Formando um ninho e preparando as abelhas para o inverno

A montagem do ninho para o inverno é uma das principais medidas para preparar as abelhas para o inverno. A formação do ninho deve ser feita de acordo com todas as normas para que os insetos passem o inverno com segurança e na primavera, com renovado vigor, comecem a trabalhar na coleta do mel.

Por que é necessário formar ninhos de abelhas

Em condições naturais, as abelhas se preparam para o inverno de maneira adequada, estocando alimentos o suficiente para durar até a primavera. No apiário, os apicultores retiram o mel das abelhas, movimentam constantemente as armações, penetrando em suas vidas. Para que os insetos sobrevivam com segurança até a primavera, e não morram de fome e doenças, é necessário cuidar deles e fazer a montagem e formação do ninho.

A preparação para o inverno começa imediatamente após a coleta principal do mel (no final do verão - início do outono) e inclui várias atividades:

  1. Inspecção e avaliação do estado da colónia de abelhas.
  2. Determinar a quantidade de mel necessária para o inverno.
  3. Top dress de indivíduos.
  4. Reduzindo a estrutura.
  5. Montagem do soquete.

A inspeção é realizada várias vezes para avaliar corretamente suas futuras ações de montagem e formação do ninho e para fazer tudo a tempo.

Métodos para formar um ninho de abelhas para o inverno

A montagem do alojamento das abelhas para o inverno é feita a partir de armações com favos de mel recheadas com mel pelo menos pela metade. Os quadros sem cobre, livres da ninhada, são removidos da colmeia. Molduras com favos de mel cheias de mel não são boas para as abelhas. Por isso, podem tornar-se bolorentos, pelo que são utilizados apenas em colmeias multi-colmeias, localizadas no alojamento superior.

Dependendo do estoque de mel para o inverno e do número de molduras, os apicultores formam um ninho, colocando-os de acordo com um determinado padrão de montagem. Existem vários desses esquemas. Cada apicultor escolhe a opção de montar e formar o ninho para o seu caso particular.

Unilateral (canto)

Molduras totalmente seladas são colocadas em uma das bordas. Em seguida, eles vão em ordem decrescente: com favos de mel semi-selados e além - com baixo teor de cobre. O que segue deve ter cerca de 2-3 kg de mel. Isso significa que com uma montagem angular, após a formação do ninho, serão de 16 a 18 kg de mel.

Dupla face

Quando há muito alimento para o inverno e a família é forte, a formação do ninho é feita de forma bidirecional - armações de corpo inteiro são colocadas nas bordas do ninho e no centro - com um conteúdo de estoque não superior a 2 kg. Seja qual for a direção em que as abelhas forem, haverá comida suficiente para elas.

Barba

O esquema de montagem de um ninho de abelha para o inverno com barba é usado para colônias fracas, núcleos e no caso de fornecimento insuficiente de ração até a primavera. Molduras totalmente de cobre são instaladas no centro da colmeia e molduras com baixo teor de cobre ao longo das bordas, conforme a quantidade de mel diminui. De acordo com este esquema de montagem, o ninho conterá de 8 a 15 kg de ração.

Método de Volakhovich

De acordo com a assembleia pelo método Volakhovich, a alimentação deve ser concluída no dia 20 de setembro, tendo-se dado 10 kg de ração para uma família. Durante a formação do ninho devem permanecer 12 quadros com 2 kg de mel em cada um e mais dois localizados no topo da colmeia. Na parte inferior da colmeia, um favo de mel é formado no qual o xarope é derramado.

Importante! O mel deixado pelas abelhas no inverno deve ser verificado quanto ao teor de melada.

Observou-se que a localização da alimentação não interfere no local de montagem do clube de inverno. Famílias fortes são formadas em um clube quando a temperatura cai para +70C e estão localizados mais perto do furo da torneira. Os mais fracos formam uma cama já a uma temperatura de +120C e estão mais longe do furo da torneira. Enquanto comem mel, as abelhas sobem para os favos superiores e depois seguem para a parede posterior.

Como construir um ninho de abelhas para o inverno

Após o término do fluxo principal, a ninhada diminui gradativamente e no início de agosto é possível, pela quantidade de mel e a força da colônia de abelhas, determinar a forma de montagem e formação do ninho:

  • completamente no mel;
  • parcialmente no mel;
  • alimentar as abelhas exclusivamente com xarope de açúcar.

Apenas os quadros ocupados pelas abelhas permanecem na colmeia, são retirados durante a formação. Os apicultores notaram que se você encurtar o ninho de abelhas para o inverno, o mel dos favos não cristaliza, as células não ficam mofadas, as abelhas não morrem de frio nas partes externas dos favos.

O ninho de abelhas para o inverno é recolhido para que os indivíduos eclodam todos os quadros. Ao montar, deve haver favos de mel vazios na parte inferior. Os indivíduos ficarão neles localizados e formarão uma cama.

Deve-se ter cuidado para garantir que a moldura cheia de pão de abelha não acabe no centro do ninho. Caso contrário, as abelhas podem se dividir em 2 porretes e algumas delas morrerão. Para determinar o pão de abelha, você precisa olhar para a luz - ela não brilhará. Esta moldura deve ser deixada em estoque até a primavera. Na primavera, será útil para as abelhas.

Se as colmeias com vários cascos forem usadas na apicultura, então, na preparação para o inverno, o ninho não é reduzido, mas as colmeias são removidas. Para o inverno, os apicultores deixam apenas 2 casas:

  • o de baixo contém cria e algum alimento;
  • o superior está cheio de favos de mel para a alimentação no inverno.

A localização da ninhada no outono não muda durante a formação. Observou-se que, ao usar colmeias com várias colmeias, os insetos comem menos e sobrevivem em maior número.

Quando você precisa formar um ninho de abelhas para o inverno

Após a eclosão da parte principal das abelhas jovens e sobra pouca ninhada, é necessário começar a preparar as abelhas para o inverno e a formação do ninho Dadan. Nessa altura, a maior parte dos indivíduos idosos morrerá e pelo número dos restantes será possível descobrir a força da colónia de abelhas.

Ao montar e formar o ninho no outono, deve-se tomar cuidado para garantir que as abelhas tenham tempo de aquecimento suficiente para embalar o ninho depois que o apicultor o tiver montado.

Simultaneamente à redução, a formação de um ninho de abelha é realizada no outono. A montagem é feita em uma determinada ordem em relação ao furo da torneira. O buraco deve estar no centro do ninho.

Top curativo

Na hora de montar uma colmeia para o inverno, deve-se seguir a regra de formação, na qual ficam quadros com mel de pelo menos 2 kg cada. Os apicultores observaram que uma colônia de abelhas forte leva de 10 a 12 quadros. Do mel colhido por insetos na quantidade de 25-30 kg, restam apenas 18-20 kg. Em colmeias com vários corpos, resta todo o estoque.

A alimentação de outono é obrigatória e seu objetivo é:

  • alimentar insetos;
  • compensar o mel que a pessoa pegou para si;
  • para realizar a prevenção contra doenças.

Para cozinhar, leve água fresca, não dura, e açúcar de alta qualidade. Prepare de acordo com as seguintes instruções:

  1. Ferva 1 litro de água.
  2. Retire do fogo e acrescente 1,5 kg de açúcar, mexa.
  3. Depois de resfriar a calda para +450Com, você pode adicionar mel na quantidade de 10% da calda.

Os insetos são alimentados à noite, assim que as abelhas param anos. A dose é calculada para que todo o xarope seja consumido pela manhã. É desejável que a comida esteja quente, mas não quente ou fria. É despejado em comedouros de madeira localizados no topo da colmeia, ou em taças especiais de plástico ou vidro.

Em colmeias com vários corpos, o xarope é colocado na parte superior do corpo, e uma passagem é feita no teto da parte inferior do corpo para que as abelhas possam transferir o xarope para o favo.

Importante! É preciso terminar a alimentação na primeira década de setembro, nas latitudes médias e antes do início de outubro nas regiões sul do país.

Quantos quadros deixar na colmeia para o inverno

Para saber quantos quadros são necessários para o inverno, você deve abrir o teto da colmeia e ver quantos deles não estão ocupados por abelhas. É exatamente quanto tirar e deixar o resto.

Inspeção das colmeias

A revisão das colmeias é realizada no outono após a coleta final do mel. Um exame cuidadoso dos insetos ajudará a determinar a prontidão da colônia de abelhas para o inverno, a formação e montagem do ninho, a saber:

  • quanta comida deve haver na colmeia para a família viver com segurança até a primavera;
  • como os insetos e seu útero se sentem;
  • a quantidade de ninhada;
  • a presença de células livres para colocar os ovos no útero.

Durante a fiscalização, é determinado como será a montagem e formação, o que é preciso tirar o excesso e o que fazer para salvar a família.

Todos os dados são inseridos em um extrato e um diário do apiário.

Reduzindo o número de frames

O número de quadros depende do número de abelhas. Uma família forte precisa mais deles do que uma fraca. Na hora de moldar o alojamento das abelhas para o inverno, as ruas precisam ser reduzidas de 12 mm para 8 mm. As molduras vazias que estão completamente cheias de mel são removidas da colmeia. Os diafragmas de isolamento são instalados no ninho em ambos os lados, estreitando-o.

Se você deixar tudo como estava, então existe a possibilidade de as abelhas se estabelecerem onde não há comida, ou elas serão divididas em 2 clubes. Em ambos os casos, os insetos podem morrer de frio ou fome.

Atenção! Não remova estruturas nas quais haja pelo menos uma pequena ninhada. Eles são colocados na borda ao montar e formar o ninho. Quando a ninhada sai, as abelhas são sacudidas.

Quando passar o inverno ao ar livre ou em uma sala fria, deixe molduras suficientes para enchê-las completamente de abelhas. Se as colmeias forem transferidas para uma sala quente, outras 1-2 molduras são instaladas adicionalmente.

Reforçando famílias fracas no outono

Durante uma inspeção de outono, é necessário determinar se a família é fraca ou forte, a fim de adicionar insetos a tempo, unindo duas ou mais famílias. Uma colônia fraca pode ser fortalecida reorganizando a ninhada durante a formação do ninho. Por exemplo, em uma colônia fraca há 3 quadros com ninhada, e em uma colônia forte - 8. Então 2 ou 3 ninhadas de abelhas fortes são movidas para fracas.

Acúmulo de colônias de abelhas no outono

Uma das principais tarefas do apicultor no período de outono é proporcionar muitos jovens a famílias fortes. Eles hibernam bem e se desenvolvem rapidamente na primavera. Portanto, é importante que a postura das rainhas aumente justamente no início do outono, e a ninhada naquela época estava bem alimentada. Por esta:

  • isolar urticária quando ocorrerem ondas de frio;
  • liberar o favo de mel para postura de ovos;
  • fornecer alimentos suficientes aos indivíduos;
  • as abelhas são levadas para o suborno de outono.

Quando o crescimento das abelhas no inverno se torna suficiente, ele é interrompido pelas ações opostas:

  • remova o isolamento;
  • melhorar a ventilação;
  • não dê alimentação de incentivo.

Não estique o tempo de postura dos ovos. Deve ser preenchido com a expectativa de que a última eclosão das abelhas tenha tempo para realizar vôos de limpeza em dias quentes. Então os intestinos serão limpos e a probabilidade de doenças diminuirá.

Cuidando das abelhas após a formação do ninho

Todo o trabalho preparatório de montagem e formação do ninho deve ser concluído antes de 10 de setembro. Isso dará às abelhas tempo para transferir o mel para o ninho e formar um clube.

Existem várias técnicas que alguns apicultores utilizam na fase final de formação de um ninho de abelhas para o inverno em espreguiçadeiras para melhorar suas condições de sobrevivência:

  • aproximadamente no meio das molduras, é feito um orifício com um diâmetro de cerca de 10 mm com uma vara de madeira para facilitar a movimentação das abelhas no clube de inverno em busca de alimento;
  • para que o taco não assente junto a um tecto quente, retira-se o isolamento superior e resta apenas uma lona, ​​após a fixação final do taco no local escolhido, o isolamento é devolvido ao seu lugar;
  • para que não haja postura tardia, junto com o resfriamento da colmeia, aumentam a ventilação e, após o útero parar de botar ovos, reduzem a ventilação e restauram o isolamento.

Após a montagem, o ninho é isolado com almofadas e instaladas barreiras de entrada contra a penetração de ratos e outros roedores.

Isso conclui o trabalho de outono na formação da colmeia para o inverno. Até a primavera, não é recomendável examiná-los, mas apenas ouvir com um tubo de borracha inserido no entalhe superior, ou usando um dispositivo acústico especial - um apiscop. O zumbido deve ser suave, calmo e quase inaudível. Se as abelhas estão preocupadas com alguma coisa, isso pode ser entendido pelo zumbido.

Com o início do frio constante, as colmeias são levadas para a casa de inverno. Agora o apicultor chega lá para verificar a temperatura e a umidade do ambiente. Para isso, termômetros e psicrômetros estão localizados na casa de inverno, em diferentes locais e em diferentes níveis.

As colmeias são dispostas de forma que os núcleos com as rainhas fiquem em locais quentes, e as colônias mais fortes ficam na parte mais fria da casa de inverno.

Em quartos confortáveis, onde não há problemas de temperatura, umidade e penetração de roedores, as colmeias são instaladas sem cobertura, um leve isolamento é deixado no topo, as entradas superiores são abertas e as inferiores fechadas. Com pouca ventilação, as abelhas comem menos, sua atividade é reduzida, vivem mais e procriam mais.

Conclusão

A montagem do ninho para o inverno e sua formação é um importante acontecimento outonal em qualquer apicultura. A colheita realizada de forma oportuna e correta ajudará as abelhas a sobreviver ao inverno com segurança e a iniciar plenamente a nova temporada de colheita de mel. A gestão bem-sucedida do negócio do apiário está nas mãos dos apicultores e depende de sua preocupação com as abelhas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção