Pombos reprodutores em casa para iniciantes

Criar pombos tornou-se um passatempo popular, mas manter esses pássaros não é apenas pela beleza. São muitas raças de diferentes tipos: os pombos são criados para vender carne deliciosa, participar de exposições e também treinar representantes de espécies voadoras e esportivas para competições. A raça com postagem é diferenciada separadamente, embora não goze da mesma popularidade.

As características de cuidado dependem muito da raça. Aves com qualidades de espécies diferentes têm requisitos diferentes para a dieta e a disposição do recinto.

Requisitos para manter pombos

Antes de começar a criar pombos domésticos, você precisa se familiarizar com os requisitos para manter essas aves. Para que os pássaros se sintam confortáveis, o habitat deve ser assim:

  1. Gaiolas espaçosas - para 1 pessoa, em média, 1 m3 de aviário.
  2. Recinto aberto - os pombos não gostam do escuro. Ao criar pombos em uma varanda ou em uma sala, você não deve bloquear as janelas com nada - os pássaros precisam de luz.
  3. Após a compra, os animais jovens são mantidos separados dos veteranos por algum tempo, mas para que os pombos possam se ver. Assim, eles perceberão mais facilmente o compartilhamento.
  4. Aves de raças diferentes são mantidas separadas umas das outras para evitar cruzamentos indesejados.
  5. Para evitar surtos de doenças, você precisa limpar as células regularmente. 1-2 vezes a cada seis meses, eles fazem limpeza geral e desinfecção de superfícies com soluções especiais.
  6. A temperatura ambiente não deve ser inferior a + 10 ° С. Para o inverno, o aviário ou varanda é isolado, caso contrário as aves começarão a perder peso e adoecerão.
  7. Os pombos são pássaros sociáveis, por isso não são criados em pequenos números. Normalmente eles mantêm bandos de pelo menos 6-8 pombos.
  8. Recomenda-se manter um número igual de fêmeas e machos, já que a reprodução em pombos é baseada nos princípios da monogamia - eles escolhem um parceiro uma vez e permanecem fiéis até o fim da vida.
  9. Ele ficará apertado em uma gaiola ou aviário se houver mais de 20 pássaros. Se o número de indivíduos ultrapassar esse número, a gaiola é dividida em seções especiais.
  10. O local onde as aves são mantidas deve ser protegido de forma confiável contra correntes de ar.
Conselho! Deve-se ter cuidado com antecedência sobre onde manter os indivíduos doentes durante a doença. Ao primeiro sinal de mal-estar, os pombos são isolados em uma sala separada ou aviário.

Preparação para pombos reprodutores

O primeiro passo para criar pombos em casa é a melhoria do aviário. Se estiver localizado no pátio de uma propriedade privada, uma janela de chegada será incluída no projeto da gaiola. Ao criar um pombal na varanda, é importante lembrar que não é possível acomodar muitos pássaros ali - o espaço é relativamente pequeno e os pombos adoram espaço. Em um ambiente de apartamento, é melhor colocar os pássaros em uma sala vazia.

Independentemente de onde a gaiola será localizada, ela é dividida em células separadas, especialmente se o lote for grande. Os tamanhos das células são feitos de acordo com o tamanho das aves da raça selecionada - o pombo deve ser totalmente colocado nela. Em média obtém-se uma secção de 20 x 40 cm e, na entrada do recanto, é colocado um poleiro especial, que será cómodo para as aves agarrarem.Os pombos podem distinguir cores brilhantes, portanto, você também pode pintar esses poleiros para que cada indivíduo se lembre do seu lugar.

A temperatura na sala não deve cair muito nos meses de inverno, por isso, se for decidido colocar os pombos na varanda antes da procriação, com o tempo, eles terão que ser isolados. Para esses fins, é usada espuma ou drywall.

Imediatamente antes de instalar as aves em uma nova casa, você precisa desinfetar completamente o cômodo onde elas irão morar. Para isso, uma solução de permanganato de potássio ou cal apagada é adequada.

Conselho! Os pombos de quase todas as raças adoram nadar, por isso é aconselhável equipar o aviário com recipientes especiais com laterais de 8 cm de altura.

Escolhendo uma raça para criação

Existem muitas variedades de raças. Convencionalmente, eles podem ser combinados em vários grupos:

  • voar;
  • Esportes;
  • decorativo;
  • eu no.

Os pombos dessas variedades têm diferentes requisitos de autocuidado quando se reproduzem em casa. Portanto, a escolha de uma determinada raça deve ser abordada com toda a responsabilidade.

A compra de novos exemplares pode ser realizada em qualquer época do ano, mas é melhor não iniciar a criação de pombos no inverno. Antes de tomar uma decisão final, é importante não apenas examinar a ave em busca de doenças, mas, em geral, avaliar o comportamento. Uma avaliação adequada nos meses de inverno é impossível, porque o rebanho é bastante lento nesta época.

Pombos saudáveis ​​são determinados pelos seguintes critérios:

  • respiração regular, moderadamente frequente;
  • o pombo se move ativamente ao redor da gaiola;
  • plumagem densa, brilhante;
  • os olhos têm um brilho agradável;
  • tórax bem desenvolvido, mas não protuberante.
Importante! No inverno, o rebanho precisa de cuidados especiais. Suplementos vitamínicos especiais são adicionados à dieta das aves, especialmente durante a reprodução.

Raças voadoras

As raças voadoras são apreciadas por seus padrões de voo incomuns. Para essas aves, chegam a organizar competições especiais, embora não testem velocidade com elas, mas brinquem e lutem.

As raças voadoras mais populares incluem as seguintes:

  • Thurman Berlin;
  • Pombo Nikolaev;
  • Monge Cruz (alemão).

Você terá que pagar pela beleza do vôo com seu próprio tempo e energia - para que um pombo desenvolva um padrão de vôo interessante, é necessário muito treinamento e uma dieta restrita. É impossível faltar às aulas - mesmo uma pequena indulgência é suficiente para atrapalhar o curso do desenvolvimento do pássaro em termos de voos.

Importante! Em neblina e chuva forte, as raças de vôo não são treinadas.

Raças esportivas

As raças esportivas são criadas exclusivamente para competição - a aparência é de importância secundária aqui. Separadamente nesta categoria, uma subespécie de pombos-correio se distingue, mas eles não são mais tão comuns como antes.

Os pombos voadores se distinguem de outras raças por sua extraordinária resistência - eles são capazes de permanecer no ar por muitas horas e superar distâncias enormes de uma vez. O físico dos representantes da raça voadora, via de regra, é leve, até gracioso, a cabeça é ligeiramente alongada.

As raças esportivas mais populares incluem:

  • Pedreira inglesa;
  • Carteiro belga;
  • Postal russo.

Nas competições de pombos esportivos, o vencedor é aquele que voou a maior distância em menor tempo. Pouco antes do início da competição, o indivíduo que dela participa é transferido para uma dieta especial, fornecendo-lhe vitaminas e minerais em quantidades suficientes.

Raças decorativas

Os pombos decorativos são mantidos para se divertir. Ele difere de outras espécies pela estrutura específica das penas, o que às vezes lhes dá uma aparência estranha.

As raças decorativas costumam ser pequenas, possuem caudas, tufos, topetes e sobrancelhas exuberantes, são famosas pela grande variedade de cores, além de “botas” especiais feitas de penas nos pés.

Ao comprar pombos decorativos, eles são guiados por sua saúde, comportamento e preferências pessoais. As variedades mais populares:

  • Barb Pigeons;
  • Andorinha boêmia;
  • Brno dutysh;
  • Pombo encaracolado;
  • Peacock dove;
  • Padre saxão.

O rebanho não voa a distâncias consideráveis ​​da casa.

Importante! Os representantes de raças decorativas são os mais difíceis de criar. Sua plumagem incomum e pés fofos requerem manutenção cuidadosa e controle vigilante sobre as condições de sua criação. O aviário com essas aves é limpo com mais frequência - 1-3 vezes por semana.

Raças de carne

Poucas pessoas sabem disso, mas os pombos ainda são criados para comer carne. Por algum tempo, acreditou-se que os pobres e os sem-teto comem sua carne, mas não é assim - agora, uma carcaça de frango de alta qualidade no mercado vale muito. Isso se deve à sua utilidade (é mais magro que o frango), à relativa raridade e aos custos com cuidados.

A carne se distingue de outras variedades por seu peso. As aves desta espécie pesam cerca de 800 g, por isso voam com dificuldade. A cor pode ser muito diferente, mas a característica distintiva é o físico com excesso de peso. Na foto, os pombos carnívoros domésticos têm cauda e pescoço curtos, cabeça pequena, tórax saliente, etc.

As raças de corte mais populares:

  • Carnot Chunky;
  • Modena é inglês;
  • Rei;
  • Pomba romana (gigante);
  • Monden;
  • Strassen.

A principal regra para manter os pombos de carne é uma alimentação adequada.

Como criar pombos

A reprodução dos pombos em casa é feita em duas direções: artificial e natural. O segundo método, também chamado de "aleatório", é claro, é de natureza dominante. Para reprodução doméstica de pássaros, não é muito adequado. A prole saudável e forte de pombos é obtida por um dos seguintes métodos de criação:

  • linear;
  • consanguinidade (acasalamento relacionado);
  • por sinais externos;
  • não relacionado.
Conselho! Ao escolher um casal de pombos, é importante criar indivíduos de constituição média - nem pequenos, nem muito grandes.

Imediatamente após a seleção, o casal é transferido durante a noite para uma caixa ou cela especial. É possível determinar como ocorreu o acasalamento pelo comportamento dos pombos selecionados. Se o macho cobriu a fêmea, eles se seguem inseparavelmente através do cercado.

Mas isso é apenas metade do sucesso. É importante criar condições reprodutivas ideais para o casal, para ajudar na construção do ninho. Para isso, são espalhados pelo recinto galhos secos, palha, fios de lã, folhas secas, etc. Além disso, colocam-se no interior 1-2 pequenos cestos ou caixas, onde o casal irá fazer o ninho.

5-8 dias após o acasalamento, a fêmea põe alguns ovos. Ambos os pais geram a prole, às vezes ao mesmo tempo, às vezes alternando-se para que o parceiro tenha tempo para descansar e comer.

Importante! Criadores inexperientes podem ficar confusos com o apetite exorbitante dos pintinhos recém-nascidos, mas isso é completamente normal. Você não pode limitar a dieta de bebês.

Consanguinidade

A consanguinidade é o cruzamento de um par de pombos aparentados. Convencionalmente, este método de criação é subdividido em mais 2 tipos: acasalamento de pais com descendentes e acasalamento de irmãos com irmãs. Também podem ser atribuídos primos aqui.

A principal vantagem desta forma de criação de pombos é o aumento da qualidade da criação de pedigree. Além disso, a consanguinidade permite que você preserve todas as qualidades positivas dos pais. Desta forma, várias gerações de pombos podem ser criados.

Pombos reprodutores ao longo das linhas

Os pombos reprodutores ao longo das linhas pertencem às formas de reprodução de raça pura, em que a linha é a descendência de um pai notável que absorveu as melhores qualidades da raça. Através da seleção, seleção e educação metódica dos traços necessários, as qualidades do ancestral são acumuladas e com o tempo, os criadores obtêm algo como uma micro-raça dentro da raça principal.

Este método de criação de pombos difere da endogamia pelo relacionamento mais distante dos indivíduos pais.

Externamente

O método de criação de pombos com base em características externas é o mais comum. Baseia-se na afirmação de que os pais transmitem todas as suas qualidades positivas aos filhos. Com boa hereditariedade, essa reprodução dá excelentes resultados.

Não relacionado

O acasalamento de pombos não aparentados é o oposto da consanguinidade. É geralmente aceito que o influxo de novo sangue, novo material genético, enriquece o pool genético da raça e, portanto, melhora as qualidades de cada geração seguinte. Com o tempo, uma variedade pode desenvolver novas características.

Importante! Para avicultores novatos, este método de criação de pombos não é muito adequado, pois com o cruzamento descuidado é possível piorar as qualidades originais da espécie e adquirir uma série de novos traços negativos.

Natural

Este tipo de acasalamento é característico na criação de pombos da mesma raça em uma gaiola. Nesse caso, a intervenção humana é mínima - o macho escolhe independentemente uma fêmea do rebanho e começa a cuidar dela.

Como cuidar de pombos em casa

O cuidado com os pombos deve ser o mais cuidadoso, visto que são mantidos exclusivamente em bandos, o que significa que existe sempre o risco de infecção em massa. Se um pássaro pegar a infecção, a doença pode cobrir todo o rebanho em questão de horas. Portanto, é importante observar todas as medidas preventivas: limpar os cercados a tempo, trocar os bebedouros e desinfetar o local onde ficam os pombos. É muito mais fácil e barato prevenir a doença do que curá-la.

Alimentação de pássaros

A alimentação é de grande importância no cuidado dos pombos. O rebanho é alimentado estritamente de acordo com o horário, já que as aves são propensas à obesidade, porém a dosagem depende muito da espécie: raças esportivas são alimentadas adicionalmente com vitaminas durante os períodos de competição, a carne por padrão consome grande quantidade de comida para ganho de peso etc.

Nos meses de verão, as aves são alimentadas 3 vezes ao dia, no inverno o consumo de ração é reduzido e passa para duas refeições ao dia. Horário recomendado com três refeições diárias: 4h, meio-dia, 20h.

Os seguintes cereais devem constituir a base da dieta dos pombos domésticos:

  • trigo;
  • milho;
  • grão germinado;
  • cevada;
  • cevada;
  • ervilhas;
  • grão de trigo sarraceno;
  • painço.
Importante! Em nenhum caso, tremoços, centeio e aveia devem ser incluídos na dieta alimentar, para não prejudicar as aves.

Além disso, a comida de aves é diluída com ervas frescas (endro, salsa, etc.) e vegetais. Você também pode dar sementes de abóbora e girassol. As raças esportivas e voadoras são alimentadas com misturas minerais e suplementos vitamínicos. Cascas de ovo esmagadas, cascas quebradas ou argila podem ser usadas como suplemento mineral para espécies ornamentais e de carne.

Importante! Independentemente da raça, os pombos precisam de água suficiente. Os bebedouros são renovados todos os dias para que a água não fique estagnada e as bactérias nocivas não se multipliquem. Os pássaros morrem de desidratação em questão de dias.

Doenças

A primeira coisa a fazer se você suspeitar de uma doença é isolar a ave doente do resto dos pombos. Dessa forma, na maioria dos casos, é possível minimizar os possíveis danos.

A automedicação não é recomendada, todos os medicamentos devem ser prescritos por um especialista após o exame de uma ave doente. Ele também determina a dosagem. Se não for possível chamar um médico rapidamente, os primeiros socorros podem ser fornecidos com remédios populares:

  • infusão de camomila - ajuda com diarréia, distensão abdominal e inflamação do trato gastrointestinal;
  • decocção de alho - usado como anti-helmíntico;
  • perga - serve como uma espécie de imunomodulador que fortalece a saúde das aves emaciadas;

Doenças graves, como psitacose e salmonelose, são tratadas com antibióticos prescritos por um veterinário.

O complexo de medidas preventivas para cuidar de pombos durante a reprodução em casa inclui os seguintes procedimentos:

  • ventilação regular da sala;
  • atualizar a água em bebedouros pela manhã ou à noite todos os dias;
  • trocar a cama a cada 2-3 dias;
  • limpar o chão de fezes, penas e restos de comida;
  • tratamento de todas as superfícies com lixívia ou seus análogos;
  • irradiação do aviário com luz ultravioleta.
Conselho! Recomenda-se que alimente os seus pombos domésticos em pequenas porções para que não espalhem a comida. Isso reduz significativamente o risco de infecção das aves - resíduos de comida no chão se deterioram rapidamente e mofam, o que pode levar ao aparecimento de uma infecção.

Criação de pombos como negócio

Para obter lucro, via de regra, utilizam-se raças de corte, cujo conteúdo se baseia na alimentação metódica das aves. Não precisam ser treinados adicionalmente, como representantes de raças voadoras ou esportivas, e cuidados cuidadosos, como os decorativos. A única diferença significativa na criação desta raça, além da alimentação complementar, é a decoração do recinto - os ninhos ou celas individuais dos pombos devem estar localizados mais abaixo do solo. Devido ao seu grande peso, é difícil para as aves de corte voar alto.

O pombo-rei está entre as raças de carne mais populares: as aves são férteis, ganham peso rapidamente e têm um temperamento bastante calmo.

Conselho! Quando pombos reprodutores para venda, o esquema de vacinação deve ser seguido. As carcaças de pombos não vacinados provavelmente não terão grande demanda. Além disso, uma licença sanitária deve ser obtida antes de iniciar um negócio.

Conclusão

A criação de pombos não é apenas um hobby, mas também um negócio lucrativo, se você abordar o assunto corretamente. Claro que, como hobby, sempre esteve em primeiro lugar - desde tempos imemoriais, os pombos foram criados, em primeiro lugar, para o prazer e a comunicação, embora as raças postais já não gozem da mesma popularidade. Os criadores gostam especialmente de pombos decorativos, representados por uma grande variedade de raças, mas cuidar deles implica maiores requisitos de condições sanitárias e de reprodução.

Os pombos raramente ficam doentes, portanto, com nutrição adequada e disposição da gaiola, problemas com aves reprodutoras geralmente não surgem.

Além disso, você pode aprender sobre as características dos pombos reprodutores em casa com o vídeo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção