Você pode comer cera de favo de mel?

Muitos adeptos da medicina tradicional comem cera de abelha com moderação junto com mel em favos por causa de suas qualidades benéficas. E aconselham o uso periódico de um produto curativo, guardando-o no verão por vários meses. Embora o uso de cera seja contra-indicado em grandes quantidades e no caso de doenças graves.

É possível comer favos de mel

A maioria das pessoas que não tem nenhum obstáculo na forma de alergias ou intolerâncias do corpo para comer mel também pode usar outros produtos apícolas, incluindo cera fresca de favo de mel. Esse produto valioso é comprado em lojas ou mercados especializados. O custo do favo de mel é alto, mas acredita-se que esse mel seja muito curativo. Este é um alimento pronto para a geração jovem da família das abelhas, e a cera é uma espécie de potes com lacunas. Quando uma pessoa come favo de mel, as seguintes substâncias entram no corpo:

  • mel;
  • cera;
  • própolis;
  • pólen;
  • perga.
Atenção! Deve-se notar que as propriedades da cera de abelha não foram completamente estudadas.

Há evidências de que os cientistas identificaram mais de trezentos de seus componentes ativos. Algumas substâncias têm um efeito semelhante à vitamina A.

Os próprios insetos organizados constroem favos de mel, criando-os a partir da substância secretada pelas glândulas correspondentes localizadas em seus abdomens. A cera jovem, primavera e início do verão é amarelo claro, no final de julho, em agosto envelhece, adquire uma tonalidade mais escura. Até 2-3 kg de cera são retirados de uma colônia de abelhas por ano, sem afetar a qualidade de vida das operárias aladas. Quando um quadro com células construídas cheias de mel é retirado da colmeia, é claro que o topo da abelha "em branco" é coberto com uma chamada placa de abelha. É uma fina camada de cera leve misturada com própolis. Normalmente os apicultores cortam esta camada e vendem favos de mel abertos, de onde flui o mel líquido. Os pentes com miçangas podem conter até 8-10% de própolis.

Na construção das células, a colônia de abelhas cobre o interior de cada cubículo com própolis para desinfecção. Uma substância com propriedades anti-sépticas também é produzida pelo corpo da abelha. Se a cera se vende superaquecida, em barra, e não em favos de mel, não tem própolis. É separado durante o processamento em apiários.

Importante! O Zabrus também pode ser mastigado, mas em quantidades limitadas, já que a própolis é mais usada para uso externo.

Os benefícios e malefícios da cera do favo de mel

Com base em informações de várias fontes, conclui-se que você pode comer cera de abelha sem medo. Mas um pouco, até 7-10 g durante todo o dia. Todas as vitaminas e outros elementos ativos encontrados no mel também são encontrados nos favos. As células da abelha são consideradas uma substância medicinal que pode regular as funções do corpo humano. Argumenta-se que uma quantidade limitada de cera é benéfica para uso devido às seguintes propriedades:

  • a capacidade de absorver e remover toxinas;
  • produzem um efeito antibacteriano no ambiente intestinal;
  • melhorar o peristaltismo;
  • contêm vitamina A e enriquecem o corpo com ela;
  • para informar o corpo do efeito de luz daquelas plantas das quais a família das abelhas recebeu suborno.

Mesmo que eles não comam, mas masquem cera de células de abelha perfumadas, ocorre um efeito positivo:

  • aumenta a imunidade, evita-se o desenvolvimento frequente de doenças brônquicas;
  • o estado de saúde é aliviado com rinite e sinusite;
  • há um efeito calmante e alívio do estado depressivo;
  • as gengivas são fortalecidas, pois são facilmente massageadas e impregnadas com componentes medicinais;
  • aqueles que desejam parar de fumar com mais facilidade, graças ao saneamento de alta qualidade da cavidade oral;
  • a síndrome da ressaca é removida mais rapidamente e a dependência do álcool é amenizada;
  • há uma perda arbitrária de peso com a mastigação sistemática de 2-3 células do favo de mel com cera por dia, o que reduz o apetite reflexivamente;
  • os dentes estão limpos da placa amarela;
  • efeito benéfico como prevenção da cárie da cera vazia sem mel, que se mastiga no máximo 2 vezes por semana.

Além disso, a cera é usada:

  • em cosmetologia, como uma substância que nutre células;
  • com base nele, são preparados unguentos, que são usados ​​para curar feridas de várias origens;
  • fazer compressas para o tratamento de articulações e distúrbios da circulação venosa.

Quando consumida em grandes quantidades com mel, a cera pode ser prejudicial ao organismo, causando volvo ou bloqueio do esôfago. Quem sofre de alergia também não deve se deixar levar pelo uso de um produto apícola.

Atenção! Ao adquirir a cera refundida como matéria-prima medicinal para uso interno, externo ou cosmético, pode-se retirar uma grande quantidade de um medicamento, pois a substância mantém suas propriedades por vários anos.

O que acontece se você comer cera

Tendo engolido acidentalmente um pedaço de cera de abelha enquanto mastigava um pedaço de uma moldura de mel, a pessoa limpará um pouco seu corpo. É improvável que a ingestão de até 10 g de cera no sistema alimentar produza qualquer efeito ou desconforto. As consequências graves e dolorosas já mencionadas ocorrem após doses extremamente altas que uma pessoa sã normalmente não comeria. Você também deve controlar como as crianças mastigam o favo de mel, e é melhor dar pequenas porções seguras.

Conselho! Algumas das deliciosas células das abelhas são colocadas em chá fermentado levemente resfriado, mas não em água fervente, para que mais nutrientes vivos permaneçam.

Como comer favos de mel

A resposta ideal para a questão de saber se é possível comer um favo de mel inteiro engolindo cera é mastigá-lo. A cera com mel é mastigada por muito tempo, enquanto se sente doçura e um cheiro único. O restante do produto é cuspido. Quando bem mastigado com saliva, todas as substâncias ativas benéficas da cera de abelha são transferidas para o corpo. Os apicultores alertam que é melhor você mesmo cortar, que às vezes se encontra em fragmentos de armações de mel. A própolis contida nele é destinada ao uso externo. Engula pequenos pedaços de cera propositalmente, curando algum tipo de doença. Ao mesmo tempo, é recomendável comer pão preto.

Para mastigar Zabruz, cuspa-o se for tratada estomatite, faringite ou complicações no trato respiratório superior após um resfriado. O mel em favos é considerado mais útil, perfumado e líquido, pois é preservado pela família das abelhas com o auxílio de um anti-séptico de sua "produção" - a própolis.

Precauções

Se eles comem favos de mel para fins medicinais, não se esqueça de algumas das nuances de seu uso:

  • o produto contém muitos carboidratos e um alto teor de açúcar nas refeições regulares pode ameaçar a cárie se você não enxaguar a boca;
  • favos de mel e cera serão benéficos se a família das abelhas trabalhar em uma área ecologicamente limpa;
  • na presença de carcinógenos no produto apícola, que surgem ao coletar néctar em áreas contaminadas, são liberados durante o aquecimento, por exemplo, quando o favo de mel é colocado no chá quente;
  • quem conta calorias deve ter em mente que 100 g de favos de mel contém 328 kcal;
  • é aconselhável se abster e não comer favos de mel durante a gravidez porque podem criar problemas de absorção.

Contra-indicações

Pessoas com boa saúde podem comer favos de mel sem medo. Mas com algumas doenças, eles prejudicam.Como qualquer produto, a cera do favo de mel também tem contra-indicações:

  • use com cautela para aquelas pessoas que já foram diagnosticadas com alergia, talvez nem mesmo ao mel;
  • você não pode comer em caso de intolerância individual;
  • apenas uma pequena quantidade para pacientes com diabetes mellitus, após autorização do médico;
  • é proibido usar mel em favos com agravamento da gastrite;
  • a presença de compostos sólidos na bile e no trato urinário;
  • durante os estágios elevados da oncologia;
  • com febre, se a temperatura corporal ultrapassar 38 ° C.

Termos e condições de armazenamento

Os favos de mel serão armazenados por muito tempo se o suporte permanecer intacto. As células são lacradas, o mel sob a influência do anti-séptico da própolis encontra-se no estado líquido estéril. Grandes pedaços de favo de mel são cuidadosamente cortados em pedaços menores e colocados em recipientes de vidro, porcelana ou esmalte. Na geladeira, a uma temperatura de 4-5 ° C, esta versão do mel medicinal pode ser armazenada por vários meses. Suas propriedades podem mudar, deteriorar-se se mantidas em uma sala quente, onde a temperatura está acima de + 20 ° C. O mesmo efeito da geada.

A segunda condição para preservar as propriedades medicinais do mel em favos é a proteção não só da luz solar direta, mas também da luz. O produto apícola perde significativamente suas qualidades curativas em uma sala iluminada. Portanto, o recipiente é colocado em um local escuro e deve ser coberto.

O terceiro requisito para o armazenamento de pentes de alta qualidade é a proteção contra odores estranhos. O mel absorve rapidamente qualquer aroma forte: desde perfumaria, verduras picantes até meios técnicos. Para proteger o favo de mel de perder o buquê de gramíneas, colocá-las em recipientes com tampas embutidas ajudará.

Conclusão

A cera de abelha é consumida por razões de saúde. O consumo moderado de favo de mel junto com cera tem um efeito positivo no corpo. Mas é preferível usar uma substância não comestível estritamente de acordo com as indicações. Para a maioria das pessoas, a opção usual é mastigar a cera enquanto come o mel e depois cuspi-la.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção