagnóstico diferencial da hipodermatose em bovinos.

Tratamento de uma mosca subcutânea em bovinos

Para se livrar das larvas do gadfly subcutâneo em bovinos, você pode recorrer ao uso de produtos químicos ou remover os parasitas por meios mecânicos. Os remédios mais eficazes incluem:

  1. «Hipodermina-clorofos" Este medicamento contra a hipodermatose em bovinos é mais adequado para casos isolados de infecção. O medicamento é aplicado externamente na região lombar e na coluna vertebral em um volume de 8 ml por 100 kg de peso animal. Nenhum reprocessamento é necessário.
  2. «Hipclofos" Método de aplicação - tratamento local em um volume de 15-18 ml por indivíduo. Um mês após o procedimento, é necessário aplicar novamente o medicamento na pele do animal.
  3. «Faskoverm" Dosagem - 1 ml por 20 kg de peso corporal de um paciente com hipodermatose (mas não mais do que 10 ml por animal). O medicamento é administrado por via subcutânea uma vez.
  4. «Ivomek" Como meio de uso subcutâneo único, a dosagem recomendada é de 0,2 mg por 1 kg de peso corporal. O medicamento não deve ser usado para tratar a hipodermatose em vacas grávidas que têm cerca de um mês antes do parto.
  5. «Cydectin" Injetado por via subcutânea uma vez na taxa de 0,5 ml para cada 25 kg de peso corporal. Ao contrário do remédio anterior, "Cydectin" é aprovado para uso durante a gravidez.

O tratamento dos rebanhos contra a hipodermatose é realizado no outono, quando a atividade dos adultos da mosca subcutânea diminui gradativamente. Se a doença foi iniciada, nas fases posteriores, o tratamento da hipodermatose inclui intervenção cirúrgica - recomenda-se a remoção das passagens fistulosas junto com os tecidos mortos. Além disso, é necessário limpar as feridas de pus. Para estimular a cicatrização, o tecido conjuntivo do doente é adicionalmente excisado, ao mesmo tempo em que é introduzida a terapia compensatória.

Mecanicamente, as larvas do gadfly subcutâneo são removidas apenas no estágio final da hipodermatose. Nesse momento, as aberturas da fístula na pele atingem um tamanho suficientemente grande - até 5 mm, o que permite que a larva seja espremida para fora do selo na pele. Todos os parasitas extraídos devem ser coletados em um recipiente, após o qual são queimados. Em nenhum caso, você deve jogar larvas de mosca no chão. Os parasitas podem se enterrar no solo, formar uma pupa e, eventualmente, se transformar em um indivíduo de pleno direito.

Como as larvas da mosca-mosca subcutânea atingem a maturidade em épocas diferentes, os procedimentos de remoção mecânica dos parasitas do gado são realizados em várias etapas. A frequência ideal de processamento manual para hipodermatose é de 8 a 10 dias.

Importante! Após todos os procedimentos, o rebanho bovino é examinado novamente. Não deve haver inchaços, selos ou fístulas na pele dos animais.

Prevenção da hipodermatose em bovinos

Para minimizar a probabilidade de bovinos com hipodermatose, pelo menos as medidas preventivas mais básicas devem ser seguidas. Portanto, você não precisa travar uma luta longa e exaustiva contra os parasitas. Uma gama completa de medidas preventivas inclui as seguintes recomendações:

  1. O gado é examinado periodicamente em busca de fístulas. Uma atenção especial deve ser dada à área das costas e região lombar - do final de março a maio, essas áreas precisam ser sentidas de vez em quando. A presença de nódulos subcutâneos é um dos sinais mais evidentes da doença e mesmo não profissionais podem detectá-los. O curso posterior do tratamento da hipodermatose em bovinos é determinado pelo veterinário.
  2. No final de agosto - início de setembro, recomenda-se tratar o gado com preparações especiais contra parasitas que destroem as larvas de mosca em um estágio inicial de desenvolvimento. O tratamento de bovinos contra a hipodermatose deve ser estendido a todos os animais, e não apenas aos indivíduos com suspeita de doença. É aconselhável concluir todos os procedimentos antes de transferir o gado para alojamentos de verão.
  3. A propagação de parasitas é limitada pelo isolamento de indivíduos doentes. Se um animal tiver suspeita de hipodermatose, não pode pastar. Assim, as larvas de mosca não serão capazes de se deslocar para o pasto e infectar o resto do rebanho.
  4. A probabilidade de desenvolver hipodermatose em bovinos pode ser reduzida mudando o tempo de pastejo. Durante o período de pastejo, é melhor permitir que vacas e cavalos pastem de manhã cedo, antes das 10h, ou à noite, depois das 18h. Durante o dia, é melhor manter os animais dentro de casa ou sob um dossel. Tal organização de pastejo leva em consideração a atividade dos mosquitos durante o dia - a coleta dos insetos ocorre no auge do calor. Em condições de baixas temperaturas, umidade e vento, os mosquitos praticamente não apresentam atividade.

Para a prevenção da hipodermatose em bovinos, são usados ​​principalmente piretróides e clorofos. A frequência de processamento recomendada é de 20 a 30 dias.

Você pode aprender mais sobre o tratamento e prevenção da hipodermatose em bovinos no vídeo abaixo:

Importante! O medicamento "Aversect", que é administrado por injeção intradérmica, tem se mostrado bem no combate aos parasitas. Ele assusta os mosquitos adultos e destrói as larvas dos insetos em um estágio inicial de desenvolvimento.

Conclusão

A hipodermatose em bovinos é mais fácil de prevenir do que curar, uma vez que o diagnóstico de animais doentes nos estágios iniciais é complicado pela natureza latente do curso da doença. O tratamento oportuno de peles de animais com medicamentos ajuda a reduzir ao mínimo o risco de infecção de bovinos por moscas.

Recomenda-se que todas as manipulações em doentes com hipodermatose sejam feitas com pele e olhos protegidos. O contato próximo com o gado durante este período pode levar à infecção - muitas vezes há casos em que as larvas de mosca-gadanha passam para os humanos. Além disso, os parasitas podem invadir animais de estimação, como cães.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção