Apiroi: instruções de uso para abelhas

Todo apicultor sabe - para a reprodução de colônias de abelhas, é necessário atrair as abelhas e pegar um enxame quando enxamear. Então você pode criar uma nova família. Você precisa de uma isca para atrair o enxame. É considerado um método eficaz o uso da isca Unira para enxames de abelhas. É importante saber como usar adequadamente este método para atrair enxames.

Quais são os métodos de atrair e capturar enxames

Apicultores experientes conhecem vários dos métodos mais populares para atrair enxames. A família começa a fervilhar quando várias rainhas aparecem. Em uma família, de acordo com as leis, deve haver uma rainha. Portanto, as rainhas recém-surgidas tiram parte do enxame e procuram um novo lar para si. Neste ponto, é importante capturar o enxame e identificá-lo na colmeia. Então o apicultor receberá mais mel e mais colmeias no local.

É importante captar o momento do início de um processo importante, uma vez que o enxame permanece próximo à colmeia nativa por um período muito curto. Então ele pode deixar o local, e o apicultor perderá alguns de seus insetos.

Apicultores experientes usam os seguintes métodos para atrair enxames:

  • mudas e bolsos para pesca;
  • preparações especiais;
  • armadilhas.

O que exatamente dá o melhor resultado na atração de enxames, cada apicultor identifica por si mesmo de forma independente.

Enxerto para abelhas

O enxerto é usado há muito tempo. Este método foi inventado pelos primeiros apicultores na antiguidade. Para pegar os enxames, eles usaram uma vara na qual um crânio de cavalo estava preso.

Agora, como rebento para atrair enxames, são utilizados produtos de arame em forma de cone, que são revestidos com própolis. Também adequado para fixação em postes e pranchas simples. Neste caso, é importante que a base aguente um peso de 3 kg. Isso é o quanto o enxame original pode pesar.

Importante! Você também pode pendurar uma caixa de madeira simples. Mas em qualquer caso, a isca é necessária. Pode ser própolis, erva-cidreira, além de preparações especiais.

Se o rebento não for organizado, o apicultor às vezes terá que subir em lugares muito inconvenientes e altos.

É importante definir o herdeiro corretamente para atrair enxames. A altura ideal é considerada uma distância de 4-6 m, mas é possível diminuir. A procura de um local para uma colmeia é realizada por batedores que não levarão uma colônia de abelhas a uma área próxima a terra úmida ou quente sob o sol. As abelhas operárias comuns atuam como batedores. Eles inspecionam principalmente os locais onde costumavam procurar pólen e néctar. Portanto, uma clareira ou árvores no jardim, onde sempre há muitas abelhas coletando néctar, torna-se o melhor local para colocar a muda. Pastagens, florestas de coníferas, terras aráveis ​​cultivadas pelo homem são lugares ruins, aí o enxerto com isca não dá certo.

Se o rebento já estava localizado no local em anos anteriores, você precisa prestar atenção à sua eficácia. Se antes era possível pegar um enxame aqui, então o local foi bem escolhido e deve ser usado no futuro. A eficiência da atração do enxame não diminuirá. Os batedores não coletam pólen, portanto, se aparecerem abelhas coletando néctar, o enxame cria raízes.

Atenção! Ao reunir um enxame no escuro, os especialistas recomendam o uso de uma lanterna vermelha, já que as abelhas não veem a luz vermelha.

Enxerto faça você mesmo para abelhas

Não é difícil preparar um rebento com as próprias mãos. Para fazer uma isca para enxames com as próprias mãos, você precisa de uma prancha de 40 cm de comprimento e 20 cm de largura e uma barra de 35 centímetros.

A viga deve ser coberta com uma tela velha removida da colmeia. Lubrifique o fundo do tabuleiro com uma solução alcoólica de própolis. Com o tempo, o álcool evapora, mas o cheiro de própolis permanece. Isso atrairá o enxame de abelhas.

No verso da prancha é fixado um suporte, para o qual toda a estrutura é suspensa por um poste ou árvore a uma altura de até 3 m.

Armadilhas

Qualquer apicultor pode fazer uma armadilha com as próprias mãos. É uma caixa simples com um orifício que se fecha. Nesse caso, as abelhas tolerarão perfeitamente o movimento. Para facilitar o transporte das abelhas para as colmeias, recomenda-se colocar favos e armações com alicerce no interior da armadilha.

Você pode fazer uma armadilha semelhante para atrair enxames do bloco antigo, libertando-o do núcleo.

Importante! A armadilha para abelhas deve estar localizada a 100-800 m do apiário.

Se muitas abelhas estão circulando perto da armadilha ou rebento, elas voam para fora e voam para dentro do buraco - o enxame é capturado. Recomenda-se pegar a presa quando todas as abelhas voltam do campo. Isso é antes do pôr do sol.

Você não precisa usar iscas especiais para armadilhas. Basta colocar molduras em favos de mel e uma velha tela de colmeia. Para atrair enxames, a tela deve estar impregnada de própolis. O resultado é uma isca natural para colônias de abelhas em enxame. O cheiro da colmeia nativa deve atraí-los de forma tão eficaz quanto a isca. Mas apicultores experientes aconselham a adição de iscas especializadas para que o resultado seja 100%.

Isca de abelha

Agora, para atrair enxames, medicamentos veterinários específicos são aplicados aos descendentes. Sua ação é baseada em instintos básicos de abelha.

Na maioria das vezes, essas iscas são baseadas em feromônios. Esses são componentes dissolvidos das glândulas, como citral e geranil. Além das substâncias principais, outras adicionais são utilizadas:

  • ácido gerânico;
  • ácido nerólico;
  • hexano estabilizador.

Existem também soluções aprimoradas com a adição de ácido 9 ODK.

A eficácia dos medicamentos depende principalmente da taxa de evaporação dos feromônios. Para o uso de iscas, as armadilhas acima são adequadas. É importante que a armadilha seja à prova de umidade e verde. Quadros com fundação e secura são instalados dentro da armadilha.

O apicultor deve saber colocar as armadilhas corretamente, e esse conhecimento só vem com a experiência. Somente com uma combinação hábil de armadilhas e iscas é possível capturar o número máximo de enxames de abelhas.

Entre as iscas, há aquelas que há muito tempo ganharam popularidade entre os apicultores e são consideradas as mais eficazes.

Apiroy

Medicamentos veterinários destinados à captura de enxames durante o período de enxameação de abelhas em um apiário. Externamente, é um gel branco. A composição contém análogos sintéticos de feromônios de abelha. Não há contra-indicações e efeitos colaterais.

Componentes da preparação Apira para abelhas:

  • geranil;
  • citral;
  • ácido gerânico;
  • ácido nerólico;
  • 9-UEC;
  • estabilizador Phenosan-43;
  • ésteres metílicos do ácido fenilacético;
  • ésteres fenilicos de ácido fenilpropanóico.

Testes de campo confirmaram que a atração da droga por enxame é 50% maior do que a de muitos outros análogos. A droga atua nas abelhas e as atrai para o herdeiro.

Aplique o medicamento da seguinte maneira: 1 g de gel é aplicado no rebento ao longo de toda a circunferência. A camada deve ser atualizada diariamente.

Ao usar Apiroya em armadilhas, você precisa colocar 2 colheres de chá de gel lá. É necessário inspecionar as armadilhas a cada dois dias.

O mel coletado pelas abelhas processadas pode ser usado como alimento sem restrições. De acordo com as instruções, você pode abrir o frasco de gel apenas imediatamente antes da aplicação.

Armazene o medicamento em local seco e escuro com temperatura não superior a + 25 ° C.

Uniroi

Outra droga popular usada para atrair enxames e separar rainhas para as colônias de abelhas. O gel branco contém atrativos sintéticos, bem como fragrâncias naturais ecológicas.

Ao replantar uma rainha em uma colônia de abelhas, é necessário tratar seu abdômen com uma gota de mel e Unira. Após o processamento, o útero deve ser plantado no meio da estrutura de nidificação.

Se o Uniroi for usado para atrair enxames, ele deve ser aplicado ao redor da circunferência do cavaleiro até uma largura de 8 mm. Bastante 1 g da droga. Ao usar armadilhas, uma aplicação interna de 10 g de cada vez é adequada.

Armazene o medicamento em local seco e escuro por dois anos a partir da data de fabricação.

Apimil

Este remédio para atrair enxames é preparado com base nos feromônios das abelhas. Funciona muito bem ao enxamear e ajuda a capturar um enxame e fixá-lo no apiário. Impede que o enxame vá para outra área.

Logo no início da enxameação, a preparação na quantidade de um terço de uma colher de chá é colocada sobre a muda. É necessário atualizar a isca todos os dias até que o processo de enxameação tenha passado.

Nas armadilhas, a isca também é aplicada por dentro. enxames... Para isso, bastam 10 g do medicamento.

Quando um enxame está envolvido, a droga pode ser reutilizada em 10 dias. Para evitar que o enxame voe para fora da colmeia, é necessário aplicar Apimil por dentro. Chega 1 g.

A isca é produzida em tubos plásticos. Um pacote contém 35 g.

Sanroy

Sanroy vem na forma de tiras de papelão impregnadas com uma substância específica. Esta substância é um atrativo. A isca de enxame tem um efeito atraente pronunciado sobre as abelhas.

É usado durante o período de enxameação das abelhas, desde o final de junho até o final do verão.

Nas paredes frontais das armadilhas, por meio de botões simples, basta colar 2 tiras Sanroy. Depois que o enxame é capturado, ele deve ser mantido em um quarto escuro e fresco por várias horas. E já antes do anoitecer, você precisa transplantar as abelhas em colmeias permanentes com quadros de favo de mel.

Atenção! Desembale as tiras imediatamente antes de usar.

Um pacote contém 10 tiras para atrair enxames.

Conclusão

Usar a isca Uniroi para enxames de abelhas é um método útil não só para iniciantes, mas também para apicultores experientes. Fazer armadilhas ou enxertar com as próprias mãos não é difícil, mas plantar abelhas é mais difícil. Para fazer isso, é importante escolher o local certo para que o rebento não fique muito baixo ou muito alto em relação ao solo. Preparações especiais baseadas em feromônios ajudarão a atrair as abelhas e capturar um enxame.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção