Taças para abelhas, faça você mesmo

O bebedouro de abelhas é um item indispensável no cuidado desses insetos. Afinal, eles têm sede todos os dias - principalmente durante o surgimento da ninhada das abelhas.

Na primavera e no inverno, o apicultor instala esse dispositivo em um apiário estacionário. Vale a pena considerar as características e tipos de estruturas das abelhas, bem como as regras para sua instalação, e atentar para a foto dos bebedouros faça-você-mesmo para abelhas.

As abelhas precisam de bebedores

Como você sabe, as abelhas sempre querem beber muita água. Portanto, na ausência de uma fonte natural próxima ao apiário apícola (riacho, rio, lago ou lagoa), um bebedouro apiário com um volume de 0,7-3 litros é construído neste local.

Nessas construções, uma certa quantidade de água deve estar presente todos os dias. Seu volume é aumentado ou diminuído dependendo da estação:

  • na coleta de mel, uma família de abelhas bebe 300 ml de água em 1 dia;
  • no final do verão, as abelhas consomem 100 ml de água em 1 dia;
  • desde setembro, a colônia de abelhas bebe 30 ml de água por dia;
  • No início da primavera, os insetos consomem 45 ml de água por dia.

Ao instalar um bebedouro faça-você-mesmo para abelhas a partir de uma garrafa de plástico, o apicultor garante o abastecimento correto de água para este dispositivo. Este produto está instalado em uma área aberta. Assim, os raios solares mantêm a temperatura desejada da água.

Ao instalar tal projeto, as seguintes vantagens são obtidas:

  • com a presença diária de água na colmeia, as abelhas sempre recebem - não precisam voar para lugar nenhum;
  • tal dispositivo é feito de uma garrafa de plástico que se aquece instantaneamente ao sol;
  • quando a água é adicionada a esta estrutura, o apicultor não perturba os insetos de forma alguma;
  • o apicultor avalia o grau de desenvolvimento da colônia de abelhas, transferindo água para a colmeia sem abri-la;
  • tal estrutura pode ser construída rapidamente em uma determinada área, e os materiais de fabricação são de baixo custo.

Ao instalar um projeto semelhante para as abelhas, o apicultor escolhe um local que seja aquecido rapidamente pelo sol. Para não ser arrastado pelo vento, é instalado num suporte especial com 70 cm de altura.

Variedades

Todos os bebedouros de abelhas são de 2 tipos: públicos e individuais. As primeiras estruturas são recipientes que são preenchidos com água, e todas as abelhas se aglomeram neles.

Os segundos produtos são instalados apenas em pequenos apiários. Eles servem água diretamente para cada família desses insetos.

Comente! Os bebedouros individuais são usados ​​com mais frequência, porque seu uso é mais higiênico do que o uso de estruturas públicas. É assim que os apicultores previnem a formação de certas doenças das abelhas.

De acordo com o método de abastecimento de água, os bebedores são de dois tipos:

  1. Atual. Nesse caso, a água sai lentamente de uma garrafa de plástico ou de qualquer outro recipiente em uma placa com vários canais curvos.
  2. Gotejamento. Essas estruturas são recipientes que são fechados com uma tampa com pequenas aberturas. Eles são suspensos na posição vertical com a tampa voltada para baixo sobre uma pequena bandeja na qual pingam as gotas de água e onde o excesso de água se acumula. Para um grande número de insetos voadores, vários desses dispositivos são instalados.

No inverno, o apicultor constrói uma tigela aquecida. De fato, no início da primavera, os insetos, quando em contato com a água fria, congelam, congelam e morrem. Se o sol brilhar lá fora por muito tempo, a água aquece rapidamente em uma estrutura de abelha feita de plástico ou vidro.

Classificação sazonal

Dependendo da estação, os apicultores instalam 2 tipos de bebedouros - inverno e primavera. Vale a pena considerar suas principais características.

Inverno

No inverno, bebedouros de colmeias são usados ​​para fornecer às abelhas a quantidade necessária de água. Nesse caso, os recipientes a vácuo são usados ​​com mais frequência.

Importante! Os apicultores os enchem de água sem abrir a colmeia. Por isso, ao instalarem bebedouros a vácuo na entrada, os apicultores não incomodam os insetos e não prejudicam a criação das abelhas.

Neste caso, o acesso à água só é possível a partir da colmeia. Como esse design é transparente, é fácil manter o nível de líquido necessário nele.

Primavera

Na primavera, quando as abelhas saem da colmeia, os apicultores instalam bebedouros externos. Neste caso, um barril com uma torneira ligeiramente aberta, que se enche de água, é colocado no local onde o sol brilha.

Uma estrutura semelhante é colocada perto da colmeia. Assim, as abelhas de forma rápida e independente tomam a quantidade de água que precisam.

Aquecido

No início da primavera, a temperatura da água no bebedouro de abelhas ainda é baixa. Quando em contato com ele, as abelhas sonolentas estão sujeitas a grande estresse. Nesse caso, ocorre uma redução significativa da população de abelhas.

Para manter a água sempre quente, os apicultores instalam pequenos bebedouros aquecidos. Neste caso, um aquecedor de água de aquário é freqüentemente usado. Este dispositivo não ferve água gelada, mas a aquece ligeiramente.

Bebedores a vácuo

Um bebedouro a vácuo para abelhas é considerado um recipiente indispensável no inverno, quando as próprias abelhas costumam congelar e sua ninhada é reduzida. Este design tem as seguintes vantagens:

  • é enchido sem abrir a própria colmeia, neste caso, quando o recipiente é enchido com água, os insetos não são perturbados de forma alguma;
  • apertado e fácil de usar;
  • o acesso à água é apenas dentro da colmeia, então os insetos não voam para o frio.

A estrutura de vácuo é preenchida com água antes da instalação na bandeja. Esse produto é feito de plástico transparente, através do qual o nível do líquido é claramente visível.

Como fazer um bebedouro para abelhas com as próprias mãos

Quando autoconstruídos, os bebedores usam as seguintes ferramentas e materiais de construção:

  • uma garrafa de plástico comum, com volume de 500 ml;
  • uma faca de escritório;
  • marcador;
  • um pedaço de espuma com 2 cm de espessura;
  • fita larga;
  • um pequeno prego;
  • régua.

Assim que chega a primavera, as abelhas voam para fora da colmeia mesmo em climas frios e, em contato com a água gelada, ficam dormentes. Nesse caso, o apicultor instala o bebedouro sob o corpo de vidro e, com isso, mantém a água quente por muito tempo. Se o apiário estacionário estiver distante da casa, neste caso, estruturas semelhantes são instaladas sem válvulas.

Além disso, os apicultores instalam independentemente bebedouros de abelhas comuns a partir de pneus de carro e grandes estruturas externas com aquecimento. As primeiras estruturas são construídas com pneus, que são previamente cortados em torno da circunferência.

Atenção! A água esquenta rapidamente em pneus de carro pretos, e ao descer pelo interior dos pneus, as abelhas bebem apenas a água morna.

Grandes bebedouros ao ar livre são equipados com um dispositivo de aquecimento especial - um aquecedor de água. Abaixo, sob a sarjeta por onde corre a água, coloque um recipiente com pedras ou cascalho.

É aqui que toda a água do tabuleiro é coletada. Esse tanque de reserva é usado se a garrafa de plástico ficar sem água.

Bebedouro para abelhas em uma garrafa de plástico

O bebedor mais simples é feito de uma garrafa de plástico. Este design é muito prático e compacto. Em seguida, é colocado perto da colmeia.

Durante a fabricação e instalação de tal tigela, as seguintes ações são realizadas:

  1. Um retângulo deste tamanho é feito de um pequeno pedaço de espuma - 7x12 cm.
  2. Eles pegam um marcador e fazem as marcações necessárias para eles. Neste caso, o lado grande do molde de espuma é dividido em 2 partes e 1 linha é desenhada no meio.
  3. Eles fazem um recuo da borda igual a 10 cm, e então colocam mais 1 marca.
  4. O molde de espuma resultante é dividido ao meio pela espessura.
  5. O gargalo da garrafa é aparafusado em toda a profundidade a uma distância de 10 cm da borda do retângulo de espuma.
  6. Por outro lado, as placas de espuma são cortadas em 50% da espessura.
  7. Uma ranhura de forma livre é cortada em frente à garrafa com uma faca de escritório.
  8. Ao mesmo tempo, o espaço livre é deixado ao longo de suas bordas para os insetos. Calculo a largura da calha da seguinte maneira: a largura da fita menos 10 mm. Por exemplo, a largura da fita é de 60 mm. Isso significa que a largura da calha não é superior a 50 mm.
  9. O círculo formado pelo gargalo é dividido em 2 partes.
  10. Em ângulo, corte aquele que está direcionado para a sarjeta.
  11. Posicione o tabuleiro com um entalhe, marque-o com um marcador e faça um furo com um pequeno prego.
  12. A água flui por este lugar.
  13. A parte inferior da estrutura das abelhas é completamente colada com fita adesiva.
  14. É assim que você obtém um pequeno reservatório por onde a água flui.
  15. Eles recolhem a água em uma garrafa de plástico, viram e inserem em um orifício pré-preparado.

Ao aplicar é necessário monitorar o nível de água nesta estrutura de abelha. De vez em quando, é necessário lavar o interior da garrafa de plástico.

Depois de encher a garrafa com água, ela é rosqueada "de cabeça para baixo" e o líquido entra imediatamente na ranhura.

Conclusão

Beber tigela para abelhas ajuda o apicultor a proteger um grande número desses insetos da morte. Cada apicultor deve assumir uma responsabilidade especial quanto ao fornecimento de água para o apiário. Para resolver este problema, os tipos acima de bebedouros de abelhas são instalados - as abelhas não congelam no inverno e sempre recebem água.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção