Confecção de molduras para colmeias

As armações para colmeias estão disponíveis em diferentes tamanhos, dependendo do projeto e das dimensões da casa. O inventário do apiário consiste em quatro lâminas, desmontadas em retângulo. Um fio é esticado entre as ripas opostas para fixar a fundação.

Quais são as estruturas para colmeias

As armações das abelhas diferem não apenas no tamanho, mas também na finalidade. O inventário é usado para realizar várias tarefas.

Variedades de armações de abelha

No local de instalação, existem dois tipos principais:

  1. Os modelos Nest são instalados na parte inferior da colmeia. O inventário é usado para organizar a zona de criação. O desenho das molduras de nidificação e de mel nas espreguiçadeiras é o mesmo.
  2. Meias-molduras de loja são usadas durante a coleta de mel. O inventário é montado nas colmeias superiores sobrepostas às colmeias. Se o design da espreguiçadeira prevê extensões, você também pode usar meios-quadros aqui.

Por design, existem os seguintes tipos de equipamentos de apicultura:

  • Coverts as armações do favo de mel podem ser de tamanhos diferentes. Eles não diferem em um design especial. Molduras de favo de mel envolvem o ninho em ambos os lados para mantê-lo aquecido. É daí que veio o nome.
  • Estrutura o alimentador tem as mesmas dimensões da estrutura em favo de mel e é instalado em seu lugar. O inventário é usado para alimentar as abelhas com calda.
  • Incubadora consiste em uma estrutura em favo de mel com ninhada ou uma cela rainha selada dentro de uma caixa. O inventário é usado durante o cultivo de licores-mãe.
  • Berçário também chamado de moldura de enxerto. O inventário consiste em uma estrutura simples em forma de favo de mel. As laterais são equipadas com barras deslizantes. O viveiro é muito procurado durante a instalação de gaiolas com rainha.
  • Posto avançado o quadro é freqüentemente chamado de quadro. É montado a partir de uma moldura revestida com tiras finas. Instale a placa do posto avançado na colmeia para se aquecer. Os apicultores também fazem inventário de poliestireno ou embainham a moldura com compensado de ambos os lados e preenchem o espaço interno com isolamento térmico.
  • Construção as armações em favo de mel são utilizadas na produção de favo de mel e cera. O equipamento ajuda a combater drones e carrapatos. Na primavera, os drones são retirados em estruturas de favo de mel de construção para acasalar com o útero.
  • Secional os modelos são usados ​​para a produção de favo de mel. O inventário surgiu na década de 90 do século passado. As seções são feitas de plástico. As estruturas para favo de mel são inseridas em uma semi-estrutura medindo 435-145 mm.

Comum a todas as variedades de equipamentos de apicultura é um tamanho padrão correspondente às dimensões da colmeia utilizada.

Mais informações sobre os equipamentos apiários podem ser encontradas no vídeo:

Quais são os limites das abelhas não voadoras?

As abelhas que não voam são animais jovens com idade entre 14 e 20 dias. Os insetos trabalham dentro da colmeia e ocasionalmente voam para fora apenas para esvaziar os intestinos. Quando as abelhas velhas estão empenhadas na coleta de mel, os animais jovens que não voam permanecem em estruturas de favo de mel com cria.

Como determinar o tamanho dos frames

As molduras em favo de mel são instaladas no interior da colmeia, a partir daí o seu tamanho é determinado. Existem normas para todos os tipos de casas.

Padrões básicos de estrutura

Se falamos de padrões, então as dimensões das estruturas para colmeias são as seguintes:

  • 435x300 mm são usados ​​nas colmeias Dadan;
  • 435x230 mm são usados ​​em colmeias Ruta.

Com uma ligeira diferença de altura, os modelos padrão são adequados para colmeias de duas e várias camadas.

No entanto, as colmeias de Dadan são usadas com extensões de loja. Os tamanhos das armações são adequados da seguinte forma:

  • 435x300 mm são colocados nos ninhos;
  • 435x145 mm são colocados em extensões de mel.

O trilho superior de qualquer modelo é ligeiramente alongado. Em ambos os lados, projeções de 10 mm são formadas para pendurar na colmeia. A largura das ripas correspondente à espessura da moldura é de 25 mm.

Menos comuns são colmeias que requerem o uso de estruturas em favo de mel de outros padrões:

  • colocar na colmeia uma moldura de 300x435 mm do modelo ucraniano, que se distingue por um corpo estreito e altura aumentada;
  • 435x145 mm são colocados em colmeias baixas, mas largas.

Nas colmeias Boa, são usados ​​tamanhos não padronizados de quadros em favo de mel 280x110 mm.

Quais fatores influenciam a escolha

A escolha do tamanho do quadro depende do tipo de colmeia usada. Por sua vez, a escolha do projeto depende da finalidade do inventário.

Importante! Os fabricantes de colmeias estão tentando produzir produtos universais para simplificar o trabalho dos apicultores.

Distância entre quadros na colmeia

As abelhas cobrem os espaços com menos de 5 mm de largura com própolis e os espaços com mais de 9,5 mm de largura são construídos com favos de mel. No entanto, na colmeia entre os favos e a parede, forma-se um denominado espaço de abelha. As abelhas não o acumulam com favos de mel e própolis.

A colônia de abelhas deixa até 12 mm de espaço entre a fundação com a ninhada e até 9 mm entre os favos de mel. Considerando o espaço apícola, os apicultores observam as seguintes lacunas ao instalar as molduras:

  • entre a parede lateral da moldura e a parede da colmeia - até 8 mm;
  • entre o trilho superior da moldura e o teto ou o elemento inferior da moldura da célula do corpo superior - até 10 mm;
  • entre quadros de favo de mel no ninho - até 12 mm, e na ausência de espaçadores, a folga na mola é reduzida para 9 mm.

O cumprimento das lacunas cria condições ideais para o desenvolvimento da colônia de abelhas na colmeia.

Princípios gerais de fabricação de armações para abelhas

O processo de montagem de caixilhos para colmeias segue o mesmo princípio. O equipamento em favo de mel consiste em 4 lâminas, desmontadas em um retângulo de tamanho padrão. O comprimento da prancha superior é sempre maior do que a prancha inferior. As saliências formam ombros para a instalação da estrutura na colmeia. A moldura no interior da casa é suportada por saliências nas paredes laterais.

A madeira é um material comum. Equipamentos modernos começaram a ser produzidos a partir do plástico. No entanto, muitos apicultores preferem material natural.

Desenhos e dimensões de molduras para colmeias

Inicialmente, antes da fabricação, o apicultor precisa decidir sobre o tamanho. Ao montar um armazém e uma estrutura de nidificação para uma colmeia com suas próprias mãos, você não precisa procurar por desenhos diferentes. Um circuito é suficiente, já que os designs são idênticos. Apenas as dimensões diferem no desenho.

Ferramentas e materiais

Dos materiais, você precisará de ripas secas, pregos, parafusos auto-roscantes e arame para amarrar as cordas. É ideal ter uma máquina para trabalhar madeira a partir de uma ferramenta. As tábuas podem ser cortadas e lixadas à mão, mas isso vai demorar mais e mais difícil.

Conselho! Se você pretende montar um grande número de quadros para colmeias com suas próprias mãos, é ideal ter um molde especial à mão da ferramenta - um condutor.

Como fazer uma moldura para uma colmeia com suas próprias mãos

As armações modernas e inovadoras são feitas de plástico, mas poucos apicultores gostam de material artificial. Os apicultores tradicionalmente preferem madeira. O processo de inventário consiste em duas etapas principais: preparação das lâminas e montagem da estrutura.

As tiras são cortadas nas dimensões exigidas de acordo com o desenho, lixadas na máquina ou manualmente com lixa. A montagem é realizada com parafusos auto-roscantes para a resistência da conexão.Você pode usar cravos, mas as juntas devem ser coladas adicionalmente com PVA, caso contrário, o desenho ficará fraco.

Se você faz quadros para abelhas com as próprias mãos de madeira de coníferas, é aconselhável tratá-los com óleo de linhaça ou parafina derretida. O revestimento protegerá o favo de mel da resina que escapa da madeira. Quando a moldura é montada, o fio é puxado.

O vídeo fala mais sobre a fabricação de estoque:

A localização do fio na estrutura

O fio é puxado sobre a estrutura em fileiras. Existem dois esquemas de alongamento: longitudinal e transversal.

Como escolher arame para armações

O fio é puxado como uma corda. Este estado só pode ser alcançado com material de alta qualidade. Arame especial para apicultura em aço carbono, vendido em bobinas.

As lojas podem oferecer fios ferrosos e aço inoxidável. A primeira opção é mais barata, mas corrosiva. O ideal é o aço inoxidável. Alguns apicultores usam fio de tungstênio para alongamento. O resultado é bom porque o tungstênio é resistente à corrosão. Fios ou fios não ferrosos não funcionam. Eles são macios e tendem a esticar, o que fará com que as cordas se dobrem.

Qual enrolamento é melhor: longitudinal ou transversal

É impossível escolher o esquema de enrolamento ideal, pois cada um tem seus prós e contras. Quando as cordas são esticadas lateralmente, o número de linhas aumenta. A força de tração nas venezianas é distribuída de maneira mais uniforme, devido a que elas dobram menos. Durante o alongamento longitudinal, 2 a 4 fileiras são puxadas para a estrutura, dependendo de seu tamanho. A força de tração é distribuída por uma área menor das pranchas e elas se dobram mais.

No entanto, é mais difícil construir uma fundação com um trecho transversal. Devido ao menor número de fileiras de cordas no padrão longitudinal, o processo de soldagem em favo de mel é simplificado.

Para selecionar o esquema de enrolamento ideal, a resistência das tiras e o tamanho do quadro são levados em consideração. O último parâmetro é importante. O número de alongamentos aumenta em um quadro grande.

Ao escolher um dos esquemas, deve-se levar em consideração que durante a operação, mesmo a corda mais apertada enfraquece. É aconselhável não enrolar as pontas da corda em uma pista esticada. Eles são amarrados a pregos martelados em pranchas opostas. As tampas projetam-se cerca de 5 mm acima da superfície do trilho. O comprimento total da unha é de 15 mm. É aconselhável ter 1,5 mm de espessura. Um prego grosso vai rachar a barra.

Durante o enrolamento, as pontas do fio esticado são enroladas em pregos. Quando as cordas cedem durante a operação, a tensão é realizada cravando-se um prego. Às vezes, os apicultores usam esse método para puxar imediatamente o arame em novas estruturas, se não houver uma máquina de esticar.

Qual é o comprimento do fio necessário para uma estrutura retangular

O comprimento do fio é calculado usando a fórmula do perímetro da moldura. Por exemplo, o comprimento é 25 cm e a largura é 20 cm. De acordo com a fórmula de cálculo do perímetro, resolve-se o problema mais simples: 2x (25 + 20) = 90. Estruturas de 25x20 cm exigirão 90 cm de arame. Para ter certeza, você pode fazer uma pequena margem.

Como puxar cordas em armações de abelha

O processo de alongamento do fio consiste em 5 etapas:

  • Dependendo do esquema de enrolamento selecionado, os orifícios são feitos nos trilhos laterais ou nas faixas superior e inferior. Um gabarito ou furador ajudará a simplificar a tarefa.
  • Martele nas tiras opostas, puxando um prego de cada vez.
  • O fio é puxado pelos buracos com uma cobra.
  • Primeiro, uma extremidade do fio é enrolada ao redor da unha.
  • O alongamento é feito para a ponta livre do fio e só então sua ponta é enrolada no segundo prego de tensão.

A força de tensão é determinada pelo som da corda. O fio puxado para trás por seu dedo deve fazer o som de uma guitarra. Se for surdo ou ausente, o cordão é puxado.

Ferramentas para fazer molduras para colmeias

Quando é necessário estabelecer a produção de armações para colmeias ou a fazenda possui um grande apiário, o ideal é adquirir uma máquina especial - um condutor.O aparelho é uma caixa retangular sem fundo e sem tampa. Ao longo do perímetro, o tamanho interno do modelo é igual ao tamanho da moldura. Quanto mais altas as paredes do condutor, mais inventário será feito para a colmeia por vez.

Os apicultores costumam fazer um molde de madeira com pranchas. Furos são cortados em paredes opostas, barras são inseridas. Eles serão um destaque para as faixas laterais marcadas das armações. Uma lacuna é deixada entre as barras e as paredes do condutor. Seu tamanho é igual à espessura da tira mais 1 mm para a entrada livre da peça.

É importante considerar uma margem de folga ao calcular o tamanho do condutor. Normalmente, 10 quadros são inseridos no modelo. Largura da barra lateral 37 mm. Para que o número necessário de quadros caiba na largura do modelo, 10 é multiplicado por 37, mais 3 mm da margem da lacuna. Acontece que a largura da máquina é 373 mm. O comprimento do modelo corresponde à largura das molduras. Para colmeias Ruth e Dadan, o parâmetro é 435 mm. As pranchas superior e inferior das estruturas permanecem fora do modelo durante a montagem.

A montagem do equipamento para as colmeias começa com a inserção de ripas laterais com ilhós no vão entre as barras e as paredes do condutor. Primeiro, pegue apenas as ripas superiores ou inferiores. As peças são colocadas nas alças das placas laterais, fixadas com pregos ou parafusos autorroscantes. A máquina é virada e as mesmas ações são repetidas do outro lado. Quando todas as estruturas para as colmeias estão montadas, elas são removidas do gabarito, mas primeiro as barras de fixação são puxadas para fora.

Uma máquina de estrutura de metal para colmeias é soldada a partir de um tubo quadrado. O design é quase idêntico, apenas parafusos são usados ​​para prender as peças de trabalho. Além disso, não há necessidade de cortar ilhós nas grades laterais e nas barras. No final da montagem da parte superior da moldura, o parafuso é solto, o mecanismo é movido para baixo e novamente fixado. A barra inferior é inserida com força, como um espaçador. Os elementos são conectados com um grampeador de construção pneumática.

Opções para o correto arranjo de quadros na colmeia

O número de quadros de favo de mel na colmeia depende de seu tamanho. Além disso, leve em consideração o número de seções em que a casa é composta. No centro, as armações de favo de mel são sempre colocadas para a ninhada. Em colmeias horizontais de camada única, eles são instalados em uma fileira. Dentro de colmeias verticais de várias camadas, os quadros de favo de mel aninhados são colocados um acima do outro. As armações laterais e todas as que se encontram nos depósitos superiores da colmeia são utilizadas para o mel.

Dentro da colmeia, armações de favo de mel são colocadas de norte a sul. As tiras laterais estão voltadas para o orifício da torneira. Isso é chamado de deriva fria. A casa está virada para o norte. Existe um método de deriva a quente, quando as estruturas do favo de mel dentro da colmeia são colocadas paralelas ao orifício da torneira.

A derrapagem quente tem muitos benefícios:

  • durante o inverno em cada colmeia, a morte de abelhas diminui para 28%;
  • a rainha conduz a semeadura uniforme das células, a ninhada aumenta;
  • dentro da colmeia, a ameaça de corrente de ar é excluída;
  • as abelhas constroem favos de mel mais rápido.
Importante! O método de deriva a quente é popular para pavilhões. Não há necessidade de empurrar as colmeias para o corredor devido à possibilidade de acesso pela parede posterior.

Produção de armações inovadoras para abelhas

Estruturas inovadoras modernas ainda não são muito populares. Os apicultores são cautelosos com o plástico. A tecnologia foi desenvolvida após a realização de experimentos de alta tecnologia. Por muito tempo, acreditou-se que a passagem ótima de uma abelha entre os favos é de 12 mm. No entanto, com a ajuda de medições a laser, verificou-se que em condições naturais a lacuna não ultrapassa 9 mm. Usados ​​por muitos anos em colmeias, os quadros de madeira em forma de favo distorcem os padrões naturais.

O modelo inovador foi lançado com lâminas laterais estreitas de 34 mm de largura. Quando instalado na colmeia, é mantida uma folga natural de 9 mm. A vantagem do modelo inovador tornou-se imediatamente aparente na normalização do regime de temperatura no interior da colmeia e na melhoria da ventilação natural.

Conclusão

Os caixilhos das colmeias são considerados o segundo equipamento apícola mais importante. Da tranquilidade e do desenvolvimento da colônia de abelhas, a quantidade de mel coletado depende de sua qualidade.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção