Alimentando as abelhas

A alimentação de abelhas na primavera é de grande importância não só para o apicultor, mas também para as colônias de abelhas. Isso se deve ao fato de que a força da colônia de abelhas durante o período de coleta do mel dependerá da qualidade da alimentação. Sem dúvida, as colônias de abelhas deveriam receber nutrição adequada no outono, mas, como mostra a prática, o suprimento de comida acaba antes mesmo do calor chegar. É por isso que os apicultores devem usar cobertura. Cada um decide por si que tipo de alimentação escolher para seus insetos e a hora de alimentação.

Por que você precisa alimentar as abelhas

Com a ajuda da alimentação primaveril, que os apicultores dão aos insetos antes de voar, é possível aumentar significativamente a produtividade da rainha da colmeia. Produtos alimentícios de alta qualidade permitem que as abelhas jovens passem o inverno sem mortalidade, além disso, após o inverno, elas começam a voar bem alimentadas e fortes o suficiente. Via de regra, com a ajuda de curativos, muitas doenças podem ser prevenidas.

Conselho! Recomenda-se alimentar as abelhas no verão, na ausência de suborno.

Termos e tipos de alimentação das abelhas

A alimentação das abelhas na primavera deve receber a devida atenção, pois disso depende a força da colônia de abelhas. A alimentação de primavera é usada pelos apicultores para atingir os seguintes objetivos:

  • prevenção e tratamento de doenças;
  • estabilização de estoques de alimentos para animais;
  • estimulando a rainha da colmeia a pôr ovos.

Existem vários tipos principais de alimentos para insetos:

  • sem a adição de várias substâncias;
  • com adição de vitaminas e medicamentos;
  • curativos enriquecidos com estimulantes.

Todos os apicultores usam cobertura. Se necessário, você mesmo pode prepará-los.

Atenção! Independentemente da espécie, é recomendável alimentar os insetos de forma quente.

Métodos de alimentação

Como mostra a prática, os apicultores usam mel natural, açúcar, xarope de açúcar, ração protéica, farinha de soja, Kandy e muito mais como cobertura. Por exemplo, se houver diarreia nos insetos após o primeiro voo, é necessário usar os medicamentos que lhes são administrados de acordo com as instruções. Em condições de baixa temperatura, recomenda-se abandonar o uso de curativos líquidos.

Como alimentar suas abelhas com mel

Se você planeja usar mel para alimentar as abelhas, precisa escolher um produto de qualidade que não prejudique os insetos. Nesse caso, você precisará remover a moldura do favo de mel da colmeia, imprimi-la e colocá-la no ninho à noite. Esse mel não tem apenas um sabor excelente, mas também propriedades medicinais. Como regra, as estruturas em favo de mel são instaladas na borda do ninho. Como o mel sofre cristalização, ele deve ser imprimido e enchido com água morna, para que o produto se torne líquido.

Como alimentar as abelhas com mel do ano passado

Para alimentar as abelhas com o mel velho, é necessário colocar a estrutura do favo de mel atrás do quadro de distribuição ou colocá-la na parte superior do corpo. Recomenda-se a pré-impressão das células. Ao utilizar este tipo de alimentação de insetos, é importante levar em consideração o fato do furto. Os quadros de mel são geralmente retirados de outras colmeias. Se as abelhas se recusam a consumir mel ou comê-lo mal, vale a pena substituir a estrutura do favo de mel.

É possível alimentar as abelhas com mel fermentado

É estritamente proibido dar mel fermentado às abelhas. Esse produto não deve ser fervido para atingir a consistência necessária ou diluído em água morna. Este produto, em geral, não pode ser utilizado na alimentação de abelhas. Como durante a fervura a temperatura chega a + 95 ° C, o mel sofre caramelização. Freqüentemente, há casos em que mel não imprimível pode ser encontrado nas colmeias após o inverno. Deve ser removido imediatamente e usado como cobertura apenas para colônias de abelhas fortes.

As abelhas são alimentadas com açúcar?

O uso do açúcar como cobertura é praticado por um grande número de apicultores em todo o país. Como mostra a experiência dos apicultores, graças ao açúcar, o desenvolvimento das colônias de abelhas é estimulado, enquanto a enxameação de insetos na primavera é evitada. O açúcar é especialmente amplamente utilizado na Europa. Assim, durante o inverno, as colônias de abelhas são alimentadas com até 30 kg de açúcar. As abelhas hibernando ao ar livre e recebendo açúcar como cobertura coletam até 60 kg de mel de alta qualidade em 1,5 meses.

Que tipo de mel se obtém se as abelhas são alimentadas com açúcar?

Se as abelhas forem alimentadas com açúcar, então o produto acabado, em regra, acaba sendo de baixa qualidade e é bastante diferente em sabor e aparência do produto natural. O mel açucarado tem as seguintes características distintivas:

  • o sabor do mel é insípido;
  • o aroma é mal expresso, não tem uma certa tonalidade, o cheiro lembra um antigo favo de mel;
  • se considerarmos a consistência, então é turvo, gelatinoso;
  • esse mel é totalmente isento de pólen;
  • alto teor de açúcar granulado.

A falsificação do mel é determinada em condições de laboratório.

Como saber se as abelhas foram alimentadas com açúcar

O mel falsificado, via de regra, tem propriedades bactericidas bastante baixas, apresenta uma pequena quantidade de substâncias ativas e o efeito terapêutico é totalmente ausente.

Como regra, esse mel tem uma tonalidade branca, o aroma floral está completamente ausente, o cheiro é fraco ou não tem cheiro. O sabor desse produto é doce, mas ao mesmo tempo açucarado, não há adstringência, que é inerente a um produto natural.

Atenção! Alguns consumidores usam lápis especiais para determinar a qualidade do mel.

Você pode alimentar as abelhas com açúcar de cana?

Muitos apicultores fazem xarope de açúcar como alimento para insetos. É importante considerar que os produtos utilizados devem ser de alta qualidade. O açúcar de cana ou de beterraba é mais adequado para esses fins. Açúcar refinado não é recomendado. O xarope de açúcar é considerado a opção de alimentação de inverno mais fácil, conveniente, econômica e popular.

Alimento proteico para abelhas

Apesar de o mel ser o principal alimento, não se esqueça dos alimentos ricos em proteínas. A alimentação com proteínas permite não só estimular a rainha da colmeia a pôr ovos, mas também ajuda a recuperar após o inverno.

Suplementos de fermento são freqüentemente usados, mas, como mostra a prática, eles não são capazes de substituir proteínas de alta qualidade. Recomenda-se dar aos insetos:

  • pólen;
  • Kandy;
  • pergu;
  • leite em pó;
  • farinha de soja.

Recomenda-se a utilização de alimentos de alta qualidade para o preparo de curativos.

Como fazer para alimentar as abelhas

Preparar a saciedade com mel é muito simples, para isso há um grande número de receitas.Alguns apicultores acrescentam ainda pequenos pedaços de bacon, insetos secos, várias ervas e especiarias. Se necessário, você pode usar receitas básicas para alimentar as abelhas:

  1. Farto espesso... Se todo o mel foi retirado da colmeia, é recomendável cuidar da nutrição das colônias de abelhas. Para fazer isso, você precisa diluir o mel com água morna na proporção de 4: 1.
  2. Média cheia... Essa mistura é dada às abelhas para uma melhor reprodução. Para preparar o tempero, você precisará de 2 litros de mel e 2 litros de água fervida e mexa até ficar homogêneo.
  3. Saciado líquido... Essa opção é dada quando as abelhas têm suprimento de ração, mas é necessário empurrar a abelha rainha para botar os ovos. Para 2 litros de mel, você precisará levar 4 litros de água fervida.
Atenção! Se você planeja usar mel de gurt com resíduos de favo de mel, o ingrediente principal é tomado mais.

É possível alimentar as abelhas com geléia

Se levarmos em conta as avaliações de apicultores experientes, então é interessante notar que em alguns casos é permitido o uso de geléia para alimentação das abelhas. No entanto, isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível. Recomenda-se dar geléia somente em período de não retirada, para economizar açúcar. Deve-se ter em mente que a carga fecal será máxima.

Importante! É permitido o uso de favos de mel velhos como cobertura para as abelhas.

Como alimentar as abelhas com perga

Perga é considerada o principal e insubstituível tipo de suplemento protéico para as abelhas. Em caso de deficiência deste tipo de alimento, a rainha da colmeia para de postura, o que diminui o desenvolvimento da colônia de abelhas. Para prevenir este fenômeno, recomenda-se colocar nas colmeias armações com pão de abelha. Se durante o período de verão uma grande quantidade de pão de abelha foi colhida por insetos, então uma parte pode ser removida.

Em regra, para armazenamento, o pão de abelha é transferido para potes de vidro, previamente moldados em bolas, após o que o recipiente é vertido com mel e coberto com gaze.

O que alimentar as abelhas se não houver pão de abelha

Se necessário, o pão de abelha pode ser substituído. Para isso, existem as seguintes receitas:

  • 1 kg de pólen é misturado com 200 g de mel e 150 ml de água, a mistura resultante é colocada em quadros;
  • 200 g de leite em pó e 1 kg de açúcar granulado são diluídos em 800 ml de água fervida e dados aos insetos em pequenas porções;
  • 1 kg de giz e 0,5 kg de pão de abelha são misturados com 500 ml de água quente, filtrados, a mistura é deixada em repouso por 48 horas.

Se necessário, você pode substituir o pão de abelha que falta por esses tipos de molhos.

Características da alimentação de abelhas com pólen

Se necessário, as abelhas podem ser alimentadas com pólen. O pólen é coletado da seguinte forma:

  1. Recolher e secar os brincos de avelã.
  2. Sacuda o pólen das flores no início da manhã, baixando-as previamente em um recipiente preparado para armazenamento.
  3. Colete o pólen usando armadilhas de pólen para essa finalidade.
  4. Eles são removidos das estruturas de faia, após o que são esmerilhados até o estado de pó.

O pólen deve ser despejado nas células vazias, após polvilhar com uma pequena quantidade de xarope de açúcar.

Top dress Kandy

Como você sabe, o Kandy pode ser comprado em uma loja especializada ou cozido por conta própria, respeitando certas proporções:

  1. Pegue o mel - 26%.
  2. Açúcar em pó - 74%.
  3. Água fervida pura - 0,18%.
  4. Ácido acético - 0,02%.
  5. Misture tudo bem.

Depois de recebida, a massa deve ser dividida em pedaços de 200 a 300 ge colocados no topo das molduras.

Conselho! Não é recomendável substituir o pó por açúcar granulado.

Feed com cobalto adicionado

Os cientistas demonstraram que o cobalto tem efeitos benéficos na saúde dos insetos. Se você adicionar cobalto ao xarope de açúcar, é possível aumentar o número de descendentes em 19%. Para preparar este tipo de ração para as abelhas, você vai precisar de 1 litro de xarope de açúcar, adicionar 8 mg de cobalto e misturar bem até que a droga esteja completamente dissolvida. Esse alimento deve ser dado às colônias de abelhas em estado quente.

Curativo com infusões curativas

Com a ajuda de curativos medicinais, você pode prevenir o aparecimento de muitas doenças. Se os insetos desenvolverem foulbrood, a seguinte infusão de cura precisará ser preparada:

  1. É necessário 1 litro de xarope de açúcar.
  2. Leve também: 2 g de sulfantrol, 2 g de sulceto, 900 mil unidades de penicilina, 1 g de norsulfazol de sódio, 400 mil unidades de neomicina, 500 mil unidades de biomicina.
  3. Despeje uma pequena quantidade de água morna no recipiente.
  4. Todos os componentes são dissolvidos nele.
  5. Em seguida, as preparações, diluídas em água, são introduzidas lentamente na calda de açúcar e bem misturadas até a obtenção de uma massa homogênea.

Com a varroatose, você precisará de:

  1. 1 litro de xarope de açúcar.
  2. 2,5 ml de óleo de endro.
  3. Misture tudo bem.

Se necessário, você pode alimentar as abelhas no verão.

Os medicamentos podem ser adicionados à alimentação

Os medicamentos, se necessário, podem ser adicionados à nutrição dos insetos:

  • Melaço de cana;
  • Kandy.

As refeições com adição de medicamentos são ministradas na quantidade de 200 g por rua. A frequência da alimentação depende inteiramente das doenças dos insetos. Você pode adicionar ao enfeite superior:

  • óleo de endro;
  • ácido ascórbico;
  • óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • ácido salicílico.

Na maioria das vezes, os apicultores recorrem ao uso de antibióticos tetraciclina.

Regras de colocação de rações

Recomenda-se dar tipos de curativos viscosos aos insetos:

  • à noite para evitar roubo no apiário;
  • em climas quentes, pois existe a possibilidade de os insetos começarem a voar para fora das colmeias.

Os curativos líquidos são colocados da seguinte forma:

  • em comedouros externos (não é necessário trepar para dentro da colmeia);
  • nos alimentadores traseiros (ótima opção para evitar furtos);
  • nos comedouros superiores (garante a preservação do calor da calda de açúcar por muito tempo);
  • você pode alimentar as abelhas com pacotes (insetos famintos roem o polietileno perfeitamente);
  • em potes de vidro;
  • em quadros de celular.

É necessário trabalhar com curativos líquidos o mais cuidadosamente possível e não derramar.

Cuidando das abelhas após a alimentação

Depois que a alimentação for concluída e as abelhas saírem da hibernação, é recomendável inspecionar as colmeias para verificar se há mortalidade. Além disso, o exame permite avaliar a força da colônia de abelhas e a quantidade de ninhadas. Se os insetos estão debilitados e não conseguem se alimentar plenamente, é necessário alimentá-los por algum tempo, o que lhes permitirá ganhar forças e começar a trabalhar.

Conclusão

Alimentar as abelhas no inverno é de particular importância. É graças aos alimentos de alta qualidade que os insetos sobrevivem ao inverno sem perdas, não sofrem doenças, a rainha da colmeia põe uma grande quantidade de ninhadas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção