Abelhas Karnika: características + descrição da raça

Existem mais de 20.000 raças de abelhas em todo o mundo, mas apenas 25 delas são abelhas. Na Rússia, eles criam Rússia Central, estepe ucraniana, caucasiana de montanha amarela e cinza, Cárpato, italiana, karnik, buckfast, Raça de abelhas do Extremo Oriente. Cada um deles tem características, inerentes apenas a ela, características e se adapta a certas condições climáticas. O resultado da colheita do mel, a saúde e o crescimento da colônia de abelhas e a diminuição do custo de produção dependem da escolha correta da raça em uma determinada área. Karnika é uma variedade popular na Europa com muitas qualidades positivas. As desvantagens das abelhas karnik são insignificantes e não diminuem seus méritos.

Abelha Karnika na foto:

Descrição da raça de abelha Karnika

A raça de abelhas Karnik ou Krainka (Apismelliferacarnica Pollm) foi criada no final do século XIX na região histórica da Eslovênia - Extreme, através do cruzamento do zangão cipriota com a abelha italiana. Distribuído na Europa Oriental e Ocidental, popular na Rússia. Dentro da raça, várias linhagens principais são distinguidas - Troisek, Sklenar, Peshetz, Sérvio, Polonês, Nizhneavstriyskaya, Hollesberg.

Com algumas pequenas diferenças, eles têm características características:

  • grande - pesando de 100 a 230 mg;
  • cinza-prateado, pêlo grosso;
  • o abdômen é pontudo, a capa quitinosa é escura;
  • os meios-anéis dorsais mostram sinais de bordas claras;
  • um grande número de ganchos na asa traseira;
  • tromba com 6-7 mm de comprimento;

Algumas variedades têm listras amarelas nos primeiros 2-3 tergitos. A cor da capa quitinosa também pode variar - ser preta, marrom escura.

Descrição da abelha karnika

As rainhas Carnica têm quase o dobro do tamanho das abelhas operárias: uma rainha estéril pesa 180 mg e uma fetal 250 mg. O abdômen é menos desgrenhado, a cor é marrom escuro com listras marrom claro. As asas têm quase metade do comprimento do corpo. A produção diária de ovos é de 1400-1200 peças. peso total 350 mg.

Descrevendo em avaliações a experiência de criação de abelhas karnik, os apicultores argumentam que elas são substituídas silenciosamente, sem guerra, a coexistência temporária de duas rainhas é permitida. A colônia geralmente estabelece 2 células rainha, quantidade suficiente para uma reprodução produtiva. A uma temperatura de + 5 ° C, o útero das abelhas carnicas pode começar a desparasitar mesmo no inverno. A fertilidade da rainha karnik tem um efeito positivo na colheita de mel no início da primavera - a família está completamente pronta para isso e ganhou força.

Atenção! No outono, a desparasitação para no final de novembro, quando as temperaturas diurnas permanecem em zero por 3 dias.

Como as abelhas Karnika se comportam

Eles se distinguem por sua natureza calma e pacífica. O apicultor pode inspecionar o ninho com calma - as abelhas não mostram agressividade, a rainha continua a botar ovos, os insetos permanecem na moldura. Eles são trabalhadores. Eles têm um olfato desenvolvido, uma orientação espacial. Eles são propensos a atacar, mas protegem bem sua colméia das abelhas ladrões. Royivny, na ausência de suborno, essa propriedade é valorizada - o apicultor precisa tomar medidas preventivas. Por esta razão, eles não são adequados para apiários nômades.

Eles estão adaptados para voar em áreas montanhosas, podem coletar mel a uma altitude de 1.500 m. O tempo nublado e frio não é um obstáculo para voar para fora do ninho. No início da colheita de mel principal, a criação de ninhadas é limitada. Excelentes construtores - eles começam a formar favos de mel no início da primavera, mesmo com um fluxo fraco. O mel é colocado primeiro na parte de criação da colmeia, depois no depósito. O mel da foca é branco e seco, na construção dos favos de mel as abelhas karnik praticamente não usam própolis. Para os insetos, são necessárias colmeias com extensão de nidificação vertical. Autolimpante da colmeia da traça da cera e do ácaro Varroa.

Como o inverno é conduzido

Eles começam a se preparar para o inverno cedo, no final do fluxo principal do verão. Com a falta de pólen, a criação e criação de ninhadas são limitadas. Eles hibernam em famílias pequenas, consumindo alimentos com moderação. Eles não requerem condições especiais - vivem em uma colmeia com uma espessura de parede de 3,5-4 cm e com uma estrutura regular. Na primavera, eles chegam fortes, com um mínimo de morte, com ninhos limpos e aumentam rapidamente suas famílias. A abelha é caracterizada por alta resistência e robustez no inverno. Se a geada for mais dura - 20 ˚С, as colmeias precisam ser isoladas. A ração deve ser armazenada de 20 a 25 kg antes dos primeiros voos do néctar.

Resistência a doenças

As abelhas Carnica são altamente imunes à maioria das doenças, geneticamente resistentes à intoxicação mortal. No caso de um inverno longo e frio, os insetos são suscetíveis à remotosis nasal. Eles não são suscetíveis a acarapidose e paralisia. A ninhada e a abelha rainha também raramente ficam doentes.

Regiões de reprodução recomendadas

Krainki é popular entre os apicultores da Europa Central, Áustria, Romênia, República Tcheca, Eslováquia, Alemanha e Suíça. As abelhas Karnika estão adaptadas para viver em regiões com invernos frios, nascentes curtas e verões quentes.

Atenção! Inicialmente, a raça se espalhou pela Europa, mas devido à sua alta adaptabilidade às condições climáticas, ela se sente muito bem na Rússia central, é cultivada com sucesso na Sibéria, nos Urais, em Altai.

Produtividade da raça

As abelhas Karnika são trabalhadoras e capazes de trabalhar com qualquer tipo de suborno. Devido à sua longa tromba, são capazes de coletar néctar com baixo teor de açúcar. Encontre facilmente a melhor fonte de néctar e mude para ela. Funciona bem com trevo vermelho. A produtividade do mel é 1,5 vezes maior do que a de outras raças. A colheita precoce de mel é melhor do que outras raças. Em boas condições climáticas, a produtividade inicial fica na faixa de 30 kg / ha. No decorrer da pesquisa, percebeu-se que os krainks coletam mel pior em locais onde o suprimento alimentar é representado apenas por plantas silvestres. Eles voam para o trabalho 20-30 minutos mais cedo do que outras espécies. Eles são bons em áreas onde a colza de inverno e o trevo são cultivados - eles fornecem uma colheita precoce de mel de alta qualidade. Colete o néctar e o pólen de arbustos e árvores frutíferas e polinize-os.

Atenção! A abelha Krajinskaya deve ser protegida do cruzamento com outras raças. A transmissão de características só é possível com a criação de raça pura.

Vantagens e desvantagens da raça

A popularidade da raça de abelha Carnica garante sua tranquilidade e ausência de irritabilidade. Os benefícios também incluem os seguintes fatores:

  • alta produtividade de mel;
  • trabalho duro excepcional;
  • economia no consumo de ração;
  • as mudanças climáticas não afetam o desempenho;
  • o favo de mel é sempre branco e limpo;
  • transfere facilmente o transporte;
  • boa adaptabilidade;
  • alta fertilidade;
  • rápido desenvolvimento da ninhada;
  • boa coordenação;
  • imunidade forte;
  • produzir uma grande quantidade de geléia real;
  • alta produção de cera.

Existem também algumas desvantagens na raça Karnika:

  • fervilhando com coleção fraca de mel;
  • as abelhas karnik praticamente não produzem própolis;
  • instabilidade genética;
  • restrição do útero na desparasitação;
  • a ninhada preenche vários quadros ao acaso, o que cria transtornos para o apicultor;
  • Preço Alto;
  • desparasitação tardia no outono quente, o que leva ao desgaste das abelhas e ao consumo excessivo de alimentos.

Tendo tentado trabalhar com abelhas da raça Karnika, os apicultores de boa vontade dominam sua criação.

Características de reprodução

As abelhas Karnik são caracterizadas por um intenso desenvolvimento na primavera, elas rapidamente desenvolvem a força de suas famílias e trabalham nas primeiras plantas de mel. No caso de ondas de frio recorrentes na primavera, a taxa de criação da ninhada não é reduzida, mesmo usando fontes escassas de néctar e pólen. Para isso, eles voam para fora da colmeia mesmo a uma temperatura de + 10 ˚С.

A família perde muitas abelhas voadoras adultas, logo elas são substituídas por um número suficiente de indivíduos jovens. No caso de um inverno rigoroso e longo, a reprodução pode começar tarde e, no início da colheita do mel principal, a força do enxame será baixa. Se o pólen parar de fluir para o útero, ele deixará de se envolver na ninhada. Para o seu desenvolvimento correto e saudável, a temperatura na colmeia deve estar entre + 32-35 ˚С.

Características de reprodução

Em análises das abelhas karnik, os apicultores apontam para sua despretensão e baixos custos de compra e manutenção, que mais do que compensam em um curto espaço de tempo.

Os pacotes de abelhas com a família Karnika são comprados em lojas especiais. O kit inclui:

  • 3 quadros dados com larvas e 1 quadro de cobertura;
  • família de abelhas karnik;
  • uma abelha rainha com menos de 1 ano de idade com uma marca no dorso;
  • alimento - bolo kandy de 1,5 kg;
  • água com um dispositivo especial para beber que não agride os insetos;
  • embalagem.

Em março-maio, as colônias de abelhas karnik se desenvolvem rapidamente, o pico mais alto é junho-julho. Eles criam famílias grandes, o ninho pode ocupar até 3-4 edifícios.

Dicas de conteúdo

Antes de colocar as mãos nas abelhas karnica, você precisa descobrir qual linhagem é a melhor para sua região. Alguns são bons para suborno no início da primavera, outros - para o verão. A produtividade da família aumentará significativamente se o útero Krajina for mantido junto com zangões da raça italiana. O apiário pode ser mantido tanto em terreno plano como em relevo. Periodicamente, você precisa convidar um veterinário para examinar os insetos. Eles são adequados para apiários nômades - eles se acostumam facilmente a um novo lugar e não voam para as colmeias de outras pessoas.

É importante dar água às abelhas para conservar as forças. Em climas quentes, os orifícios de ventilação da colmeia devem ser abertos. Para a apicultura produtiva, as linhagens de Karnik exigem a preservação da pureza da raça, quando cruzadas com outras espécies (mesmo com linhagens intra-raças), levam à perda das qualidades reprodutivas.

Comparação de várias raças

Ao escolher uma raça de abelhas para uma determinada área, o apicultor precisa levar em consideração muitos fatores - adaptabilidade às condições climáticas, fertilidade das rainhas, imunidade, malícia, arrogância. Cada raça prefere uma certa variedade de plantas para a coleta de mel - isso deve ser levado em consideração ao analisar as plantas melíferas que crescem ao redor. A abelha da Rússia Central suporta um inverno longo e rigoroso, mas é agressiva, eficaz em um fluxo abundante e curto. Ele está focado em um tipo de planta com flor - principalmente para a produção de mel monofloral. As abelhas caucasianas, ao contrário, mudam facilmente de uma planta de mel para outra e funcionam bem com subornos fracos.

O que é melhor: Karnika ou Karpatka

Os apicultores não conseguem decidir qual dos dois é melhor. Embora muitas das características sejam semelhantes, as abelhas karnik apresentam uma série de vantagens:

  • Maior produtividade;
  • trabalhar em baixas temperaturas e durante ondas de calor, com tempo nublado e mesmo com chuva fraca;
  • proteja a colmeia das traças da cera, mantenha-a limpa;
  • ao realizar as medidas necessárias, saem facilmente do estado de enxame;

Certas linhagens da raça de abelha Karnik têm dificuldade em hibernar, saem dela muito enfraquecidas, desenvolvem-se mal, trabalham lentamente, sendo inferiores aos Cárpatos. Vivendo de 5 a 6 anos em um só lugar, os krainks podem se tornar extremamente aglomerados. Os Cárpatos são mais propensos a roubos, não preste atenção à traça da cera.Se uma família começou a se aglomerar, é muito difícil colocá-la em condições de funcionamento.

Qual é melhor: Karnika ou Buckfast

Buckfast também é caracterizado por alta produtividade de mel, boa imunidade, economia e limpeza. Não é agressivo e nem arrogante. Os Karniki são inferiores em resistência à geada, sobrevoar começa com o início do calor, mas funcionam melhor em tempo chuvoso. A rainha enche os favos com crias em ordem contínua, não se move para as outras armações, até que uma esteja totalmente preenchida. As abelhas Buckfast, como a carnica, precisam expandir o ninho durante a reprodução. É conveniente para o apicultor trabalhar com eles - o mel é colocado no topo do ninho ou na lateral. Na hora de escolher entre as raças Buckfast ou Karnika, deve-se levar em consideração as condições climáticas e o fator econômico - as primeiras são mais caras.

Conclusão

As desvantagens das abelhas karnik são reconhecidas em comparação com outras raças em condições semelhantes. As fraquezas da raça podem ser parcialmente controladas (enxameação, instabilidade genética), caso contrário os apicultores as aceitam e se adaptam. Avaliações positivas prevalecem nas análises e comentários sobre as abelhas karnik; a produtividade do mel, resistência, alta imunidade, calma e simpatia vêm à tona.

Críticas de apicultores sobre abelhas karnik

Bessonov Mikhail, 46 anos, Kazan
Karnika são boas abelhas. Eles são fáceis de controlar e pacíficos, vizinhos e crianças não têm medo de seus ataques. Eu calmamente movo o apiário de um lugar para outro, as abelhas rapidamente encontram plantas melíferas adequadas e estão bem orientadas no espaço. Eles limpam constantemente as colmeias, expulsam as mariposas e os carrapatos. Eles não difamam o mel de melada, o que é importante devido ao seu alto teor nas reservas de forragem de inverno. Acho que os iniciantes precisam começar a trabalhar com essa raça em particular.
Popov Igor, 49 anos, Rostov
Por muitos anos manteve uma raça centro-russa, decidiu tentar trabalhar com a abelha Krajina (Troyzek 1075). Imediatamente impressionado com o contraste de personagens. Muito calmo, cabe bem na moldura. Durante o fluxo intensivo, eles tendem a restringir o colo uterino, o que enfraquece as famílias para a colheita de mel principal. Bom para subornos no início e no final da primavera. Não adoecem, não vagam nos favos dos outros, não permitem que as abelhas dos outros roubem mel e expulsem eles próprios os parasitas. Até agora, vejo apenas vantagens.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção