Akarasan: tiras de varroatose e acarapidose

Akarasan refere-se a um inseticida especializado e altamente eficaz que visa matar carrapatos chamados acaricidas. Sua ação tem estreita especialização e permite destruir ácaros Varroa (Varroajacobsoni), assim como Acarapiswoodi, parasitando abelhas domésticas. O artigo fornece instruções para o uso do Akarasana para as abelhas, especifica as características de uso da droga.

Aplicação do medicamento na apicultura

Akarasan foi criado para uso na apicultura doméstica e industrial para a prevenção das seguintes doenças em colônias de abelhas:

  • acarapidose;
  • varroatose.
Importante! Há cerca de 150 anos, a varroatose causada por carrapatos era uma doença principalmente das abelhas indianas, mas hoje sua área de distribuição se expandiu significativamente. Desde a década de 80 do século passado, acredita-se que todas as abelhas na Eurásia estão infectadas com varroatose por padrão.

Composição, forma de liberação

A dose de Akarasana contém dois componentes:

  • fluvalinato - 20 mg;
  • nitrato de potássio - 20 mg.

Akarasan é um agente fumigativo. Ou seja, a fumaça dos produtos da combustão da droga tem propriedades curativas. Para facilidade de uso, o Akarasan é produzido na forma de tiras de papelão medindo 10 cm por 2 cm e com espessura de 1 mm.

As tiras são dobradas em 10 peças em embalagens de folha hermeticamente fechadas com paredes de três camadas.

Propriedades farmacológicas

O ingrediente ativo do Akarasana - fluvalinato, que é um derivado do racemato, é um poderoso agente contra os pequenos carrapatos. Provou ser eficaz contra ácaros varroa e acarpis. O efeito acaricida do fluvalinato se manifesta melhor na forma de suspensão no ar ou na forma de vapores.

Ao usar a droga, a base das tiras pega fogo, começa a arder, o que leva à evaporação do fluvalinato e ao seu contato do ar com os ácaros das abelhas da colmeia. Basta que uma abelha permaneça em uma colmeia cheia de vapores de fluvalinato por cerca de 20-30 minutos para que os carrapatos recebam uma dose letal da droga.

Instruções para o uso de tiras Akarasan

As tiras da preparação são fixadas em armações de nidificação vazias e incendiadas, após o que são imediatamente extintas, e as armações com placas fumegantes são instaladas na colmeia.

Importante! Antes de instalar a estrutura com listras, 2-3 baforadas de fumaça do fumante devem ser introduzidas na colmeia.

As colmeias são fechadas e abertas após uma hora, retirando as tiras queimadas. Se a tira de Akarasana não tiver queimado completamente, o tratamento é repetido após uma hora. Nesse caso, use a tira inteira ou metade dela.

Dosagem, regras de aplicação

De acordo com as instruções, a dosagem de Akarasana é de uma tira para 9 ou 10 molduras em favo de mel.

É necessário aplicar o medicamento de forma que a maioria das abelhas fique na colméia. Além disso, as abelhas devem ter água na colmeia durante o processamento.

Quando as abelhas são afetadas pela acarapidose, o tratamento é feito 6 vezes por temporada com intervalo de uma semana. A luta contra a varroatose envolve dois tratamentos na primavera e dois no outono, um após o outro uma semana depois.

Contra-indicações e restrições de uso

Quando a dosagem é observada, nenhum efeito colateral é observado.

No entanto, existem restrições ao uso de Akarasana, dependendo de várias circunstâncias:

  1. O processamento com Akarasan deve ser feito apenas em uma temperatura do ar acima de + 10 ° C.
  2. O tratamento da colônia de abelhas deve ser realizado no início da manhã ou tarde da noite.
  3. O procedimento não deve ser aplicado antes de 5 dias antes da coleta do mel.
  4. É proibido lidar com pequenas famílias e pequenas colmeias (se o número de "ruas" na colmeia for inferior a três).

Akarasan pertence à quarta classe de substâncias perigosas. Para o corpo humano, não é tóxico e não representa perigo.

Prazo de validade e condições de armazenamento

As tiras de Akarasan são armazenadas em local fresco e escuro com temperatura de + 5 ° C a + 20 ° C. O prazo de validade nessas condições é de 24 meses.

Conclusão

As instruções para o uso de Akarasana para abelhas são bastante simples e a eficácia desse medicamento em carrapatos é alta. Se você seguir o cronograma de processamento correto, você pode garantir a proteção do seu apiário contra a invasão de carrapatos parasitas.

Testemunhos

Abaixo estão os comentários sobre o uso de tiras Akarasan.

Skripchenko Vitaly Fedotovich, 40 anos, Volgodonsk
Eu uso o medicamento Akarasan de acordo com as instruções. Em minha opinião, a eficácia das placas brilhantes é superior às drogas de contato colocadas entre as armações em favo de mel. Em média, temos surtos de acarapidose a cada dois anos, então esse medicamento é apenas uma salvação. Após os dois primeiros tratamentos, as abelhas se sentem muito melhor, o que é perceptível até visualmente. Eu recomendo este remédio a todos, pois tem a máxima eficácia contra carrapatos.
Alenskaya Larisa Mikhailovna, 38 anos, Penza
Há bastante tempo que nos dedicamos à apicultura e este passatempo tornou-se praticamente numa empresa familiar. Como qualquer negócio relacionado a seres vivos, a apicultura exige que se cuide de seus "pupilos". Os ácaros podem ser um problema muito sério para as abelhas. Tivemos casos em que famílias inteiras praticamente morreram devido a esses parasitas. Portanto, drogas como o Akarasana foram uma verdadeira salvação para nós. A alta eficiência do Akarasana foi testada por nós mais de uma vez. Em alguns casos, na varroatose, bastava um tratamento por estação para que o carrapato não nos incomodasse mais.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção