Bee: foto + fatos interessantes

A abelha é uma representante da ordem Hymenoptera, que está intimamente relacionada com formigas e vespas. Ao longo de sua vida, o inseto se dedica à coleta de néctar, que posteriormente é transformado em mel. As abelhas vivem em famílias numerosas, chefiadas por uma rainha.

Abelha: é um animal ou um inseto

A abelha é um inseto voador de corpo comprido com grandes listras amarelas. Seu tamanho varia de 3 a 45 mm. O corpo tem três partes:

  • cabeça;
  • peito;
  • abdômen.

Uma característica distintiva do inseto é a estrutura facetada dos olhos, devido à qual as abelhas são capazes de distinguir as cores. Na parte superior do corpo, existem asas que permitem o movimento no ar. Três pares de pernas de inseto são cobertas por pequenos pêlos. Sua presença facilita o processo de limpeza das antenas e fixação das placas de cera. Existe um aparelho pungente na parte inferior do corpo. Quando surge um perigo, o indivíduo voador libera um ferrão pelo qual o veneno penetra no corpo do atacante. Após tal manobra, ela morre.

O valor das abelhas na natureza

A abelha é considerada um dos indivíduos mais saudáveis. Sua função é polinizar as plantas. A presença de pelos no corpo facilita a transferência do pólen de um lugar para outro. Manter uma colmeia em um terreno agrícola aumenta o rendimento.

Comente! Os himenópteros são capazes de carregar objetos 40 vezes seu peso.

Os benefícios das abelhas para os humanos

Os representantes dos Hymenoptera beneficiam não apenas a natureza, mas também os humanos. Sua principal função é a produção de mel, que é uma fonte rica em nutrientes. Os produtos apícolas são amplamente utilizados na culinária, medicina e cosmetologia. Os apicultores têm bons lucros, pois o preço do mel de qualidade é bastante alto.

As pessoas começaram a usar as colônias de abelhas para fins pessoais há vários séculos. Hoje, a criação de insetos é considerada um hobby e uma fonte estável de renda. Os benefícios dos representantes de Hymenoptera para os humanos são os seguintes:

  • aumento da produtividade como resultado da polinização ativa das plantas;
  • saturação do corpo com vitaminas e minerais ao usar produtos apícolas em seu interior;
  • tratamento de várias doenças no âmbito da apiterapia.

A apidômica com himenópteros costuma ser usada para fins medicinais. Eles são uma estrutura de madeira com insetos dentro. Acima está uma cama na qual o paciente é colocado. Ele não tem contato com os himenópteros, o que reduz a probabilidade de uma mordida.Mas, ao mesmo tempo, um microclima especial é criado dentro da colmeia, o que tem um efeito benéfico na saúde.

O que as abelhas dão

O mel não é o único produto produzido pelas abelhas. Existem muitos outros alimentos que tornam os himenópteros apreciados. Eles são usados ​​na fabricação da medicina tradicional, consumidos e usados ​​na cosmetologia. Os resíduos de insetos incluem:

  • veneno de abelha;
  • cera;
  • própolis;
  • pergu;
  • geléia real;
  • quitina;
  • apoio.

Como as abelhas apareceram

A vida das abelhas se originou na Terra há mais de cinquenta milhões de anos. De acordo com dados coletados por paleontólogos, as vespas apareceram muito antes. Uma de suas variedades em processo de evolução mudou o tipo de alimentação da família. Insetos revestiram células, dentro das quais colocaram ovos. Após a eclosão, as larvas foram alimentadas com pólen. Posteriormente, os órgãos de secreção começaram a mudar nos insetos, os membros começaram a se adaptar para coletar alimentos. O instinto de caça foi substituído pelo instinto de polinização das plantas e alimentação da ninhada.

A pátria dos himenópteros voadores é o sul da Ásia. À medida que se instalaram em locais com diferentes condições climáticas, os insetos adquiriram novas habilidades. Em um inverno frio, representantes dos Hymenoptera começaram a construir abrigos, onde se aqueciam, unidos em uma bola. Nesse momento, as abelhas se alimentam de alimentos armazenados no outono. Na primavera, os insetos começam a trabalhar com vigor renovado.

Importante! O peso de um enxame de abelhas pode chegar a 8 kg.

Quando as abelhas apareceram na terra

Os cientistas afirmam que os Hymenoptera se originaram há mais de 50 milhões de anos. Da Ásia, eles se espalharam para o sul da Índia e, em seguida, penetraram no Oriente Médio. Eles foram para a Rússia pelo sudoeste, mas não se estabeleceram além dos montes Urais por causa do clima severo. Eles apareceram na Sibéria apenas 200 anos atrás. Hymenoptera foram introduzidos na América artificialmente.

Como as abelhas eram mantidas antes

O tipo de apicultura mais antigo da Rússia era considerado selvagem. As pessoas encontraram colmeias de abelhas selvagens e retiraram delas o mel acumulado. No futuro, eles começaram a praticar a apicultura a bordo. Ao lado chamado de oco feito artificialmente dentro de uma árvore. Serviu de local de assentamento para uma família de abelhas. Um piso foi colocado no interior, o que simplificou o processo de coleta do mel. O furo na imitação do oco foi fechado com pedaços de madeira, deixando a entrada para os trabalhadores.
Na Rússia, a luta livre era considerada um luxo. Uma multa elevada foi imposta pela ruína dos ninhos principescos. Em alguns buracos, o mel foi coletado ao longo de vários anos. Os membros da família das abelhas encheram completamente os favos com mel, após o que deixaram a colmeia por falta de espaço para trabalhos posteriores. A apicultura também era praticada em mosteiros. O objetivo principal do clero era coletar a cera com a qual as velas eram feitas.

A próxima etapa no desenvolvimento da apicultura foi a produção de toras. Os apiários ganharam mobilidade. Eles não estavam localizados em árvores, mas no solo. Várias técnicas foram desenvolvidas para exercer controle sobre os representantes dos himenópteros. As colmeias passaram a ser equipadas com contêineres para coleta de mel e outros aparelhos.

A vida de uma abelha desde o nascimento até a morte

O ciclo de vida dos representantes de Hymenoptera é bastante complexo e em vários estágios. O conjunto de estágios no desenvolvimento de um inseto é denominado ninhada. Ovos e larvas são considerados criação aberta e pupas seladas. Ao longo de sua vida, um inseto passa por vários estágios:

  • postura de ovos;
  • larva;
  • prepupa;
  • crisálida;
  • um adulto.

As abelhas se alimentam de néctar e pólen de plantas com flores. As características estruturais do aparelho mandibular permitem coletar o alimento pela tromba, por onde entra no bócio. Lá, sob a influência de processos fisiológicos, o alimento se transforma em mel. Os apicultores fazem a colheita do apiário no início do verão. Mas também há exceções a essa regra. Para o inverno, os insetos preparam um suprimento de comida. O processo de invernada depende da sua quantidade e qualidade.

A rainha é responsável pelo processo de reprodução na família das abelhas. Ela é a líder da colmeia. Exteriormente, é muito maior do que o resto dos indivíduos. Ao acasalar com um zangão, o útero armazena sêmen em seu corpo. Durante a postura dos ovos, ela os fertiliza independentemente, movendo-se de uma célula para outra. As abelhas operárias se formarão nessas células. O útero enche as células de cera com óvulos não fertilizados. No futuro, os drones crescerão a partir deles.

As larvas formam-se 3 dias após a postura. Seus corpos são brancos. Os olhos e as pernas não são visualizados. Mas as habilidades digestivas já estão ativamente desenvolvidas. Durante a maturação, a larva absorve ativamente os alimentos que as operárias trazem para ela. Durante a transição para o próximo estágio do ciclo de vida, os representantes de Hymenoptera são selados em células com cria. Nesta posição, a prepupa começa a se formar um casulo. Esse período dura de 2 a 5 dias.

No estágio seguinte, a prepupa é transformada em pupa. Ela já se parece com um adulto, mas ainda difere dela em um corpo branco. A duração da estadia nesta fase é de 5 a 10 dias. 18 dias após a maturação final, o representante dos Hymenoptera faz o primeiro vôo.

A vida adulta da abelha é preenchida com a coleta de néctar e a alimentação da ninhada na colmeia. O útero está empenhado em botar ovos e os machos a acompanham durante os voos de acasalamento. No final de sua vida, as abelhas desempenham uma função protetora. Eles garantem que nenhum visitante indesejado entre na colmeia. Se um inseto encontrar um indivíduo estranho, ele sacrificará sua vida para injetar veneno no corpo do atacante. Após ser picado, o inseto deixa uma picada no corpo da vítima, após a qual morre.

Atenção! Colmeias de iscas selvagens podem ser encontradas no sótão, sob varandas ou em fendas nas montanhas. Nas regiões mais quentes, os ninhos aparecem nas árvores.

Qual a aparência de uma abelha

A operária difere de outros representantes de Hymenoptera na forma e na cor do corpo. Ao contrário de uma vespa, o corpo de uma abelha é coberto por pequenos pêlos. É muito menor em tamanho do que uma vespa e uma vespa. Uma picada está localizada na parte inferior do abdômen dos himenópteros. Como tem um entalhe, o inseto não consegue picar repetidamente. Após a inserção, a picada fica presa no corpo da vítima. Uma foto em close ajudará a examinar em detalhes a estrutura do corpo da abelha.

Fatos interessantes sobre as abelhas

As informações sobre as abelhas são úteis não só para os apicultores, mas também para aqueles que procuram não entrar em contato com Hymenoptera. Isso ajudará a ampliar seus horizontes e evitar picadas de insetos em locais onde se acumulam.

A maior abelha do mundo

A maior abelha do mundo pertence à família megachilid. Em linguagem científica, é chamado de Megachile plutão. A envergadura do inseto é de 63 mm e o comprimento do corpo chega a 39 mm.

Onde vivem as abelhas

As abelhas produzem mel em todos os climas com plantas com flores. Eles vivem em buracos de terra, fendas e cavidades. Os principais critérios na escolha de uma casa são a proteção do vento e a presença nas proximidades do reservatório.

Quanto pesa uma abelha

O peso de uma abelha depende de sua espécie e idade. Um indivíduo que faz o primeiro vôo pesa 0,122 g. À medida que cresce, devido ao enchimento do bócio com néctar, seu peso aumenta para 0,134 g. As abelhas voadoras velhas pesam em torno de 0,075 g. O tamanho do corpo de uma abelha anã é 2,1 mm .

Como as abelhas se comunicam entre si

A língua das abelhas é uma manifestação do instinto. Ele é conhecido por todos os indivíduos desde o nascimento. Tendo encontrado um novo local para coletar néctar, a abelha escuteira deve comunicar a informação ao resto da família. Para fazer isso, ela usa a linguagem de sinais. A abelha começa a dançar em círculo, anunciando assim a notícia. A velocidade do movimento indica o afastamento do alimento encontrado. Quanto mais lenta a dança, mais longe está o néctar. Pelo cheiro que vem dos himenópteros, os demais indivíduos aprendem aonde ir em busca de alimento.

Como as abelhas veem

A função visual nos Hymenoptera é um instrumento complexo. Inclui olhos simples e complexos. As lentes grandes nas laterais da cabeça costumam ser confundidas com o único órgão da visão. Na verdade, existem olhos simples no topo da cabeça e na testa que permitem ver objetos de perto. Devido à presença de visão facetada, os himenópteros possuem um grande ângulo de visão.

Os insetos são mal distinguidos por formas geométricas. Apesar disso, eles são bons em ver objetos volumétricos. A principal vantagem dos himenópteros é sua capacidade de reconhecer a luz polarizada e os raios ultravioleta.

Conselho! Para evitar picadas, é necessário evitar o uso de perfume e roupas escuras nos locais de concentração de abelhas.

Que cores as abelhas distinguem?

Em meados do século 20, os cientistas descobriram que os himenópteros não reagem de forma alguma ao vermelho. Mas eles percebem bem as cores branco, azul e amarelo. Às vezes, os representantes de Hymenoptera confundem o amarelo com o verde e, em vez do azul, veem o roxo.

As abelhas veem no escuro

No crepúsculo, os representantes dos Hymenoptera podem navegar com calma no espaço. Isso se deve à capacidade de ver a luz polarizada. Se não houver fontes de luz, ela não encontrará o caminho para sua casa.

A que distância as abelhas voam?

Na maioria das vezes, indivíduos trabalhadores de Hymenoptera voam em busca de néctar a uma distância de 2 a 3 km de casa. Durante o período de enxameação, eles podem voar de 7 a 14 km de suas casas. Acredita-se que o raio de vôo depende da atividade da família das abelhas. Se estiver enfraquecido, os voos serão realizados a uma curta distância.

Como as abelhas voam

O princípio do vôo das abelhas é considerado único. A asa do inseto se move na direção oposta quando girada 90 °. Em 1 segundo, existem cerca de 230 abas das asas.

Quão rápido uma abelha voa?

Sem uma carga de néctar, a abelha voa mais rápido. Sua velocidade neste caso varia de 28 a 30 km / h. A velocidade de vôo da abelha carregada é de 24 km / h.

A que altura as abelhas voam?

Mesmo na presença de vento, os himenópteros são capazes de se elevar a 30 m do solo. Mas geralmente eles coletam néctar a uma altura de não mais de 8 m. O processo de acasalamento de rainhas com zangões ocorre a uma altura de mais de 10 m. Quanto mais alto o inseto sobe, menos néctar ele irá coletar. Isso se deve à necessidade de se alimentar de suas reservas e ao mesmo tempo gastar energia intensamente.

Como as abelhas encontram o caminho de casa

Ao procurar um caminho para sua casa, as abelhas são guiadas pelo cheiro e pelos objetos ao redor. Fazendo seu primeiro vôo, Hymenoptera avalia seus arredores pela localização de árvores e vários edifícios. Já neste momento eles traçam um plano aproximado da área. Isso ajuda você a encontrar o caminho de casa ao voar por longas distâncias.

Qual é a temperatura máxima que as abelhas podem suportar

No inverno, os insetos não voam. Eles hibernam em uma colmeia, reunindo-se em uma grande bola. Em sua casa, eles conseguem manter uma temperatura de 34-35 ° C. É confortável para a criação da ninhada. A temperatura máxima que os insetos podem suportar é de 45 ° C.

Aviso! Para que as abelhas produzam mais mel, é necessário construir uma colméia bem próxima às plantas com flores.

Como as abelhas toleram o calor

Os apicultores procuram não expor a colmeia ao sol. Os insetos dificilmente toleram o calor intenso. É importante não apenas monitorar os indicadores de temperatura, mas também fornecer o acesso de oxigênio necessário à colmeia.

Quando as abelhas param de voar no outono

As peculiaridades da vida das abelhas incluem a diminuição da atividade física com o início do frio. Os voos do néctar terminam em outubro. Ocasionalmente, é observada a emergência única de certos indivíduos.

Como as abelhas dormem

Os fatos sobre a atividade das abelhas serão relevantes para quem está acostumado a coletar mel à noite. À noite, os insetos preferem ficar em casa.Seu sono é intermitente, por 30 segundos. Eles combinam descanso curto com trabalho ativo.

As abelhas dormem à noite

Os himenópteros param de funcionar às 20 às 22 horas, dependendo da duração do dia. Se você for à colmeia à noite e ouvir, poderá ouvir um zumbido característico. Enquanto alguns membros da família estão descansando, outros indivíduos continuam a produzir mel. Como resultado, a atividade dos insetos não para por um segundo.

Como fazer as abelhas dormirem um pouco

Sabendo tudo sobre as abelhas, você pode facilmente realizar qualquer ação com elas. Por exemplo, o nitrato de amônio é capaz de introduzir insetos na anestesia. Este método é praticado se a família for muito violenta. Mas, na maioria das vezes, os apicultores selecionam as formas mais inofensivas de limitar a mobilidade dos trabalhadores.

Quando as abelhas param de coletar mel

De acordo com o calendário dos apicultores, Hymenoptera deixará de usar mel a partir de 14 de agosto. Este dia é chamado de Salvador do Mel. Outras ações dos insetos visam repor as reservas de mel para o período de inverno. No que diz respeito ao ciclo de vida do trabalhador, o processo de colheita do mel ocorre até a morte. A média de vida de um trabalhador é de 40 dias.

Como as abelhas fazem as abelhas

Representantes de Hymenoptera fazem pão de abelha processando pólen. Eles o misturam com suas próprias enzimas e o selam em favos de mel. De cima, os insetos derramam uma pequena quantidade de mel. Durante a fermentação, é produzido ácido lático, que também é um conservante.

Existem abelhas que não picam

Existem variedades de himenópteros que não causam danos ao ser humano. Os cientistas contam cerca de 60 espécies dessas abelhas. Um deles são os melipones. Eles não têm nenhum ferrão, o que torna o processo de introdução do veneno impossível. Os melipões vivem em climas tropicais. Sua principal função é polinizar as plantações.

Uma característica distintiva deste tipo de Hymenoptera é a construção de colmeias horizontais e verticais. Não existe uma divisão clara de trabalho em uma família desse tipo. Recentemente, a população de insetos começou a diminuir.

Importante! O tempo de vida do útero é muito mais longo do que o das operárias. Os apicultores tentam substituí-lo a cada 2 anos.

Conclusão

A abelha vive uma vida agitada cheia de muitas coisas úteis. Ela se dedica à produção de mel, pão de abelha e própolis, benéficos ao corpo humano. O cuidado adequado com a família das abelhas torna seu trabalho mais longo e mais produtivo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção