Bipin para abelhas: instruções de uso

A presença de apiário obriga o proprietário a cuidar bem das abelhas. O tratamento, a prevenção de doenças é uma das direções principais. Remédio para abelhas que os apicultores Bipin usam para tratar insetos no outono.

Bipin: aplicação na apicultura

Desde os anos 70 do século XX. os apicultores da URSS enfrentaram o problema da infestação de abelhas pelo ácaro Varroa, que se espalhou nos apiários e se tornou a causa da doença do inseto com varroatose (varroose). O tamanho do parasita é de aproximadamente 2 mm. Ele suga a hemolinfa (sangue) das abelhas e se multiplica rapidamente.

Atenção! A doença das abelhas é difícil de detectar nos primeiros dias da infecção. Dá para perceber o início do processo pelos traços característicos - a atividade dos insetos diminui, a coleta de mel está caindo.

Além de causar danos diretos, o carrapato carrega outras doenças que não são menos perigosas para as abelhas. Por exemplo, paralisia de natureza viral ou aguda. É impossível destruir completamente a infecção. É necessária profilaxia constante com Bipin. Para isso, no outono, é necessário tratar o apiário com Bipin para abelhas de acordo com as instruções de uso. O inverno de todas as colônias de abelhas depende de uma preparação adequada.

Composição, forma de liberação de Bipin

A droga Bipin pertence ao grupo das drogas acaricidas. A base da composição é o amitraz. Aparência - líquido com uma tonalidade amarela. Disponível em ampolas de vidro com volume de 1 ou 0,5 ml cada. O pacote contém 10 ou 20 peças.

Propriedades farmacológicas

O principal efeito é fornecido pelo amitraz. Um medicamento do grupo dos acaricidas - substâncias especiais ou suas misturas para o combate às infecções transmitidas por carrapatos. O Bipin é utilizado contra a praga Varroa jacobsoni, o exterminador mais comum de insetos e abelhas, em particular.

Importante! Amitraz não tem efeitos colaterais e não afeta as colônias de abelhas de forma alguma, se as instruções de uso de Bipin forem seguidas.

As avaliações dos apicultores sobre o Bipin são positivas. Os apicultores relatam ação e eficácia visíveis.

Instruções de uso

A preparação de Bipin para abelhas é diluída até o estado de uma emulsão. O uso puro do concentrado é proibido. Para uma ampola - 1 ml - tome 2 litros de água limpa em temperatura ambiente (não superior a 40 oC). A solução final é pulverizada em um dia, na manhã seguinte uma nova deve ser diluída.

Apicultores experientes aconselham o processamento do apiário duas vezes:

  • imediatamente após a coleta do mel;
  • antes da postura para o inverno (realizada se o carrapato já tiver sido detectado ou houver suspeita de seu aparecimento).

O intervalo recomendado é de uma semana. A profilaxia correta irá reduzir ao mínimo a possibilidade de aparecimento de um carrapato prejudicial. Portanto, vale a pena gastar tempo e esforço no outono e passar a próxima temporada sem uma praga.

Método de aplicação e dose de Bipin

A emulsão final deve ser leitosa ou branca. Quaisquer sombras estranhas são um motivo para preparar uma nova solução e despejar a solução resultante (a saúde e a vida das abelhas depende disso). Preparado imediatamente antes do uso para manter a atividade da substância ativa Bipin.

A opção de processamento mais simples:

  • despeje a solução em um grande recipiente de plástico;
  • faça um pequeno furo na tampa;
  • regue suavemente as colmeias.

Despeje a emulsão, lentamente, em pequenas porções. Como apicultores experientes fazem isso, você pode assistir ao vídeo:

Esse método tem uma desvantagem significativa: é impossível controlar a dose da substância, por isso é provável que haja overdose, o que pode afetar adversamente as abelhas. Para um cálculo preciso, use uma seringa médica. O processo vai se arrastar com o tempo, você terá que encher o recipiente com mais frequência, mas é mais fácil calcular a dosagem de Bipin. Para uma rua, bastam 10 ml de solução.

Para grandes apiários, um dispositivo especial é usado - um canhão de fumaça. Bipin para canhão de fumaça é criado da mesma maneira, de acordo com as instruções. A emulsão é despejada no tanque e a polinização é iniciada. Em uma colmeia percorrer 2 - 3 porções, a alimentação é realizada através da parte inferior da colmeia - a entrada. Então as abelhas não são tocadas até a ventilação completa.

Efeitos colaterais, contra-indicações, restrições de uso

Existem várias regras, cuja violação leva a uma sobredosagem da substância ativa. Você não pode lidar com colmeias com uma força de menos de cinco ruas. Antes do procedimento, você deve se certificar de que as abelhas respondem adequadamente ao medicamento. Várias famílias de abelhas são selecionadas, tratadas com Bipin estritamente de acordo com as instruções de uso e observadas por 24 horas. Na ausência de consequências negativas, eles começam a processar todo o apiário.

Atenção! O mel coletado em colmeias processadas é consumido sem restrições. O amitraz não afeta o sabor e as propriedades úteis do produto.

Colmeias de cria não devem ser processadas. O período após e durante a consolidação do apicultor é escolhido. A temperatura ambiente deve estar acima de 0 oC, de preferência mais de 4 - 5 oC. Em valores baixos, as abelhas podem congelar.

Prazo de validade e condições de armazenamento

De acordo com as instruções de uso do Bipin para abelhas, é proibido armazenar ampolas abertas. A caixa de remédios é colocada em um local seco e escuro. Temperatura de armazenamento - de 5 oC a 25 oC. É inadmissível entrar na luz, luz solar. O prazo de validade é de três anos. Não pode ser usado após o tempo especificado.

Conclusão

A saúde das abelhas significa colher mel delicioso e saudável. A prevenção da varroatose não deve ser negligenciada. O ácaro é considerado a praga mais comum em apiários. O processamento atempado irá garantir a recolha ativa do produto, o correto desenvolvimento das famílias. As avaliações dos proprietários dos apiários são positivas, eles concordam com a necessidade de usar o Bipin para as abelhas estritamente de acordo com as instruções.

Testemunhos

Sergey Krasnosoltsev, 39 anos, Krasnodar
Recentemente, na apicultura. Já no primeiro ano começaram os problemas, por muito tempo não consegui entender o que estava acontecendo: a infecção simplesmente não era visível, as abelhas pareciam ficar inibidas. Um camarada "na loja" aconselhou Bipin fabricado por Api-San. Ajudou com instruções e processamento. Acabou sendo simples e compreensível. O principal é realizar o procedimento na hora certa. Para a próxima temporada, tudo voltou ao normal. Agora eu uso todos os anos. O mel é igual, mas nada incomoda as abelhas.

Olga Starodubtseva, 57 anos, Sevastopol
Trabalho apícola com meu marido há 10 anos. Todos os anos tratamos as abelhas com Bipin. Você não pode viver sem ele. É impossível ver um carrapato, mas pode causar muitos danos aos insetos. Gosto do facto de a solução ser fácil de preparar e simples de pulverizar. Estamos planejando comprar um canhão para processamento para facilitar o crescimento do apiário. Usamos medicamentos de diferentes empresas (ucraniana, russa): eles não viram nenhuma diferença. No futuro, continuaremos a prevenção, sem ela - nada.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção