Cera de abelha: benefícios e malefícios

O uso de cera de abelha na medicina alternativa e na cosmetologia está ganhando popularidade. O fato de os insetos usarem como material de construção é um depósito de nutrientes valiosos para os humanos. Todos os resíduos das abelhas são apreciados pelos humanos. A apiterapia conquistou seu merecido nicho no mercado de medicamentos e serviços.

O que é cera de abelha

O material de construção da abelha é uma substância orgânica complexa com cheiro, cor e consistência inerentes. Como resultado da passagem de alguns processos vitais, os insetos produzem não só mel, pólen, "pão de abelha", própolis, mas também uma composição a partir da qual são posteriormente construídas células para a coleta e armazenamento das colheitas de mel.

Qual a aparência da cera de abelha

Visualmente, você pode ver que a substância é forte e, quando pressionada, eles parecem duros. Ao mesmo tempo, a cera de abelha é bastante frágil e pode ser do branco a todos os tons de amarelo. Além disso, o tom esverdeado da substância não é considerado defeito, pois isso se explica pelo excesso de própolis.

O esquema de cores do produto pode variar dependendo da estação. No verão, varia do amarelo claro ao marrom, e na primavera prevalecem os tons de creme. Vale ressaltar que as cores da substância diferem dependendo da localização do apiário e da dieta dos insetos. Se a substância derreter sob a influência da luz ultravioleta, o produto parecerá mais leve a cada dia.

Se você analisar as propriedades químicas e térmicas de uma substância, deve-se notar que a cera não se dissolve em água e glicerina. Álcool medicinal aquecido e óleos essenciais, terebintina, compostos parafínicos e outras substâncias gordurosas são adequados para dissolver o produto.

Como a cera de abelha é formada

A produção de cera é um processo complexo. O tempo de vida do inseto é de um mês. Os indivíduos jovens (até 20 dias de idade) formam e excretam o produto pelas glândulas abdominais. A substância são flocos brancos, com tamanho não superior a 0,2 mg. O material está pronto para construção e as abelhas o utilizam em qualquer lugar (favo de mel, viveiro, armazenamento). O início da trajetória de trabalho começa a partir do 11º dia de vida. Os animais jovens estão ativamente saturados com néctar e pólen, acumulam reservas de enzimas no corpo. Além disso, o processo passa para o último estágio - a liberação de um produto valioso pelas glândulas.

Durante a temporada, o apicultor pode retirar até dois kg de cera da colméia, que possui propriedades antibacterianas. A produção de favos de mel é bastante justificada, já que o mel neles não sofre fermentação e crescimento de bolores. Os favos de outono são valiosos para o apicultor. As células neles podem ser escuras ou mesmo pretas. Isso é explicado pelo acúmulo de substâncias residuais e produtos da apicultura.

Importante! As células em favo de mel mais antigas deixam muitos resíduos quando derretidas. Como resultado, uma pequena quantidade de composição de alta qualidade é obtida na saída.

Como os apicultores obtêm cera

Os apicultores usam os frutos do trabalho dos insetos, mas para que as abelhas não sofram, eles usam aparas, favos de mel quebrados, células vazias e uma barra de processamento. Vários métodos são usados ​​para obter a substância.

  1. Solar refinaria de cera. É assim que se obtém a "cera kapan", obtida pela influência dos raios solares sobre todos os resíduos possíveis.
  2. Máquina de fusão de cera a vapor. A refusão ocorre sob a influência de uma grande quantidade de vapor.
  3. Máquina de fusão de cera de água. Em grandes volumes de água, a cera é fervida até o estado desejado.
  4. Extração com solventes.
Importante! O método de obtenção de um produto puro determina a qualidade da substância acabada e a presença de componentes úteis.

Principalmente os apicultores utilizam a extração da cera por meio de vapor, já que o método permite obter uma quantidade mínima de resíduos.

Composição de cera de abelha

A estrutura bioquímica da cera está em fase de estudo científico. Até agora, ninguém conseguiu repetir sua fórmula de estrutura por meios artificiais.

Os dados sobre a estrutura são bastante contraditórios e ambíguos. De acordo com uma versão, um produto apícola contém de 50 a 300 elementos químicos, dos quais os seguintes são mais importantes:

  • ésteres - 70%;
  • complexos de carboidratos (limitantes) - até 17%;
  • ácidos graxos - até 14%;
  • água - até 2%;
  • pigmentos;
  • partículas de pólen;
  • inclusões aromáticas;
  • própolis.

A cera de abelha contém uma rica composição de vitaminas e minerais. Depois de todos os procedimentos de limpeza, ele perde quase todas as inclusões valiosas.

Para que é usada a cera de abelha?

A cera de abelha tem uma ampla gama de utilizações. Se você se aprofundar na história, os antigos gregos faziam bonecos com ela, abriam tábuas para escrever e as usavam como rolhas para selar recipientes. Hoje, a utilização do produto apícola é mais ampla:

  • substância para a fabricação de medicamentos;
  • Protetores labiais cosméticos;
  • um produto para a produção de sabão;
  • impregnação para produtos de couro;
  • verificação de moldes para fundição em metalurgia ferrosa;
  • fazer folhas grossas de papel;
  • em equipamentos elétricos;
  • para a fabricação de vernizes e tintas.

Antes do advento da eletricidade, a cera era um material para fontes de luz e por isso era especialmente apreciada.

Por que a cera de abelha é útil?

Na medicina, a cera de abelha é usada em diferentes direções:

  • solução de problemas dermatológicos (restaura tecidos, desengordura, elimina processos inflamatórios, alivia a dor, satura de umidade);
  • otorrinolaringologia - usado para o tratamento de bronquite, coriza, traqueíte, otite média;
  • na ginecologia, é amplamente utilizado para eliminar o processo inflamatório, tratar patologias nos órgãos reprodutivos;
  • a odontologia por meio de cera limpa a boca da flora bacteriana, alisa a inflamação, a sensibilidade das gengivas, o remédio é eficaz para a periodontite, estomatite, periodontite.

O produto apícola tem um poderoso efeito bacteriológico. Com sua ajuda tratam-se inflamações, queimaduras e focos ulcerativos. Para patologias de garganta e cavidade oral, a substância é recomendada para ser mastigada. O próprio produto é dotado de propriedades para remover sinais de envenenamento, remover toxinas, atuar com mais eficiência que o carvão ativado, após a mastigação, os restos devem ser engolidos. Esta é a normalização das funções intestinais, restauração do peristaltismo e o equilíbrio da microflora é ajustado. A cera é um excelente remédio para a disbiose.

Onde obter cera de abelha

O componente de abelha é vendido em lojas especializadas, mas é importante explicar o propósito da compra antes de comprar. As placas limpas não são para uso medicinal, pois durante as manipulações perderam seus componentes úteis. A base de cera pura é valiosa para os apicultores. Eles colocam nas molduras, fazem os preparativos para a próxima coleta de mel.

Você também pode comprar peças amarelas no mercado, mas deve abordar seriamente a questão da escolha.Para não se tornar o proprietário de um produto falsificado, preste atenção aos seguintes detalhes:

  • produto natural, homogêneo, não possui inclusões adicionais;
  • as cores podem ser oferecidas em branco, amarelo claro, amarelo intenso, acinzentado, com tonalidade esverdeada;
  • o aroma deve ser de mel, com leve toque de própolis e ervas;
  • com propriedades organolépticas, a peça mastiga-se facilmente, não gruda nos dentes;
  • o lingote geralmente se assemelha a um círculo de queijo, aprofundado em direção ao centro;
  • o local da divisão do componente de abelha é fosco com uma textura granulada;
  • se amassada nas mãos, sob a influência da temperatura corporal a cera amolece, torna-se plástica;
  • não deixa marcas de gordura;
  • quando imerso em álcool, ele se afoga.

Conhecendo as características listadas acima de um produto apícola, você pode evitar a decepção de compras malsucedidas.

Como usar cera de abelha para tratamento

É bom fortalecer as funções de barreira do corpo com cera de abelha - este é um excelente meio de prevenção de doenças. Mas se não foi possível evitar doenças, a substância é eficaz no tratamento ou pode aliviar significativamente os sintomas.

Tratamento conjunto com cera de abelha

Não é sempre que você encontra uma pessoa que não se preocupa com as articulações de vez em quando. A cera de abelha pode ser usada para fazer receitas caseiras de alívio de sintomas:

  1. Reumatismo. Para a preparação você vai precisar de: cera derretida (50 g), que é combinada com lanolina (120 g). O unguento resultante é aplicado na folha de bananeira ou bardana e é feito um curativo. Recomenda-se envolver a parte superior com um pano quente. A manipulação é realizada por duas semanas.
  2. Artrite. De acordo com a receita, leve: componente de abelha (40 g), resina de pinheiro (20 g), banha de porco (200 g), manteiga (40 g). Todos os ingredientes são misturados, cozidos em fogo moderado até ficar homogêneo.

As propriedades curativas da cera de abelha eliminam as dores nos ossos e nas articulações. Pessoas que respondem agudamente às mudanças no clima podem aliviar esses sintomas.

O uso de cera de abelha natural para calosidades e calosidades

Misturada com outros componentes, a cera de abelha forma unguentos medicinais. Calos e calosidades podem piorar significativamente a qualidade de vida.

Para cozinhar, leve cera, manteiga, suco de pepino ou abobrinha. A cera é derretida, adiciona-se manteiga amolecida e suco de vegetais. O mingau resultante é aplicado em um local endurecido, colocado em uma meia de algodão. É mais eficaz quando aplicado durante a noite.

Para o preparo você vai precisar de: cera (15 g), própolis (50 g), suco de meio limão. As bolas são enroladas a partir de uma mistura de substâncias, levemente pressionadas. O bolo é aplicado na área afetada. Fixe com gesso. Nesse estado, deve ser consertado por vários dias. Após o período de envelhecimento, o membro é vaporizado em uma solução de refrigerante a 2%. Calos e calosidades desaparecem após uma ou duas manipulações com a substância.

Tratamento com cera de sinusite

A sinusite é uma condição séria que a cera pode tratar.

Para o tratamento, o produto apícola é aquecido a um estado de plástico, bolos são moldados a partir dele. A substância resultante é aplicada no nariz, coberta com um pano quente por cima (guardado por meia hora). O curso da terapia é longo. No total, 15 manipulações com repetições devem ser feitas a cada dois dias.

Importante! Os benefícios da cera de abelha para o corpo humano são indiscutíveis, mas o método de tratamento deve ser acertado com o médico, já que na forma aguda da sinusite não se utilizam compressas quentes e procedimentos de aquecimento.

Tratamento de patologias cutâneas com cera de abelha

Para o tratamento de problemas dermatológicos (furúnculos, queimaduras, feridas), é preparada uma pomada especial com um produto apícola, que se aplica com movimentos leves. Para cozinhar você precisará de:

  • gordura vegetal (é permitida gordura animal) - 50 g;
  • produto apícola - 15 g;
  • meia gema fervida;
  • óleo essencial (noz-moscada, eucalipto) e terebintina - 15 gotas cada;
  • éter da árvore do chá - 3 gotas.

Algoritmo de ações: todos os componentes são misturados, exceto a gema.Eles definham, não levando a 70 graus por cerca de 40 minutos, um quarto de hora antes do final do cozimento, acrescente a gema triturada. A mistura é passada por uma gaze grossa. A gama de aplicação da pomada é ampla e não se limita a problemas dermatológicos. A composição deve ser conservada no frio (+5 graus).

Com doenças dos órgãos ENT

Com asma e sinusite, febre do feno, recomenda-se mastigar uma tampa (cera com mel) para tratamento. O procedimento é realizado a cada hora durante 15 minutos. Esta goma de mascar fortalece o sistema imunológico e promove uma recuperação mais rápida.

Doenças respiratórias

Na pneumonia, bronquite de curso crônico, resfriados, esfregar com uma pomada à base de um produto apícola ajuda muito.

Os ingredientes incluídos na pomada podem ser substituídos por ingredientes mais familiares. A principal substância continua sendo o produto apícola - cera.

Como usar mel com cera dentro

O mel que não é completamente bombeado para fora do favo de mel ou das tampas cortadas da base, misturado com o mel, é chamado de tampa. Vale destacar que se trata de uma verdadeira iguaria que traz grandes benefícios.

A fim de fortalecer as funções protetoras do corpo, para a prevenção de muitas doenças comuns, um adulto é recomendado consumir 1 colher de sopa de cera de mel três vezes ao dia. O processo de mastigação do produto deve demorar um quarto de hora.

Importante! Não há necessidade de engolir a substância mastigada, mas se alguma parte entrar, não assusta. O mel com cera beneficia o estômago: pode normalizar a acidez, curar gastrites, úlceras.

Pelo mesmo princípio, eles fortalecem a imunidade das crianças. Eles podem mastigar uma barra de abelha na dosagem de 1 colher de chá três vezes ao dia.

O uso de cera em cosmetologia

Os benefícios da cera de abelha foram avaliados em cosmetologia para a fabricação de gloss, batons, cremes para as mãos e produtos para os cabelos. Receitas caseiras podem ser usadas ativamente para restaurar o frescor e a elasticidade da pele, mas o componente é usado ativamente em escala industrial e vendido nas prateleiras de produtos químicos domésticos.

Desde recentemente, as pessoas começaram a se concentrar mais em compostos naturais naturais, o componente de abelha tornou-se mais procurado.

O que pode ser feito de cera de abelha

A cera de abelha natural é um remédio versátil para abelhas. É fonte de juventude e proteção para a pele do rosto e das mãos. Para fins médicos, é usado para eliminar processos inflamatórios, suprimir a flora bacteriana e atingir um efeito regenerador. Na vida cotidiana, o produto apícola também encontrou sua aplicação:

  1. A técnica de pintura de tecidos é o batik. A substância da abelha é espalhada com um pincel sobre os fragmentos de tecido, que se pretende proteger da influência dos corantes.
  2. Se, após o trabalho artesanal de verão, o estoque for coberto com um produto líquido, ele pode ser mantido em condições excepcionais até a primavera sem sinais de ferrugem.
  3. Aplicar cera no tecido de uma jaqueta semi-temporada e secar com secador torna o item à prova d'água e mais quente.
  4. Para excluir a quebra da madeira, os marceneiros sabem o segredo - o prego deve primeiro ser mergulhado em um produto apícola amarelo quente.
  5. A substância está incluída em lustradores de móveis industriais.
  6. Para os amantes de decoração incomum, você pode adicionar romance e amor à produção de lacres de cera de abelha para entupimento de cartões postais.
  7. A substância abelha pode ser utilizada no tratamento de calçados, mantendo-os apresentáveis ​​por muito tempo e tornando-os impermeáveis.
  8. Papel liso revestido com um composto natural pode ser usado para fins de cozinha.
  9. Com um pouco de imaginação, você pode fazer velas incomuns que exalam um cheiro agradável de cera de abelha.

A substância não deixa manchas gordurosas, pode ser utilizada com segurança para qualquer finalidade e não se limita à apiterapia.

Contra-indicações

Normalmente, mesmo os métodos tradicionais de terapia, preparações naturais e componentes têm uma lista completa de contra-indicações. A cera é uma rara exceção. Não pode ser usado em apenas dois casos:

  1. Imunidade individual à cera de abelha.
  2. Manifestações alérgicas.
Importante! As contra-indicações são um forte argumento contra o tratamento médico com cera. Para descobrir as características do seu corpo, basta prender no pulso um fragmento da substância de abelha e esperar alguns minutos. Se não houver reação a ele, não há razão para negar a si mesmo um componente natural.

Termos e condições de armazenamento

De todos os resíduos de abelhas, o mais simples de armazenar é a cera. Condições individuais não foram criadas para ele. Apenas a umidade do ar é importante. Onde quer que esteja, a concentração do cheiro não diminui, a cor e as propriedades úteis são preservadas na íntegra.

Características do armazenamento de substância de abelha:

  • não coloque em locais com alta umidade;
  • não coloque a substância próxima a produtos de cheiro intenso;
  • recomenda-se armazenar em papel alimentício ou sacola de papel;
  • se os requisitos forem atendidos, a substância é preservada sem perder qualidades valiosas por até 5 anos.

Seguindo as recomendações e observando regras simples, você pode usar cera de abelha em casa por muito tempo e de forma frutífera.

Importante! Os produtos apícolas têm se mostrado bons quando usados ​​na prevenção de doenças, mas a substância não é a base para o tratamento de enfermidades de curso grave. Também é recomendável usá-lo com cautela para quem sofre de alergias.

Conclusão

O uso razoável de cera de abelha pode eliminar permanentemente a necessidade de visitar a farmácia. As colônias de abelhas passam suas curtas vidas em trabalho constante. Tudo o que eles produzem e extraem tem um poderoso efeito positivo no corpo humano. As tradições centenárias de nossos ancestrais nos ensinaram a valorizar todos os frutos da vida dos insetos. A cera de abelha é usada na medicina popular e seus benefícios também foram apreciados por médicos e adeptos de métodos conservadores de tratamento.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção