Como tratar a doença dos pombos

A doença mais comum em pombos que causa danos ao sistema nervoso e não responde ao tratamento é a doença de Newcastle. Nas pessoas, a doença é chamada de "turbilhão" devido às peculiaridades do movimento do pombo acometido pela doença. Um galho em pombos é capaz de destruir todo o crescimento dos jovens e danificar gravemente os pássaros adultos.

O que é um redemoinho de pombo

A doença de Newcastle é de origem asiática. Para alguns países da Ásia, é endêmico. Os europeus a "conheceram" na ilha de Java. Em meados do século XX, a doença se espalhou pelo mundo. Todas as aves, incluindo os pombos, são suscetíveis à praga asiática. Nas cidades, às vezes até ocorrem surtos de epizootias entre pombos.

O nome "redemoinho de pombos" existe apenas entre os criadores de pombos que falam russo. Eles notaram com propriedade um dos sintomas mais marcantes no último estágio do desenvolvimento da doença: o movimento do pombo em círculo. Por causa do nome semelhante, pode-se pensar que se trata de uma doença específica de pombos, não encontrada em outras aves. Mas a doença de Newcastle é conhecida por todos os criadores de aves. Outros nomes para esta doença são menos "famosos":

  • pseudo-praga;
  • Doença de Filaret;
  • Praga asiática de pássaros;
  • Doença de Renikhet;
  • NB.
Atenção! Não são doenças diferentes. Todos estes são sinônimos do "whirligig" russo.

A pseudo-peste é causada por vírus que afetam os sistemas respiratório, digestivo e nervoso central. As galinhas são mais comumente afetadas pela doença de Newcastle. Há uma versão em que diferentes cepas de vírus da família Paramyxoviridae causam giro de pombo e doença da galinha Newcastle, e as galinhas raramente são infectadas por pombos.

Comente! As galinhas pequenas que não estão preocupadas com a vacinação contra a doença sofrem com essa crença.

Grandes aviários localizados nas proximidades das cidades, ao saberem de um surto de epizootia entre os pombos urbanos, vacinam imediatamente todos os seus rebanhos. Ou o fazem preventivamente, se a fazenda for de criação.

Causas da doença de Newcastle em pombos

Se adotarmos uma abordagem ampla a este problema, então as razões para a infecção com um tornel estão na desordem dos pombos. Teoricamente, acredita-se que essas aves sejam granívoras, mas os pombos têm pouco conhecimento da opinião das pessoas. Ao contrário de uma galinha, um pombo não pode bicar carniça fresca, mas em cadáveres em decomposição, o vírus permanece ativo por 3 semanas. Durante esse tempo, apenas penas e ossos permanecem do cadáver de outro pássaro. Conseqüentemente, já 2-3 dias após a morte de um parente, o pombo pode provar a carne infectada. Esta é uma via de infecção.

Além disso, ocorre infecção por vírus:

  • ao entrar em contato com uma ave doente;
  • diretamente através das fezes de um indivíduo doente: os pombos não entendem realmente onde pisam;
  • por meio de água e ração contaminada com fezes;
  • infecção intrauterina.

O último é possível se a pomba estiver doente. O vírus permanece no ovo até a eclosão do pombo. E essa garota está condenada.

O curso do redemoinho de pombos

Em um whirligig, existem 3 tipos de curso e 2 formas da doença. A forma pode ser típica, ou seja, com manifestação de sinais clínicos, e atípica: latente. O turbilhão atípico é possível em um bando de diferentes idades, onde as aves têm diferentes níveis de imunidade. A rigor, ninguém notará a doença neste caso. A maioria dos pombos jovens está doente.

O fluxo típico pode ser hiperagudo, subagudo e agudo.

Sintomas da doença de Newcastle em pombos

O período de incubação é de 3-12 dias; os pintinhos podem ter 18 horas. A duração do período latente depende da força da imunidade do pombo.

Com uma forma hiperaguda, o redemoinho afeta todos os pombos em 1-3 dias. Os sinais clínicos entre pombos não vacinados na forma hiperaguda são pronunciados.

Poucas pessoas medem a temperatura das aves, então é improvável que a febre em sua forma aguda seja observada.

Comente! A temperatura corporal aumenta 1-2 ° C.

O resto dos sinais já são difíceis de ignorar, especialmente se todo o pombal estiver infectado:

  • apatia;
  • diminuição do apetite;
  • asfixia em 40-70% das aves;
  • diarreia em 88% dos pombos doentes;
  • saliva pegajosa da boca;
  • conjuntivite;
  • espirros.

Freqüentemente, os pombos ficam com o bico no chão. A presença de sufocamento pode ser determinada pela maneira como o pombo estica o pescoço e abre o bico, fazendo movimentos semelhantes de deglutição. A matéria fecal contém uma grande percentagem de ácido úrico (cor branca da diarreia). Se o redemoinho atingiu os rins, a diarreia será com muita água. Na forma aguda, as mortes podem chegar a 90%.

O curso subagudo do turbilhão é exatamente o que geralmente é mostrado no vídeo: danos ao sistema nervoso central. Sinais de um curso subagudo:

  • excitabilidade aumentada;
  • coordenação prejudicada de movimentos;
  • marcha vacilante;
  • paralisia;
  • torção do pescoço;
  • asas e cauda flácidas;
  • danos nos membros.

O vírus não tem preferências e afeta todos os órgãos. Com os diferentes cursos da doença, certos sintomas são apenas mais pronunciados, portanto, os fenômenos nervosos não significam o cancelamento automático dos danos aos pulmões e intestinos. Tudo ficará junto, mas algo será mais pronunciado, algo mais fraco.

Na forma atípica, os sintomas ficam ocultos até que o sistema nervoso central seja danificado. A doença é notada quando a cabeça do pombo já está virada 180 ° ou jogada para trás.

Diagnóstico

Os sintomas de um turbilhão de pombos são semelhantes aos de quase todas as doenças aviárias específicas. Portanto, a pseudo-praga deve ser diferenciada de outras doenças:

  • gripe;
  • laringotraqueíte;
  • espiroquetose;
  • infecções misturadas com pasteurelose, varíola, micoplasmose respiratória, colisepticemia e outras;
  • envenenamento.

O diagnóstico é realizado em laboratório. Para isolar o vírus, use:

  • fígado;
  • baço;
  • traquéia;
  • cérebro;
  • soro sanguíneo.

O fluido alantóide é retirado dos embriões mortos.

Como e o que tratar um redemoinho de pombo

O redemoinho de pombos não responde ao tratamento devido à alta infectividade da doença. Mas há um ponto. Pombos com giro morrem não tanto de vírus quanto de desidratação e exaustão. Os rins infectados começam a expelir água do corpo. É por esta razão que há muito líquido límpido nas fezes dos pombos doentes.

Devido ao colapso do pescoço e dificuldade de coordenação dos movimentos, o pombo não pode comer nem beber. Normalmente, as aves doentes são destruídas nas formas mais brandas do redemoinho. Mas se o pombo não tem nada a perder ou os pombos são muito caros, você pode tentar ajudá-los a se recuperar.

Atenção! Os vírus não podem ser tratados. O corpo vai enfrentar por conta própria ou não.

Mas você pode aliviar a condição do pombo. Não está claro apenas o porquê. Os pombos sobreviventes deixarão de correr e permanecerão portadores do vírus pelo resto de suas vidas.

Numa fase avançada, quando o pescoço do pombo já está torcido e paralisado, é inútil tomar quaisquer medidas. Nos estágios iniciais, as aves doentes são isoladas das aves aparentemente saudáveis. Todo o gado é perfurado com um imunoestimulante. Aves ainda saudáveis ​​são vacinadas contra a doença de Newcastle para pombos.

Atenção! Se a vacinação ocorreu apenas durante o período de incubação, o curso da oscilação será mais severo do que teria sido sem a vacinação.

O resto do "tratamento" consiste em manter o pombo vivo. Para isso, o pássaro é alimentado à força e regado. Para a alimentação, você pode usar uma mistura de cevada moída grosseiramente, trigo e leite. O grão não deve ser transformado em farinha. A mistura de grãos é diluída com leite até o estado líquido.

Você precisa alimentar o pombo em porções de 4-5 ml a cada 1-2 horas.A água deve ser fornecida de acordo com os mesmos padrões. A duração desse "tratamento" para a doença de Newcastle em pombos dependerá da força da imunidade da ave.

Como processar um pombal após um rodopio

O vírus que faz com que os pombos se mexam é muito estável no ambiente externo. Em água fervente, o vírus é inativado após alguns segundos, em água com temperatura de 90-95 ° C - após 40 minutos, então não adianta “escaldar” o pombal. Enquanto a água fervente chega à parede, ela terá tempo de esfriar.

Os vapores de formaldeído farão efeito após uma hora, a solução de soda cáustica 0,5% após 20 minutos, a lixívia com 1% de cloro ativo levará 10 minutos. Com base nesses dados, é mais aconselhável usar água sanitária.

Mas antes de usar a solução desinfetante, todos os excrementos devem ser removidos do pombal e queimados. Você também precisa se lembrar de mover os pombos para outro local durante o processamento. É melhor "afogar" o estoque removível em uma solução de alvejante. Pulverize paredes, caixas para ninhos com solução de cal. É melhor não poupar o líquido e borrifar até que as superfícies estejam molhadas. Depois disso, a solução deve ser deixada secar naturalmente. Remova o estoque da solução e enxágue abundantemente com água limpa.

Existe um método de esterilização de um pombal com desinfetantes gasosos. A vantagem desse método é que o gás pode penetrar em qualquer lugar. Menos: é difícil garantir a necessária vedação do pombal e a temperatura do ar deve ser de pelo menos + 15 ° C. Especialmente quando você considera que geralmente pelo menos metade dessa estrutura é ocupada por um gabinete de malha.

Para desinfecção de gás, uma mistura de iodo seco e pó de alumínio é usada. A norma é 0,1 g de iodo e 0,03 g de alumínio por 1 m³. Mexa bem a mistura, despeje em um pires e pingue água quente.

Atenção! Não deveria haver ninguém vivo no pombal neste momento.

Após meia hora, o pombal deve ser bem ventilado.

Um procedimento semelhante pode ser realizado com cloro. Para isso, pegue 1 g de água sanitária fresca com uma atividade de 36% e misture com 0,1 ml de terebintina. Para o processamento, bastam 15 minutos. Após o procedimento, a sala é ventilada.

Como o redemoinho é muito contagioso e mesmo após o isolamento de pombos claramente doentes, novos pombos aparecerão, o pombal é desinfetado a cada 4-7 dias. Pare o processamento 30 dias após a recuperação ou morte do último pombo doente.

É um redemoinho de pombo perigoso para as pessoas

Para os humanos, o redemoinho de pombos não é perigoso, embora as pessoas sejam suscetíveis ao vírus. Mas geralmente uma pessoa infectada com uma pseudo-praga não entende isso, confundindo a doença com um resfriado ou gripe.

Ações preventivas

A principal medida preventiva, como a maioria das outras doenças infecciosas, é a observância das normas sanitárias. Uma boa dieta também reduz a probabilidade de os pombos adoecerem. Pombos saudáveis ​​têm maior resistência corporal.

A vacina para pombos é usada se não houver indivíduos no bando com sinais clínicos óbvios da doença. Como o wiggle é causado por várias cepas de vários graus de "maldade", vários tipos de vacinas foram criados. Alguns só podem ser usados ​​em pombos adultos. Eles não são adequados para animais jovens. Outras vacinas são adequadas para pombos jovens e adultos.

Pontos gerais também existem: a imunidade do pombo se desenvolve dentro de 4 semanas após a vacinação. É necessário vacinar pombos anualmente.

O número de doses em um frasco também pode ser diferente: de 2 a 50.

Conclusão

O rodopio de um pombo é uma das doenças mais perigosas e comuns. Aves podem ser infectadas por parentes selvagens. Para evitar a extinção de todo o rebanho, é necessário observar os termos de vacinação dos pombos e desinfecção do pombal.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção