Trabalha no apiário em agosto, setembro

Setembro é o primeiro mês do outono. A esta altura, ainda faz calor lá fora, mas já se sente a aproximação do primeiro frio. Em setembro, as abelhas começam gradualmente a preparar suas colmeias para o inverno. Via de regra, no mês de agosto, os apicultores avaliam a situação das famílias, realizam tratamentos preventivos de doenças e dão complementos alimentares. Nos primeiros dias de setembro, a alimentação dos insetos deve estar concluída.

Que trabalho é realizado com as abelhas em agosto

O trabalho no apiário após a extração do mel em agosto é de grande importância. Durante este período, realizam um grande trabalho de preparação das colônias de abelhas para o inverno, pelo que os insetos não se debilitarão no próximo ano e poderão começar a trabalhar plenamente. Em agosto, os apicultores devem avaliar o estado das famílias, tirar mel e também começar a alimentar os insetos com calda de açúcar como cobertura. Além disso, é necessário identificar o furto e, se houver, evitá-lo prontamente. Essas obras devem ser concluídas até o final do mês.

Avaliação do estado das colônias de abelhas

Em agosto, é necessário realizar uma auditoria planejada. Recomenda-se escolher um dia ensolarado e calmo para a revisão. Durante a inspeção, o apicultor deve:

  • avaliar a força da colônia de abelhas;
  • verifique a quantidade de reservas de forragem para o inverno.

Durante a inspeção das colônias de abelhas, metade das estruturas do favo de mel são removidas. Deve haver 2-3 quadros completos, os incompletos e danificados devem ser removidos. Se você deixar o excedente nas colmeias, elas começarão a ficar mofadas e podem aparecer roedores. Os favos que estão cobertos de insetos devem ser deixados.

Conselho! Vale a pena fazer o trabalho com as abelhas em agosto com o máximo de cuidado, pois nesse período os insetos são altamente agressivos.

Bombeando mel

Também em agosto é necessário bombear mel. Durante o bombeamento do produto acabado, você precisará de:

  • escolha uma sala iluminada para trabalhar;
  • a sala não deve ser acessível a abelhas e vespas.

O algoritmo de ações é o seguinte:

  1. Abra suavemente o favo de mel para remover a cera. Uma faca ou garfo é adequado para esses fins.
  2. As molduras preparadas são enviadas para o extrator de mel. Para maximizar o rendimento do mel, é necessário virar as esquadrias várias vezes.
  3. O próximo passo é colocar o produto acabado em uma peneira em um recipiente limpo.

Alguns apicultores aconselham deixar o mel repousar por 2 a 3 dias, depois remover as partículas de cera e a espuma e só depois colocar o mel em recipientes para armazenamento posterior.

Como e o que alimentar as abelhas em agosto

Os insetos no apiário no final de agosto devem ser alimentados adicionalmente. Como cobertura, utiliza-se xarope de açúcar, que é preliminarmente diluído em água fervida limpa em proporções iguais. O xarope acabado é despejado em comedouros de madeira, que são instalados nas colmeias.Recomenda-se dar cerca de 0,5-1 litro do produto acabado para cada família.

O leite pode ser usado como suplemento protéico. Para estimular o crescimento, adicione tinturas à base de agulhas, absinto, alho e mil-folhas. Em escala industrial, você pode usar aditivos especiais.

Atenção! Junto com a alimentação, recomenda-se o uso de armações adicionais nas quais os insetos vão colocar a calda processada.

Luta contra roubo

Muitos apicultores comparam o roubo de abelhas a uma fogueira. Evitar o roubo é bastante fácil se você tomar medidas preventivas. O mais importante é eliminar todas as lacunas da colmeia para que as abelhas não sejam tentadas pelo cheiro do néctar, ao mesmo tempo que o tamanho da entrada é reduzido a tal ponto que um indivíduo pode voar para dentro.

Recomenda-se adicionar xarope de açúcar e ver as famílias à noite. Todo o trabalho deve ser realizado o mais rápido possível, sendo impossível deixar manchas de xarope e mel junto à colmeia.

Tratamento de abelhas em agosto

Cuidar das abelhas em agosto envolve tratar insetos de possíveis doenças. A doença mais comum é o ataque de carrapatos às colônias de abelhas. Em agosto, durante o preparo dos insetos para o inverno, recomenda-se o uso de preparações que livrem as abelhas do ácaro. Medidas preventivas oportunas ajudam a proteger a família, evitando o número de mortes no inverno.

Tratamento preventivo de abelhas em agosto

O trabalho no apiário em agosto inclui não só o exame de colônias de abelhas e a introdução de alimentação, mas também medidas preventivas para prevenir doenças. É importante entender que o ácaro adora umidade, por isso é recomendável levantar as colmeias em suportes especiais de 50 cm de altura.

Para fins preventivos, recomenda-se tratar os insetos desde os primeiros dias de agosto por 30 dias. Graças a essas manipulações, as abelhas podem ser removidas dos carrapatos em quase 90%.

Redução de ninhos de abelhas em agosto

Antes de começar a alimentar as abelhas em agosto, é recomendável pré-cortar os ninhos. Para fazer isso, o apicultor deve remover as estruturas de favo de mel da colmeia que não estão ocupadas por insetos. O primeiro passo é remover os quadros que serão descartados. É importante entender que os quadros restantes devem ser preenchidos pela metade com mel ou 2/3 cheios. Tendo tais reservas para o inverno, a família não morrerá de fome. O mel deve ser colocado no local onde estão os insetos.

É possível colocar fundação em agosto

Como regra, as abelhas são transformadas em abelhas na primavera, quando os jardins e os dentes-de-leão começam a florescer. Neste momento, os favos não se deformam com o calor, o estado de enxame de insetos não ocorreu, como resultado a probabilidade de conversão de células de abelha em células de zangão é mínima.

Uma condição importante é a presença de um suborno e trazer pólen fresco para a colmeia. É importante entender que o xarope de açúcar não resolve esse problema. Sem suborno, os insetos não reconstroem a base.

Trabalho de apiário em setembro

A importância de se trabalhar com as abelhas em setembro se deve ao fato de que nesse período os insetos começam a se preparar para o inverno. O trabalho realizado no apiário pode ser condicionalmente dividido em várias etapas:

  1. Colher e fornecer às colônias de abelhas a quantidade necessária de alimento para o inverno.
  2. Se os insetos hibernam do lado de fora, é necessário pré-isolar as colmeias.
  3. Além disso, é necessário examinar cuidadosamente as abelhas e rastrear o furto disponível no apiário.

Só depois que esses trabalhos forem realizados, é possível enviar insetos para o inverno.

As abelhas coletam mel em setembro

Em setembro, para a coleta do mel, inicia-se o processo de preparação para o inverno. Nesse período, os apicultores extraem a maior parte do mel, deixando alguns quadros pela metade. Como cobertura, os insetos recebem xarope de açúcar, que processam ao longo de setembro.Se as abelhas não coletaram o mel antes de setembro, ou se ele foi totalmente extraído, existe a possibilidade de a família morrer por falta de alimento.

Quanta ninhada deve haver em setembro

As colônias de abelhas que ainda não tiveram cria até o final de agosto, ou as jovens rainhas que acabaram de começar a pôr ovos, sem se juntar a outras colônias mais fortes, permanecerão muito fracas no inverno. A quantidade de cria em setembro deve ser pelo menos um quadro de todas as idades. Recomenda-se inspecionar cada moldura com antecedência e determinar a qualidade e a quantidade do mel. Os favos brancos, nos quais não havia cria, são removidos.

As abelhas podem enxamear em setembro

Como mostra a prática, a enxameação é possível em setembro. As razões para a enxameação são inúmeras, sendo a mais importante a ausência ou morte da abelha rainha. Além disso, o local de coleta do mel pode ser tratado com produtos químicos, que espantam os insetos e fazem com que você vá em busca de um local adequado. Outra razão pela qual os insetos podem começar a enxamear é a ausência de um reservatório nas imediações do apiário.

Cuidado de abelhas em setembro

Como mostra a prática, é muito difícil cuidar de insetos. No período de outono, recomenda-se realizar cuidados até 6 vezes, você não deve incomodar as abelhas com frequência.

Os cuidados com os insetos incluem:

  • fornecimento de estoques de ração;
  • aquecimento de urticária;
  • prevenção de doenças;
  • preparação para o inverno;
  • mantendo um regime de temperatura adequado.

Com os devidos cuidados, você poderá contar com uma forte colônia de abelhas que renderá grande quantidade de mel.

Inspeção de colônias de abelhas em setembro

Recomenda-se examinar todas as colônias de abelhas em setembro para determinar sua força. Se durante o exame forem identificadas famílias improdutivas fracas, elas devem ser descartadas. Também vale a pena identificar as famílias que precisam ser unidas com outras mais fortes. Caso sejam encontrados insetos doentes, recomenda-se iniciar o tratamento imediatamente, pois a probabilidade de perda de toda a família é alta.

Alimentando as abelhas em setembro

Devem ser deixados até 3 kg de mel para cada pista das abelhas. A prática mostra que 8 armações revestidas requerem 25 kg de mel de verão. Todo o trabalho deve ser concluído antes do dia 5 de setembro, caso contrário as abelhas não terão tempo de transformar a calda em mel.

Uma importância particular deve ser atribuída não só à quantidade, mas também à qualidade do mel utilizado. Uma ótima opção é uma variedade de mel light. Não é recomendado o uso de variedades que se cristalizem rapidamente. Além disso, os insetos recebem xarope de açúcar e pão de abelha.

Remoção de mel de melada

Ao montar ninhos de abelhas em setembro, é recomendável remover o mel de melada. Como regra, esse mel tem uma tonalidade marrom escura, tem gosto de caramelo estragado, tem uma consistência espessa. Os insetos praticamente não assimilam esse mel e, na maioria dos casos, morrem. Ao remover as armações de favo de mel, é recomendável se livrar desse mel primeiro.

Processamento de abelhas

No final de setembro, as abelhas são tratadas para varroatose. Recomenda-se realizar o tratamento de manhã cedo, antes de as abelhas iniciarem o voo. Para esses fins, você pode usar tiras de papel Vetfor. O trabalho é realizado da seguinte forma:

  1. Feche a entrada.
  2. Fixe a tira em suportes especiais.
  3. Coloque-o no meio da colmeia, no buraco entre as armações.

Você pode observar o resultado literalmente em 30-40 minutos. Quase 80% dos carrapatos se desintegrarão, o restante morrerá em 12 horas.

Formação de colmeias em setembro

A formação das abelhas no final de setembro envolve a unificação de várias famílias:

  1. Todos os trabalhos devem ser realizados até o dia 18 ou até o prazo até 20 de setembro, à noite.
  2. Famílias são formadas com bom tempo.
  3. Antes de unir várias famílias, recomenda-se a pré-alimentação dos insetos.
  4. Recomenda-se colocar a rainha da colmeia sob a tampa por um tempo.
  5. Famílias fracas devem ser unidas com um enxame forte.

É importante entender que as colônias de abelhas doentes não podem ser unidas.

Importante! As abelhas de raças diferentes não são adequadas para a unificação.

Por que as abelhas voam no outono

Os cientistas acreditam que a coleta de insetos no outono se deve a condições de vida inadequadas. Se as abelhas começarem a deixar as colmeias em setembro, os motivos podem ser os seguintes:

  • a morte da abelha rainha - a ninhada não apareceu, as abelhas cansadas começaram a se juntar;
  • herbicidas - produtos químicos prejudiciais que são usados ​​para tratar campos, como resultado dos quais as abelhas começam a procurar um lugar mais limpo para viver;
  • o ninho está mal localizado - por exemplo, está constantemente quente na colmeia ou, pelo contrário, frio; além disso, o caso pode estar num reservatório bastante afastado;
  • material de baixa qualidade foi usado na confecção do ninho;
  • os apicultores alimentam insetos, por isso as abelhas não têm espaço suficiente para equipar um ninho comum;
  • transporte constante do enxame de um lugar para outro.

Se as abelhas começam a enxamear e se preparar para o rali, é necessário descobrir o motivo e eliminá-lo imediatamente.

Trabalho com colmeias em um apiário em setembro

Os trabalhos de isolamento são realizados no apiário em setembro. Se o ninho não ocupar todo o espaço, as laterais da caixa devem ser cobertas com tábuas. Como resultado, o impacto dos ventos frios será suavizado. Materiais de isolamento, musgo seco, são colocados nas fendas existentes e, finalmente, são selados com uma almofada especial. Se você planeja usar feno ou qualquer outra grama seca para isolamento, certifique-se de que não haja sementes.

Conclusão

Em setembro, as abelhas iniciam o processo de preparação para o inverno, por isso é tão importante dar a devida atenção neste período de tempo. Os apicultores devem necessariamente examinar as famílias, identificar indivíduos infectados e debilitados. Eles precisam ser curados e mais tarde reunidos a uma família forte. Além disso, será necessário processar os insetos e fornecer-lhes a quantidade necessária de alimento, o que permitirá que as abelhas sobrevivam plenamente ao inverno e sem perdas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção