Apicultura para iniciantes: por onde começar

A apicultura para iniciantes pode parecer uma tarefa árdua e árdua. Na verdade, o resultado vale o esforço. Com a abordagem certa ao artesanato, é possível expandir a produção de mel sem custos especiais. Para fazer isso, os iniciantes precisam se familiarizar com os segredos básicos do cuidado com as abelhas.

Apiário para iniciantes

Antes de criar abelhas, você deve obter conhecimentos básicos para posteriormente aplicá-los na prática. Um apicultor iniciante precisa começar com a fisiologia de Hymenoptera. Informações básicas podem ser obtidas na literatura científica sobre apicultura. É igualmente importante compreender os princípios da estrutura do apiário. Afinal, é ela o principal local de trabalho de um iniciante com abelhas. O citadino terá de adquirir um terreno no campo.

O tamanho do apiário, cuja foto está postada abaixo, é selecionado individualmente, dependendo de planos posteriores para criação de insetos. Se o objetivo principal de um apicultor novato é vender produtos, é necessário preparar uma grande área. Se o apiário for construído por interesse amador, uma pequena parte do terreno pessoal será suficiente para a apicultura.

O que é um apiário

Um apiário é uma área especialmente equipada com colmeias com abelhas. Cuidar das abelhas e arrumar suas casas permite que você faça uma colheita na forma de diversos produtos apícolas. No futuro, eles são comidos e usados ​​para fins medicinais.

A apicultura se espalhou há dezenas de milhares de anos. Inicialmente, esse tipo de agricultura era uma forma de coleta ativa. Mais tarde, eles começaram a criar raças de abelhas domésticas. No antigo Egito, as colmeias eram feitas de lodo. Externamente, pareciam potes de barro em miniatura. O design moderno foi recebido apenas na Rússia de Kiev, no século VIII. Nesse período, as colmeias passaram a ser casas de madeira com tampa articulada. Eles foram colocados bem no meio da floresta.

Na apicultura moderna, o apiário está localizado nas proximidades da civilização. Para iniciantes, isso torna mais fácil observar a colônia de abelhas. Uma colmeia de controle deve ser construída no apiário. Ele serve como um indicador para avaliar a produtividade da apicultura. Além das colmeias, bebedouros são instalados no território do apiário. O lugar ideal para sua colocação para iniciantes é na extremidade do território. Na apicultura, os apiários são divididos nas seguintes variedades:

  • polinizada;
  • complexo;
  • mercado de mel;
  • colônia de abelhas;
  • mel polinizado.

Quantas colmeias no apiário

A criação de abelhas para iniciantes começa com a seleção do território. Como as abelhas adoram espaço livre, uma colmeia precisará de pelo menos 1,5 m². No processo de ensino para iniciantes, várias pequenas colmeias são suficientes. Apicultores experientes preferem manter 10-30 colmeias sob controle. No total, a apicultura exigirá de 15 a 45 m². É preciso cuidar também da área ociosa, pois a produção pode aumentar com o tempo.

Você deve começar uma colmeia?

Para aprender a apicultura, mesmo uma colmeia é suficiente para iniciantes. O processo de enxameação levará ao fato de que na primavera haverá dois de uma colônia de abelhas. Mas você precisa entender que um pequeno apiário apresenta um grande risco. O resultado depende de quão responsavelmente o apicultor novato aborda a apicultura.

Aviso! O custo de criação de um apiário compensa em um ano.

Para que serve e como obter um passaporte de apiário

Para poder vender produtos apícolas, é necessário registrar o apiário em conformidade. Após o preenchimento da papelada, o apicultor iniciante recebe um passaporte apiário. Indica as condições de criação das abelhas, a força de sua saúde, raça e uma lista de plantas melíferas crescendo ao redor. Graças ao passaporte, as seguintes ações tornam-se disponíveis:

  • compra de fundação;
  • compra e venda de abelhas;
  • mudar a localização do apiário;
  • venda de quaisquer produtos apícolas.

O passaporte veterinário e sanitário inclui 7 subseções. É assinado por um funcionário, como parte de uma auditoria geral, que conduziu pesquisas de laboratório. Para obter um documento, você deve entrar em contato com o escritório distrital da estação veterinária. Em primeiro lugar, é apresentado um pedido, cujo formulário pode ser descarregado na Internet. Em seguida, um inspetor chega ao apiário de um criador novato. Ele tira amostras da colmeia e as envia para o laboratório. Depois de receber os resultados, é tomada uma decisão sobre a emissão do passaporte. No futuro, o apiário é verificado anualmente. Após cada visita do inspetor, as marcas correspondentes são colocadas no passaporte. A necessidade de obtenção de um novo documento na apicultura surge quando há mudança de proprietário do apiário ou no caso de fim de folhas em branco no documento antigo.

Na apicultura, podem surgir problemas com a obtenção de passaportes de iniciantes se forem encontrados desvios no âmbito da pesquisa de laboratório. Nesse caso, é necessário desinfetar minuciosamente o apiário e eliminar a origem do problema. Só depois disso será agendada uma segunda verificação.

Após a obtenção do passaporte, os apicultores iniciantes têm a oportunidade de obter outros tipos de documentos. São necessários se o apicultor quiser conquistar o comprador, comprovando a alta qualidade do mel. A análise da ausência de metais pesados ​​nos produtos apícolas é feita à vontade. O certificado de criação de abelhas confirma a ausência de foulbrood no biomaterial.

Importante! Na falta de documentos, é expressamente proibida a venda de mel do apiário.

Escolhendo um local para um apiário

Antes de começar a criar abelhas, é preciso prestar atenção à seleção da localização territorial do apiário. O melhor de tudo é que as abelhas se reproduzem perto das plantações de frutas. É aconselhável que as colmeias fiquem à sombra e longe de correntes de ar. O microclima mais adequado é observado na parte sul do local. É lá que as abelhas sobrevivem com mais sucesso ao inverno. É importante cuidar da proximidade com o apiário das plantas melíferas. Os iniciantes são aconselhados a instalar um apiário perto de prados floridos e pomares com plantações de frutas.

O que um apicultor novato precisa saber sobre plantas de mel

Para se tornar um apicultor do zero, você precisa estudar não apenas informações sobre as abelhas, mas também analisar as melhores plantas melíferas. Entre as árvores, os apicultores distinguem:

  • linden;
  • salgueiro;
  • cerejas;
  • viburnum;
  • framboesas da floresta;
  • cinzas da montanha;
  • ameixa;
  • árvore de maçã;
  • groselha preta.

Para conseguir um bom suborno, alguns apicultores novatos semeiam a área com plantas de mel por conta própria. Assim, aumentam significativamente a qualidade e a quantidade da safra. As plantas florais melíferas mais comuns incluem:

  • trevo;
  • catnip;
  • phacelia;
  • Melissa;
  • erva de pepino.

O que você precisa para criar abelhas

O processo de criação de abelhas em casa para iniciantes deve começar com a preparação do inventário e a compra de abelhas. As colmeias podem ser compradas prontas ou feitas por você. A segunda opção envolve o uso de madeiras macias. Ao construir uma colmeia, é necessário guiar-se pelos desenhos de apicultores experientes.

Para proteger as colmeias das intempéries, pinte-as com tinta verniz. Na hora de escolher a cor da tinta, não é recomendável dar preferência ao preto e ao vermelho, pois as abelhas não fazem distinção entre eles. Na apicultura, é desejável o uso de cores vivas.

É igualmente importante estocar as folhas básicas. Eles são inseridos em uma estrutura vazia e, em seguida, fixados a ela usando um rolo quente. Se você não colocar uma estrutura com base na colmeia, as abelhas formarão muitas células defeituosas.

Escolhendo colmeias para o apicultor novato

Se você começar a apicultura sem experiência, pode cometer erros no início da jornada. É aconselhável estudar com antecedência todas as nuances da produção dos produtos apícolas. Para apicultores experientes, as estruturas de vários níveis serão a opção mais adequada. Neles, as abelhas se desenvolvem muito mais rápido. Um iniciante na apicultura não consegue lidar com essa colmeia sozinho.

Muitos apicultores preferem fazer apicultores com as próprias mãos. Isso permite que você escolha a opção de design mais adequada para seus recursos.

Inicialmente, é recomendável que você se familiarize com as variedades de apicultores. Eles estão:

  • horizontal;
  • vertical;
  • monocasco;
  • multihull.

Ao escolher um tipo de colmeia, é necessário levar em consideração as capacidades físicas do criador novato e a frequência com que irá visitar o apiário. É igualmente importante focar na raça de Hymenoptera selecionada.

As casas mais simples são espreguiçadeiras de 20 molduras. Eles não precisam ser movidos de um lugar para outro, o que simplifica as atividades do iniciante na apicultura. As vantagens dessas colmeias incluem a possibilidade de manter duas famílias ao mesmo tempo. Nesse caso, eles são separados um do outro por uma partição.

Atenção! As colmeias de Langstroth-Ruth e Dadan implicam em um rearranjo periódico, o que pode ser um problema para uma pessoa fisicamente fraca.

O que um apicultor novato precisa saber sobre o inventário

A presença de estoque no apiário permite ao iniciante realizar as ações necessárias com as abelhas a qualquer momento. As ferramentas obrigatórias incluem:

  • estrutura;
  • Fundação;
  • rinque de patinação para a construção de estruturas;
  • fumante;
  • formão;
  • abertura com grade;
  • facas elétricas;
  • extrator de mel;
  • traje de proteção.

O resto das ferramentas são adquiridas por iniciantes conforme necessário. Se você quiser medir o ganho de peso diário da colmeia, pode comprar uma balança. Mas na maioria das vezes, os apicultores novatos vivem sem eles. Se for necessário remover as rainhas, você precisará de:

  • grade de divisão;
  • dronetrap;
  • isolador;
  • incubadora;
  • equipamento portátil.

Dicas para um apicultor novato na escolha de roupas

A apicultura é considerada bastante perigosa. No caso de uma picada de Hymenoptera, pode desenvolver-se edema de Quincke, que é fatal. Portanto, é importante evitar o contato direto com as abelhas. A principal condição para trabalhar na apicultura é a ausência de áreas de pele abertas. O kit de proteção para iniciantes deve incluir as seguintes peças de roupa:

  • sapatos fechados;
  • luvas;
  • macacão;
  • jaqueta;
  • mascarar.

Os punhos da roupa de um criador iniciante devem ser elásticos, pois a abelha é capaz de entrar no traje. Recomenda-se prestar atenção às roupas brancas.Não causa agressão nas abelhas. O material deve ser durável, macio e repelente de água. Os macacões e jaquetas especializados têm uma estrutura multicamadas. Alguns deles são resistentes ao fogo.

Treinamento de apicultura do zero

Noções básicas de cuidados com as abelhas para iniciantes podem ser aprendidas em cursos especializados. Você também pode usar informações sobre apicultura obtidas na Internet. Se pretende fazer da apicultura a sua actividade principal, pode inscrever-se numa instituição de ensino superior. Para se experimentarem na prática, alguns iniciantes vão ajudar apicultores experientes. Isso ajuda a entender claramente o princípio de trabalhar com as abelhas. O desejo de desenvolver e aprender coisas novas é de grande importância na apicultura. Isso permitirá a introdução de modernos sistemas de produção que aumentam a qualidade da safra.

Seleção e compra de abelhas

A técnica de criação das abelhas é determinada pela raça. O comportamento dos trabalhadores, a tendência ao enxame e a resistência ao clima rigoroso dependem disso.

Se a raça pura é importante para um apicultor iniciante, ele deve procurar um viveiro especializado. Em condições climáticas mais severas, as abelhas da Rússia Central são usadas na apicultura. Nas regiões do sul, as mulheres caucasianas produtivas são procuradas. Se a escolha foi pela raça dos Cárpatos, você precisa se lembrar que ela é propensa a enxamear.

O principal fator que você precisa prestar atenção na hora de escolher as abelhas para iniciantes é a estabilidade da raça na área onde está planejada a construção de um apiário. A compra deve ser realizada em local situado a no máximo 15 km do apiário. Na hora de escolher é importante estar atento à saúde das abelhas. Os sinais negativos incluem asas rasgadas e ninhada petrificada no fundo da colmeia. O vendedor deve mostrar o útero ao comprador. A força da colônia de abelhas depende de sua condição.

Onde posso conseguir abelhas

Para começar do zero, você precisa visitar um viveiro especializado. O custo depende diretamente da raça. Você também pode comprar abelhas de uma pessoa particular. O preço de uma família varia de 3.000 a 8.000 rublos.

Alguns apicultores pegam abelhas silvestres por conta própria. Eles são considerados mais produtivos, mas amargurados. Portanto, o processo de pesca é bastante difícil para iniciantes. A maneira mais adequada de capturar um enxame é usar uma armadilha.

A hora certa de comprar abelhas

É melhor para iniciantes comprar abelhas no início da primavera. Durante este período, você pode analisar com mais precisão o estado da família e a atividade do útero. As abelhas terminam o vôo e revisam o estoque. No verão, as abelhas estão no auge. Durante o transporte, existe o risco de morte da rainha ou da ninhada. Isso geralmente acontece com apicultores novatos. A compra de abelhas no final do outono exclui a possibilidade de verificar se há doenças graves na família.

Como escolher uma raça de abelhas

É importante que os iniciantes saibam tudo sobre as abelhas e a apicultura. Isso permitirá que você escolha a raça certa de abelhas, aumentando assim a lucratividade da produção. No território da Rússia, as seguintes raças são mais comuns:

  • Russo central;
  • montanha cinza caucasiana;
  • krainsky;
  • Cárpato.

A escolha deve ser baseada na localização do apiário. Se você criar uma raça que não seja resistente ao frio em condições adversas, a família irá morrer gradualmente.

Ciclo de vida de uma abelha melífera

O conhecimento das complexidades do ciclo de vida dos Hymenoptera permitirá que os iniciantes na apicultura controlem todos os processos que ocorrem dentro da família. A vida útil da abelha melífera é de 40 dias. Os indivíduos nascidos no outono vivem mais, pois não precisam se exaurir com o trabalho da primavera. Ao longo de sua vida, uma abelha passa por vários estágios de desenvolvimento:

  • ovo;
  • larva;
  • um adulto.

Do momento da postura até a eclosão das larvas, leva cerca de 3 dias.Os indivíduos que trabalham estão empenhados em alimentar as larvas. Primeiro, eles recebem geléia real, e depois - pão de abelha e mel. Após 7 dias, os adultos realizam o processo de selamento das larvas no favo de mel. Nesse ponto, eles não cabem mais na cela. Após 12 dias, uma abelha adulta aparece através da concha.

No início, ela está na colmeia, ganhando força para voar. Suas tarefas neste estágio incluem limpar as células a fim de prepará-las para a postura de ovos. Nos primeiros 4 dias a abelha é alimentada por seus companheiros. No futuro, ela pode conseguir sua própria comida sozinha. Isso se deve ao início da formação das glândulas responsáveis ​​pela produção da geléia real.

Após 22 dias do nascimento, a abelha torna-se adulta. Ela coleta e transporta o néctar. Em um vôo, um trabalhador pode carregar cerca de 40 mg de néctar. As abelhas estão constantemente em movimento, por isso têm uma vida útil bastante curta.

Comente! A abelha operária faz seus primeiros voos 22 dias após o nascimento.

O que um apicultor iniciante deve saber sobre nutrição de abelhas

Na primavera, as abelhas se alimentam de pólen e néctar. No decorrer de seu trabalho, as abelhas os transformam em mel. Durante o inverno, o mel, armazenado na primavera, é o principal alimento. Em alguns casos, um apicultor novato deve suplementar suas enfermarias com xarope de açúcar ou suplementos vitamínicos. É especialmente importante garantir a disponibilidade de alimentos frescos durante o inverno, quando as abelhas consomem mais energia do que o normal.

Como cuidar de abelhas para iniciantes

A lucratividade da apicultura iniciante depende muito da qualidade do cuidado das abelhas. No apiário, é importante realizar regularmente trabalhos que visem a preservação da saúde das abelhas e aumento da produtividade. Os procedimentos obrigatórios na apicultura incluem:

  • prevenção de doença;
  • curativo superior;
  • limpar a colmeia de sujeira e crias velhas;
  • arranjo da colmeia para o inverno;
  • criando novas rainhas.

Que dificuldades você terá que enfrentar: doenças e pragas de abelhas

Os iniciantes podem julgar a força da saúde das abelhas pela entrada da colmeia. Se houver pessoas mortas ou sedentárias nele, podemos falar de uma doença na família. Nem um único apicultor está imune ao seu desenvolvimento. As doenças invasivas e infecciosas são mais comuns na apicultura. Eles podem ser causados ​​por fungos, bactérias ou vírus. As doenças mais comuns incluem:

  • melanose;
  • aspergilose;
  • paratifóide;
  • varroatose;
  • nematose;
  • colibacilose.

Para prevenir o desenvolvimento de doenças perigosas, é necessário fumigar a colmeia em tempo hábil e tratá-la com soluções especiais. Para cada doença, um medicamento específico é fornecido. Um apicultor novato pode compreender a presença de doenças, reduzindo a atividade dos indivíduos que trabalham. Algumas abelhas podem ficar imóveis perto da placa de vôo. As doenças passadas enfraquecem significativamente a família. Portanto, é importante prevenir várias doenças em tempo hábil.

Importante! A saúde das abelhas pode ser prejudicada se não for devidamente cuidada pelo apicultor.

Tudo sobre apicultura: dicas para iniciantes

Os iniciantes na apicultura devem ouvir companheiros mais experientes. É muito mais fácil aprender com os erros das outras pessoas. Para tornar a apicultura o mais lucrativa possível, você deve:

  • prepare-se para o inverno desde a primavera;
  • comprar estoque apenas em lojas especializadas;
  • realizar regularmente atividades para melhorar a saúde da família;
  • começar a criar Hymenoptera com no máximo 5 colmeias;
  • monitorar a limpeza do apiário.

Como começar a apicultura do zero e não cometer erros

Com base na experiência de outros apicultores, os iniciantes podem evitar problemas potenciais com o trabalho do apiário. Portanto, é extremamente importante para iniciantes ouvir os conselhos de colegas mais experientes. Os erros mais comuns cometidos por apicultores novatos incluem:

  • falta de estoque de ração;
  • a presença de doenças das abelhas;
  • armazenamento impróprio dos produtos apícolas recebidos;
  • a escolha errada de plantas para coleta de mel;
  • enfraquecimento da família ou início da enxameação.

Vale a pena fazer apicultura

Antes de começar a criar abelhas, os iniciantes tentam pesar os prós e os contras da produção. A principal vantagem da apicultura é a capacidade de fornecer à sua família quaisquer produtos apícolas. Como você sabe, o mel não é apenas uma boa alternativa ao açúcar, mas também pode atuar como um medicamento.

Com a abordagem certa, a apicultura iniciante pode gerar uma renda decente. Depende diretamente dos esforços do apicultor. Cerca de 35 litros de mel podem ser coletados de um ninho por temporada. Em termos monetários, isso equivale a 20.000 rublos. Você precisa entender que trabalhar em um apiário para iniciantes requer recursos físicos. Além disso, ninguém está imune a incêndios, desastres naturais e roubo da família das abelhas.

Conclusão

A apicultura para iniciantes, na maioria das vezes, desperta interesse pela possibilidade de obtenção de benefícios. Mas nem todos estão dispostos a passar o máximo de tempo livre possível pesquisando e estudando informações. Se o apicultor aborda seu negócio com responsabilidade, os benefícios não demoram a chegar.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção